metropoles.com

Justiça de Goiás suspende validade de concursos em razão da crise

Liminar foi concedida para garantir que aprovados possam ser nomeados após Regime de Recuperação Fiscal

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
palácio das esmeraldas goiânia goiás
1 de 1 palácio das esmeraldas goiânia goiás - Foto: Divulgação

A 2ª Vara de Fazenda Pública de Goiás suspendeu liminarmente, na noite dessa segunda-feira (21/10/2019), a validade de todos os concursos do estado. A medida foi tomada acatando o pedido do advogado Otávio Alves, que pretende garantir o direito dos aprovados à nomeação, tendo em vista que está em vigor o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) até junho de 2020.

O governador Ronaldo Caiado (DEM-GO) acordou oficialmente, com os demais Poderes e o Ministério Público, o não aumento de gastos até meados do ano que vem. Isso inclui a nomeação de servidores que possa impactar o orçamento. Entretanto, não impede a realização de novos concursos ou a continuidade dos atuais.

Diante da crise econômica, o juiz Gustavo Dalul França concedeu a liminar, porém a ação ainda precisa ser avaliada quanto ao mérito. Um dos objetivos é evitar que, com a perda do prazo de aproveitamento dos aprovados, seja necessário realizar novas seleções, provocando mais custos à administração pública e aos candidatos.

Cerca de 500 pessoas seriam afetadas no momento se não houvesse a suspensão. A Procuradoria-Geral do Estado de Goiás aguarda o recebimento oficial da intimação para se posicionar.

Proposta parlamentar

Pela via legislativa, o deputado estadual Karlos Cabral (PDT) também defende que os prazos sejam paralisados. No Projeto de Lei n° 4.002/2019, ele sugere que a determinação retroceda à data de 21 de janeiro, quando foi determinada a calamidade econômica no estado.

A proposta foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa de Goiás, no fim de agosto, e aguarda tramitação em outros colegiados e votação em dois turnos no plenário.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?