*
 
 

Nasce hoje no site Metrópoles uma coluna dedicada a discutir sobre a saúde com outros olhos. Com a visão de quem vive a saúde com coragem, com paixão e com muita luta. Olhos de quem escolheu ser da Saúde e ajudar a salvar vidas.

Dentre todas as mazelas sofridas, uma se destaca e será tema de várias abordagens do Sem Saúde: o enfrentamento ao câncer. Doença que tem avançado cada dia mais e não tem tido tratamento no Distrito Federal. Homens, mulheres, idosos e crianças são números nas filas por um exame, quimioterapia, radioterapia, cirurgia. De quem é a culpa por tanta demora? Segundo o secretário de Saúde do Distrito Federal, Humberto Fonseca, é culpa da burocracia das licitações para compra de medicamentos, insumos e equipamentos. Mas, nós vamos mostrar que os culpados são os gestores que precarizam a saúde de forma proposital para entregá-la aos empresários que lucram com a doença e a morte. O SUS agoniza e o Estado e a Justiça se mantêm inertes e silentes, quais cúmplices nesse cenário de horror.

A licitação e a burocracia sempre existiram nos governos. A demora é velha conhecida de todos. Mas a incompetência em administrar e planejar uma rede pública de saúde é característica de alguns."

Esses alguns que se apresentaram como “políticos”, “médicos”, “especialistas”, “gestores”. Eles têm a função de reerguer sistemas, de planejar, organizar, traçar os melhores rumos de uma boa gestão. No entanto, servidores e população continuam à espera de uma gestão eficiente, honesta e de resultados.

E é na cobrança dessa gestão que a coluna Sem Saúde está. Idealizado pelo Sindicato dos Servidores da Saúde do DF, este espaço vai além da defesa da categoria e se coloca em defesa da VIDA. Vida essa que tem sido resumida a números. Enquanto os gestores são multados em pequenos valores por má prestação de serviços, os pacientes morrem à espera do atendimento. Quanto valem essas vidas?

A coluna Sem Saúde vai mostrar, do lado de dentro dos centros de saúde e hospitais, a triste realidade do serviço público de saúde prestado na capital do Brasil. O fechamento de serviços, como o da pediatria do Hospital do Gama, escancara o desprezo pela saúde das crianças. Os futuros cidadãos do Gama estão condenados a perecer por falta de assistência.

Esse espaço será um aliado da cobertura de saúde que já é feita pela equipe do site. Você terá aqui denúncias e apurações exclusivas com um novo olhar."

O atual governo de Rodrigo Rollemberg sufocou a Saúde e todos os outros serviços básicos necessários para a população e agora assiste, de camarote, um Distrito Federal agonizando.

A coluna Sem Saúde é um espaço para dissecarmos essa situação, de forma cirúrgica. Sem eufemismos! Contamos com sua leitura e participação aqui no Portal Metrópoles.

Contato

E-mail: contato@sindsaude.org.br
WhatsApp: (61) 99653-6237



Rodrigo RollembergSaúde
 


COMENTE

Ler mais do blog