*
 
 

É comum a sensação de que o primeiro dia do mês é quase uma segunda-feira. O timing é ideal para começar coisas novas.

Hoje vou falar de uma plataforma que nunca citei por aqui, o podcast. Comecei a acompanhar alguns programas de áudio com regularidade há exatamente um mês. Nesse período, tenho escutado os conteúdos no trânsito, trabalho, enquanto faço a faxina da casa ou lavo a louça.

Tipo de mídia recente e democrático, o podcast é um áudio. Seu diferencial? É facilmente produzido e distribuído, permitindo que muitas pessoas se tornem emissores e receptores.

O compartilhamento de arquivos em áudio não é novidade, mas antigamente envolvia todo um rolé de upload e download, e a galera não curtia o perrengue. Em 2004, o podcast como conhecemos hoje foi criado. Foi a ferramenta feed RSS que tornou a mídia possível. Um marco na massificação da plataforma foi quando o iTunes, software da Apple, ofereceu suporte para arquivos nesse formato.

Encarado pelos especialistas como o novo blog, o podcast está no centro de um movimento que engloba a popularização de dispositivos de voz como Alexa e Siri. A ordem do momento é: leia menos, mas continue absorvendo e compartilhando informação. Escute.

Marcas que lançaram projetos de marketing para programas de áudio são visionárias, pois:

1 – Anúncios dentro de podcasts são uma ótima alternativa a anúncios de televisão, Instagram e Facebook;
2 – O espectador de podcast fica envolvido com o áudio por um longo tempo e tem mais chances de internalizar a informação divulgada no anúncio;
3 – Espectadores desse tipo de mídia são um nicho com alto poder aquisitivo;
4 – Esse modelo de comunicação ainda tem um grande campo para crescer. Marcas como GE, eBay, Tinder e até Spotify já estão por lá.

Gostaram da introdução? Convenci vocês a ouvir podcasts? Então, vamos ao desafio: que tal começar a escutar dois programas por semana e pegar gosto pelo negócio? Vai aqui uma lista de 10 podcasts sobre assuntos variados, para iniciar este mês bem-informado.

1 – Entrepreneurship is not as glamorous as it looks, Gary Vee
Nossa! Amo o Gary! Acompanho seus vlogs e rotina de trabalho no YouTube. É pioneiro no podcast, e todos os episódios são voltados para marketing e empreendedorismo.

2 – Como começar um negócio sem dinheiro, Braincast
Profissionais discutem o mundo do empreendedorismo, a realidade dura e complexa de quem quer investir em um negócio próprio. Há muito compartilhamento de ideias.

3 – Inside Chip Bergh’s Levi’s Turnaround, Business of Fashion
Entrevista com o responsável pela reviravolta da marca de jeans. Uma conversa repleta de grandes cases e aprendizados.

4 – Quem quer privacidade? Mamilos
Uma ótima discussão sobre o que é feito com os dados disponibilizados na internet. Assunto atual, sério e que afeta todos nós.

5 – Sucesso na internet feat Bia Granja, O Mapa da Mina
Bate-papo com Bia Granja, fundadora da plataforma Youpix, sobre a carreira na internet e dicas para quem quer começar uma. Sou fã do trabalho da Bia. Recomendo!

6 – Muito além do marketing, NerdCast
Este é um dos canais mais escutados do Brasil, e indico navegar no app Podcast. Este episódio analisa grandes campanhas de marketing e o próprio papel da comunicação.

7 – Ask better questions, Harvard Business Review
Sugiro todo o canal do HBR. Neste episódio, uma professora da Business School de Harvard discute o poder de fazer as perguntas certas e como podemos nos tornar mais bem relacionados e sucedidos com essa prática.

8 – Machine Learning, SciCast
Alô, nerds! Amamos um conteúdo de ciência, e este fala sobre o assunto do momento: inteligência artificial. Entenda como funciona o aprendizado das máquinas e o modo como ela afeta a nossa realidade.



podcasts
 


COMENTE

Ler mais do blog