*
 
 

Dúvidas sobre sexo? Temos. E qual é o melhor lugar para procurar respostas satisfatórias e confiáveis? Em muitos casos, em um consultório médico.

Algumas questões podem surgir e, sem saber como resolver, podem arruinar momentos de prazer por pura falta de informação. Segundo o ginecologista e obstetra Élvio Florestia, uma das principais dúvidas em relação à sexualidade feminina é sobre libido e vontade de fazer sexo.

O assunto é um dos maiores tabus entre as mulheres. Muitas fazem sexo por obrigação, sem vontade, e isso pode causar ainda mais repúdio ao ato. Existem algumas hipóteses para isso acontecer, como medo, traumas, insegurança e doenças, como a depressão. Então, deve-se fazer uma autoanálise para saber os motivos da perda da libido e usar de artifícios para reacender a vontade.

Fatores hormonais também podem ser responsáveis. Os anticoncepcionais podem estar ligados ao fato, pois o estrogênio, combinado com a progesterona (componentes presentes na maioria das pílulas, injeções, adesivos e anéis intravaginais) inibem a produção hormonal ovariana, e, com isso, a produção dos hormônios androgênios (masculinos) fica mais baixa, diminuindo a libido.

Outro caso é quando a mulher tem filho e está no período da amamentação. O corpo produz a prolactina (hormônio responsável pela produção de leite), diminuindo o apetite sexual. O fator emocional ainda é o mais importante, ou seja, o bom relacionamento do casal, tranquilidade, sedução, namoros com muitas preliminares, são elementos importantes para aumentar a vontade de fazer sexo.



 


sexosexualidade feminina