metropoles.com

Sobrecarregado por Covid-19, Samu pede socorro de 20 ambulâncias ao CBMDF

Pedido foi feito pelo diretor do órgão à Secretaria de Saúde: aumento de casos fez demandas atingirem “níveis nunca antes vistos no DF”

atualizado

Compartilhar notícia

FELIPE MENEZES/METRÓPOLES
Ambulância do Samu em frente ao Hospital de Base
1 de 1 Ambulância do Samu em frente ao Hospital de Base - Foto: FELIPE MENEZES/METRÓPOLES

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) solicitou à Secretaria de Saúde do Distrito Federal o suporte de mais 20 ambulâncias completamente equipadas, com profissionais capacitados. Os veículos servirão para transportar pacientes infectados pela Covid-19 e que estão em estado considerado grave. O apelo será levado ao Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) para a cessão das viaturas.

Documento obtido pela coluna revela que o Samu está trabalhando com sobrecarga de atividades e a atual estrutura não tem conseguido acompanhar a demanda ocasionada pelos crescentes casos do novo coronavírus no Distrito Federal.

“Estamos no momento de pico da pandemia do Sars-Cov-2, segundo relatório de Emergência de Saúde Pública Covid-19 no âmbito do Distrito Federal. Vem sendo registrado um crescimento continuo no número de pessoas infectadas, tomando como base os casos confirmados, assim como os casos graves e óbitos diariamente notificados à Secretaria de Saúde”, registra o diretor da unidade, Alexandre Garcia.

Segundo ele, “o aumento na velocidade de crescimento desses casos nas últimas semanas fez com que as demandas para o Samu-DF atingissem níveis nunca antes vistos no Distrito Federal. Enfatizo que todos os entes do Estado estão envidando esforços para atendimento aos pacientes em todos os níveis, especialmente os que requerem leitos de UTI, o que é uma condição essencial para manter a letalidade em níveis baixos.”

Carros e equipes

O pedido reitera que, além dos veículos, a unidade seja também reforçada com condutores, médicos e enfermeiros “para auxiliar o transporte de pacientes críticos da Secretaria de Saúde do DF”. Até essa quarta-feira (8/7), o Distrito Federal havia registrado 64.314 infecções pelo novo coronavírus e 733 óbitos causados pela doença.

 

0

 

Outro lado

A reportagem procurou o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal para abordar o pedido formulado pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência. À coluna, a corporação informou que “salvar vidas é missão institucional”.

“Nesse sentido, informamos que nossos recursos físicos e humanos estarão sempre à disposição para executar tal missão. Caso seja necessário dar apoio ao Samu, o CBMDF se coloca à disposição”, registrou a corporação em nota.

Já a Secretaria de Saúde não se pronunciou sobre o caso. O espaço permanece aberto para manifestações futuras.

Compartilhar notícia