metropoles.com

Reguffe alfineta Câmara após aprovação do PL de abuso de autoridade

Senador do DF ironizou a velocidade dos deputados federais em analisar a polêmica medida e a lentidão sobre o fim do foro privilegiado

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
julgamento impeachment
1 de 1 julgamento impeachment - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O senador José Antônio Reguffe (sem partido-DF) recorreu ao Twitter para criticar a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do texto-base do Projeto de Lei nº 7596/17, do Senado Federal, que define os crimes de abuso de autoridade cometidos por servidores públicos e membros dos três Poderes da República, do Ministério Público, dos tribunais e conselhos de contas e das Forças Armadas. Em publicação na sua conta pessoal na plataforma, nesta quinta-feira (15/08/2019), o congressista ironizou a rapidez da Casa ao chancelar a medida e a demora para analisar outras proposições.

“A Câmara [dos Deputados] vota correndo esse projeto de ‘abuso de autoridade’, que votei contra aqui no Senado. E esquece nas gavetas a PEC [proposta de emenda à Constituição] do fim do foro privilegiado, que aprovamos aqui no Senado ainda na legislatura passada. Isso é que é ‘compromisso’ com o país”, alfinetou.

De acordo com a proposta aprovada, os crimes de abuso de autoridade serão configurados quando as condutas tiverem finalidade específica de prejudicar outra pessoa ou beneficiar a si mesmo ou a terceiros, ou ainda “por mero capricho ou satisfação pessoal”. Como consequências da condenação, estão: a indenização; a inabilitação para o exercício de cargo, mandato ou função pública, por 1 a 5 anos; ou a perda do cargo, do mandato ou da função pública.

Quem cometer abuso de autoridade poderá ainda prestar serviços à comunidade ou a entidades públicas e terá o exercício do cargo, da função ou do mandato suspenso pelo prazo de 1 a 6 meses, com a perda dos vencimentos e das vantagens.

Como a proposta já foi aprovada pelo Senado, seguirá agora para sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL).

Veja a publicação:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?