*
 
 

No primeiro ranking sobre atuação parlamentar realizado e divulgado pelo Laboratório de Estudos Político-Sociais (Labep), apenas dois dos oito deputados federais da bancada do Distrito Federal tiveram avaliação considerada positiva. Erika Kokay (PT) somou 22 pontos e Izalci Lucas (PSDB), 4. Entre os 513 parlamentares, Kokay ocupa a 10ª posição.

Criada por pesquisadores e analistas do dia a dia no Legislativo, a ferramenta auxilia na avaliação do desempenho dos políticos no Congresso Nacional. É um instrumento capaz de mensurar a atuação dos parlamentares federais seguindo metodologia específica. Para o levantamento, foram analisados atuação e engajamento de deputados quanto a questões relacionadas ao trabalho, previdência social, pré-sal e gastos públicos, assuntos recentemente abordados no Parlamento federal.

“Identificamos a posição da sociedade diante dos principais temas: favorável, contrária ou neutra. Com isso, conseguimos avaliar o desempenho de um parlamentar. Atribuímos valor positivo a seus pontos, se houver atuado em consonância com a sociedade, ou negativo, se houver atuado contrariamente”, explica o texto da pesquisa.

Os deputados Laerte Bessa (PR), Alberto Fraga (DEM) e Rogério Rosso (PSD), seguindo a metodologia dos pesquisadores, ocuparam pontuação negativa. Rôney Nemer (PP), Augusto Carvalho (SD) e Vitor Paulo (PRB) não pontuaram nessa metodologia.

Veja o resultado dos representantes do DF na Câmara dos Deputados:

 

Reprodução

 


Erika KokayrankingIzalci LucasLabep