metropoles.com

PDT busca partidos para reforçar pré-candidatura de Peniel ao GDF

A sigla tenta atrair legendas como PCdoB, PPL e Rede após optar por postulante próprio ao Palácio do Buriti

atualizado

Compartilhar notícia

Valter Campanato/ABr
peniel
1 de 1 peniel - Foto: Valter Campanato/ABr

Após lançar a pré-candidatura do ex-deputado distrital Peniel Pacheco ao Governo do Distrito Federal (GDF) no sábado (7/7), o PDT-DF tenta estruturar uma chapa competitiva. O partido tenta atrair siglas como PCdoB, PPL e Rede para seu projeto eleitoral.

A Executiva regional encontrou-se com o presidente do PCdoB-DF, Augusto Madeira, e com representantes do PPL. O secretário de organização do PPL-DF, Marco Antônio Campanella, mostra-se animado com a possível coligação. “Houve uma primeira conversa com o próprio João Vicente [presidente regional da sigla e presidenciável] e as coisas estão caminhando bem. Estamos otimistas“, afirmou Campanella. 

Augusto Madeira, por outro lado, diz ser necessária uma sustentação, por meio de mais aliados, para a pré-candidatura de Peniel tornar-se uma alternativa política atraente. “Estamos considerando essa possibilidade. É um fato novo, vamos analisá-lo”, afirmou. Há alguns meses, PPL, PCdoB, Rede e PDT estavam alinhados. Os partidos separaram-se após a empreitada dos pedetistas rumo ao grupo do ex-secretário de Saúde do DF Jofran Frejat (PR), que findou sem acordo.

Na terça-feira (10/7), o PDT visitou o presidente do PSD-DF, Rogério Rosso, que afirmou estar comprometido. A sigla ainda tenta angariar o PPS, sigla do senador Cristovam Buarque. O impasse é que PPS e PSD estão na terceira via, grupo de seis partidos responsáveis pela sustentação, por hora, da pré-candidatura do deputado federal Izalci Lucas (PSDB) ao Palácio do Buriti.

O objetivo do PDT é convencer os partidos a se identificar com uma proposta para construir um programa para a cidade com o caráter inovador, de acordo com Peniel Pacheco (foto em destaque). O “buritizável” garantiu: as articulações locais serão levadas em conta pela direção nacional da sigla em caso de união entre o PSB, do governador Rodrigo Rollemberg, e o PDT em torno da campanha do presidenciável do partido, Ciro Gomes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?