Parque da Cidade vai ganhar busto em homenagem a Mahatma Gandhi

Estátua é um presente da Índia a Brasília em homenagem aos 150 anos do nascimento do pacifista, considerado um dos maiores líderes mundiais

atualizado 05/11/2019 20:12

Reprodução / Youtube

Os 150 anos do nascimento de Mahatma Gandhi serão comemorados em Brasília. A cidade vai ganhar um busto do líder indiano no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek. A homenagem nasceu da parceria entre a Secretaria de Turismo (Setur-DF) e a Embaixada da Índia, que ofertou a imagem do pacifista ao Governo do Distrito Federal (GDF). Outros países, como África do Sul, Inglaterra e Portugal, já receberam a mesma doação. Ainda não há data para inauguração da estátua.

O governo local custeará o valor de R$ 18.866,55, destinado exclusivamente para a construção da base da estátua. Ela precisará ter uma fundação e ser revestida em granito para suportar os cerca de 300 kg da peça. De acordo com a Setur, o valor ficou 28% inferior à média de mercado, que foi de R$ 26.211,66. Por ser um serviço específico, houve dispensa de licitação.

O espaço foi selecionado pela Embaixada da Índia após a realização de estudo técnico sobre quais locais teriam impacto turístico na cidade. A instalação do busto foi aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Secretaria de Esportes do Distrito Federal, responsável pelo parque. “Gandhi foi um líder que pregou a paz e que mostrou para o mundo inteiro a importância de fazermos o bem. Para nós, é uma honra participar dessa homenagem”, destacou Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do DF. O espaço ficará próximo à lagoa, com acesso pelo estacionamento 10.

Segundo o vice-chefe de missão da Embaixada da Índia, A. Koventhan, o busto reforçará a mensagem transmitida pelo líder indiano. “Para eternizar a mensagem de Gandhi e alcançar o máximo de brasileiros, o governo da Índia ofereceu um busto de Mahatma Gandhi e solicitou ao governo [GDF] que pudesse ser instalado em um local de destaque na capital”, disse.

Quem foi Gandhi

Mahatma Gandhi nasceu na Índia, em 1869, e é tido como um dos maiores líderes pacifistas do mundo. Principal personalidade da independência daquele país, ele ganhou destaque na luta contra os ingleses por meio de seu projeto de não violência. Além da independência da Índia, Gandhi também ficou conhecido por pensamentos e por sua filosofia.

O líder chegou a recorrer a jejuns, marchas e à desobediência civil, ou seja, estimulava o não pagamento dos impostos e o boicote aos produtos ingleses. Com o início da Segunda Guerra Mundial, Gandhi voltou a lutar pela retirada imediata dos britânicos do seu país.

Só em 1947 os ingleses reconheceram a independência da Índia, um ano antes da sua morte.

Veja o pregão: 

Reprodução / DODF

Últimas notícias