Os bastidores das notícias, e os principais personagens, que movimentam a política do Distrito Federal

No Entorno, deputado distrital pede votos para candidato por ser “bonitão”

No lançamento da candidatura do correligionário, Jorge Vianna também se comprometeu a destinar recursos do DF para Águas Lindas de Goiás

atualizado 18/09/2020 13:42

Reprodução / Instagram

Durante o lançamento da candidatura do médico Lucas Antonietti (Podemos) à Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, o deputado distrital Jorge Vianna, do mesmo partido, pediu votos para o correligionário por ele ser “bonitão”. Além disso, o integrante da Câmara Legislativa (CLDF) prometeu destinar emendas do Distrito Federal ao município do estado vizinho. Vianna esteve no ato político na noite de quarta-feira (16/9).

“Que legal que temos um prefeito que é um gestor, que é um profissional da área de saúde, que é um ser humano e pai de família e que, além de tudo, é bonitão. Isso é importante e as mulheres estão aí. Quem vai ser o fiel da sua campanha serão as mulheres”, afirmou.

Logo após, Vianna lembrou da prolongada obra do hospital municipal, que ainda não permite o funcionamento da unidade. “Nós vamos botar aquele hospital para funcionar. Nós não vamos mais ter que ir pra Brasília se humilhar por atendimento, não. Podem contar comigo, porque enquanto eu estiver no parlamento, eu vou brigar por vocês, porque vocês pagam os seus impostos e os seus impostos pagam os nossos salários de Brasília e nós não podemos fechar as portas para vocês”, iniciou.

Ainda durante a curta fala, o distrital disse que ajudará, caso o candidato seja eleito, a levar recursos para o município. “Eu não sou político, eu sou um trabalhador da saúde e estou tentando melhorar a vida dos moradores de Brasília. Você vai melhorar a vida aqui e eu vou estar lá te ajudando, mandando emendas para a Secretaria dos Municípios [sic], tudo o que você precisar eu estarei lá”, emendou durante o ato na cidade do Entorno do DF.

Veja o vídeo:

Caminho longo

A intenção do parlamentar até é válida, já que o município vizinho é um dos maiores do Entorno do Distrito Federal. Contudo, na prática, não é bem assim que funciona. Os impostos pagos pelos moradores de Águas Lindas ficam em Goiás.

Como deputado distrital eleito pelo Distrito Federal, Jorge Vianna não pode direcionar recursos do orçamento local diretamente para outros entes da Federação. Para isso, seria necessário um convênio, por exemplo, entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e o de Goiás.

Se firmado, qualquer deputado distrital pode direcionar recursos, mas para a Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno (Ride) como um todo e, a partir de então, articular para que a verba seja usada em benefício de alguma cidade específica. A prerrogativa de direcionamento de recursos é exclusiva do Poder Executivo.

 

 

 

Últimas notícias