metropoles.com

Mulher do presidente do Pros é destituída da Câmara Legislativa

Sindicância apurou que Ariele Coimbra, esposa de Eurípedes Júnior, ficou um mês sem aparecer no trabalho, durante março

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução / CLDF
CLDF-1
1 de 1 CLDF-1 - Foto: Reprodução / CLDF

A Câmara Legislativa (CLDF) decidiu, nessa sexta-feira (08/11/2019), converter em destituição do cargo a exoneração da ex-servidora Ariele de Oliveira Correa Coimbra, esposa do presidente nacional do Partido da Ordem Social (Pros), Eurípedes Júnior. Ela trabalhava na Casa e foi desligada no dia 17 de maio de 2019, mas o ato teve de ser reeditado. A ex-assessora era indicada para ocupar um cargo CL-07, o qual representa salário de R$ 7.245,55.

Assinada pelo presidente da CLDF, Rafael Prudente (MDB), a decisão foi tomada após resultado de uma sindicância interna do órgão para apurar denúncia de que ela receberia o salário sem trabalhar.

O afastamento por mais de 30 dias consecutivos da então comissionada ocorreu durante todo o mês de março deste ano. Embora tenha sido denunciada como uma suposta servidora fantasma, a investigação concluiu que houve “abandono de cargo público”.

O que diz a lei

De acordo com a legislação distrital, “a destituição do cargo em comissão é a sanção por infração disciplinar média ou grave, pela qual se impõe ao servidor sem vínculo efetivo com o Distrito Federal a perda do cargo em comissão por ele ocupado, podendo ser cominada com o impedimento de nova investidura em outro cargo efetivo ou em comissão”.

A depender da gravidade do caso, o servidor público pode ficar até 10 anos sem poder ocupar cargo público, mesmo que por concurso. No caso de Ariele, não haverá sanções específicas.

A defesa da ex-servidora foi procurada pela coluna, mas informou não ter sido notificada da decisão e que só vai se pronunciar quando tiver acesso à integra do processo.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?