Ministro do Esporte, Leandro Cruz é anunciado secretário da área no DF

Confirmação foi dada pela equipe do governo de transição de Ibaneis Rocha. Nome é ligado à nacional do MDB

Francisco Medeiros/MEFrancisco Medeiros/ME

atualizado 24/11/2018 19:10

O atual ministro do Esporte, Leandro Cruz Fróes da Silva, aceitou o convite para ser o secretário da pasta no DF, a partir de 1º de janeiro de 2019. A confirmação foi dada pela equipe de transição do governador eleito Ibaneis Rocha (MDB). Na sexta-feira (24/11), em conversa com o Metrópoles, o político chegou a dizer que não havia recebido convite oficial do correligionário. Neste sábado (25/11), contudo, por meio da assessoria, o emedebista confirmou que assumirá a pasta local.

“Nosso objetivo é incentivar o esporte de competição, facilitando a formação de grandes atletas. Também vamos incentivar o esporte de alto rendimento, com a formação de equipes competitivas no cenário nacional e internacional, além de buscar a democratização do esporte comunitário e para a formação dos jovens. O ministro é o nome ideal para levar esses projetos à frente”, declarou Ibaneis à reportagem.

Com a decisão, Cruz é o quinto integrante do governo de Michel Temer (MDB) a ser acolhido pela futura gestão local emedebista. Advogado de carreira e ligado ao partido de Ibaneis, o ministro foi, entre 2006 e 2008, secretário de Trânsito, Transportes e Serviços Públicos de Nova Iguaçu (RJ), na Baixada Fluminense, período em que coordenou o desenvolvimento e a implementação de políticas voltadas à mobilidade urbana.

Leandro Cruz foi ainda assessor especial em órgãos como a Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, além de ter sido assessor-chefe da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Ocupou ainda a assessoria do deputado federal Leonardo Picciani (MDB), ex-titular do ministério.

Em 2016, assumiu a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS), sendo responsável pela criação e desenvolvimento de novas políticas públicas no âmbito do desporto educacional e de participação, bem como pela continuidade de ações e programas já consolidados.

 

SOBRE OS AUTORES
Caio Barbieri

Cursou jornalismo no Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Passou pelas redações do Correio Braziliense, Agência Brasil, Rádio Nacional e foi editor-adjunto da Tribuna do Brasil. Ocupou a assessoria especial no Ministério da Transparência e foi secretário-adjunto de Comunicação do GDF. Chefiou o relacionamento com a imprensa na Casa Civil, Vice-Governadoria, Secretaria de Habitação e na Secretaria de Turismo do DF. Fez consultoria para vários partidos, entidades sindicais e políticos da Câmara Legislativa e do Congresso Nacional. Assina a coluna Janela Indiscreta do Metrópoles e cobre os bastidores do poder em Brasília.

Ana Luiza Vinhote

Formada em jornalismo desde 2017 pelo Centro Universitário Iesb, trabalhou como repórter de Cidades no Metro Jornal. Estagiou na redação do Correio Braziliense e na assessoria do Ministério das Comunicações e da Câmara dos Deputados.

Últimas notícias