metropoles.com

Ibaneis envia à CLDF projeto para reduzir alíquotas do IPVA 2020

Pela proposta, alíquota dos automóveis vai cair de 3,5% para 3%. Já as motocicletas terão índice reduzido de 2,5% para 2%

atualizado

Compartilhar notícia

Felipe Menezes/Metrópoles
Carros trafegando em pista e viaduto ao fundo
1 de 1 Carros trafegando em pista e viaduto ao fundo - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu enviar à Câmara Legislativa, nesta terça-feira (10/12/2019), projeto de lei para reduzir as alíquotas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2020.

Pela proposta, que precisa ser aprovada pelos deputados distritais, motocicletas, ciclomotores, motonetas, quadriciclos e triciclos terão a alíquota reduzida de 2,5% para 2%. Já automóveis, caminhonetes e utilitários, de 3,5% para 3%.

As alíquotas são aplicadas sobre os valores venais dos veículos, corrigidos pela tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a Tabela Fipe.

A redução atende promessa de campanha de Ibaneis. A ideia era que a medida entrasse em vigor já no IPVA deste ano, mas o emedebista não conseguiu que o então governador Rodrigo Rollemberg (PSB) propusesse a redução durante a mudança de gestão do Palácio do Buriti, no final de 2018.

Houve uma tentativa de que a redução fosse feita via emenda parlamentar, o que acabou não dando certo.

De acordo com a Secretaria de Economia, no Distrito Federal são tributados 1.268.241 veículos. A previsão inicial, com as alíquotas antigas, era de arrecadar R$ 1.166.577.496. O impacto das novas alíquotas nos cofres do GDF ainda não foi divulgado. O governo espera compensar a renúncia fiscal com a queda na inadimplência, que atualmente é alta.

A proposta deve ser votada nesta semana, última dos trabalhos legislativos antes de a CLDF entrar de férias.

Além do IPVA, os distritais precisam votar as regras para o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente a 2020.  O tributo terá atualização monetária de 3,28% sobre o que foi cobrado neste ano – o percentual segue a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) registrada no período de setembro de 2018 a agosto de 2019.

Pela estimativa da área econômica local, a arrecadação total prevista com IPTU será de R$ 937.643.327. O DF tem 919.352 imóveis tributáveis.

A previsão é que o IPTU e o IPVA sejam votados até quinta-feira (12/12/2019).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?