metropoles.com

GDF anuncia renovação de 258 ônibus e modelos adaptados para EPTG

De acordo com a Secretaria de Transportes, número corresponde a 35,43% do total de 728 veículos que devem ser renovados até o final de 2019

atualizado

Compartilhar notícia

Thyago Arruda / CLDF
Frota5
1 de 1 Frota5 - Foto: Thyago Arruda / CLDF

O Governo do Distrito Federal (GDF) começou a contabilizar, nesta semana, a renovação da frota dos ônibus responsáveis pelo transporte coletivo de passageiros. Até agora, segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), 258 veículos já foram entregues. O número corresponde a 35,43% do total de 728 coletivos que devem ser renovados até o final de 2019. Atualmente, seis empresas que prestam serviços de transporte no DF já renovaram parte da frota.

Não há custos para os cofres públicos, já que a aquisição dos novos veículos é de responsabilidade das cinco empresas vencedoras da licitação do transporte: Piracicabana, Pioneira, Marechal, Urbi e São José. Houve também o início da renovação da frota da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB). Em média, a depender do modelo, cada unidade custou R$ 400 mil.

A troca de veículos está prevista no contrato assinado entre o GDF e as prestadoras do serviço público. De acordo com o governo, os ônibus são novos, mais resistentes e com mais conforto para os passageiros.

Os veículos têm piso baixo central e acessibilidade. Nos novos modelos que devem operar na EPTG, há portas dos dois lados. Em algumas versões, os veículos contam com ar-condicionado, motor traseiro, USB nas poltronas e vidros escurecidos, para proteção de luz solar.

Segundo a Secretaria de Transporte, a idade atual da frota do Distrito Federal é de cerca de 5,5 anos, e os veículos começaram a ser renovados gradativamente. A regra prevê que haja a troca quando miniônibus e ônibus básicos completarem 7 anos. Para os modelos padrões e articulados, a idade pode chegar a até 10 anos de circulação.

Frota

Hoje, o DF tem 2.863 ônibus, que atendem 1,2 milhão de pessoas por dia. Somente de subsídios às empresas, são pagos R$ 300 milhões por ano. Os valores incluem, além da tarifa técnica, a gratuidade para pessoas com deficiência e estudantes.

Veja a quantidade de ônibus novos por empresa:

  • Piracicabana: 138 veículos
  • Pioneira: 85 veículos
  • Urbi: 26 veículos
  • Marechal: 1 veículo
  • São José: 0 veículos
  • TCB: 8 veículos

Total: 258 veículos

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?