Covid-19: médicos voluntários criam site para consultas gratuitas

Ideia é atender e monitorar pacientes com sintomas do novo coronavírus por meio da telemedicina gratuita para evitar ida aos hospitais

atualizado 08/04/2020 14:00

Mais de 300 médicos voluntários se uniram para oferecer consultas virtuais gratuitas a pacientes com sintomas ou já diagnosticados com o novo coronavírus. A ideia partiu do cardiologista Leandro Rubio e do oncologista Raphael Brandão, que decidiram criar a plataforma virtual Missão Covid, criada com o suporte de Cristiano Kanashiro, da consultoria de inovação digital GO.K.

Além de acompanhar os casos, com orientações para minimizar sintomas mais brandos, o projeto também auxilia os pacientes a saber o momento necessário para buscar as unidades de saúde para uma possível internação por Covid-19.

Para o público, o acesso ocorre após a conclusão de um simples cadastro na página. Aos médicos que tenham interesse em contribuir o site também disponibiliza um canal especial por meio deste link.

A orientação médica por telemedicina visa não sobrecarregar ainda mais o sistema de saúde pública e particular. Na última semana, o Conselho Federal de Medicina (CFM) encaminhou um ofício ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em que informou a decisão de reconhecer a possibilidade do uso da telemedicina no país, além do que já está estabelecido em resolução editada pelo CFM. A iniciativa vale em caráter excepcional e enquanto durar o combate à epidemia de Covid-19.

 

Gratuidade

“Estamos percebendo que nosso projeto está atendendo pessoas que estão em isolamento e com medo de ir ao hospital, o que aumenta ainda mais a importância da nossa missão e o desejo de realizar a melhor entrega para cada uma dessas pessoas”, argumenta Leandro Rubio, membro das sociedades Brasileira de Cardiologia e Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, com MBA em Gestão em Saúde pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Segundo Rubio, são nesses momentos de crise que a colaboração e a humanização fazem a diferença. “Nós queremos e vamos dar assistência, impactando de forma positiva e com a qualidade que a saúde do Brasil merece nesse momento tão importante”, completa.

Cristiano Kanashiro explicou ainda que eles estão adotando o projeto inovador para diminuir o impacto no sistema de saúde brasileiro. “Temos uma grande missão voluntária e humanitária de ajudar a população, por isso focamos todo o nosso time no desenvolvimento dessa plataforma nos últimos dias”, disse o CEO da empresa de inovação digital.

 

Últimas notícias