Constituintes do DF participam de sessão dos 30 anos da Carta Cidadã

Entre os representantes dos brasilienses em 1988, estavam a ex-governadora Maria de Lourdes Abadia e o ex-secretário de Saúde Jofran Frejat

Igo Estrela / MetrópolesIgo Estrela / Metrópoles

atualizado 06/11/2018 15:05

Alguns dos deputados federais que representaram o Distrito Federal na Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988) se reencontraram, na manhã desta terça-feira (6/11), na sessão que homenageou os 30 anos da promulgação da chamada Constituição Cidadã.

A ex-governadora Maria de Lourdes Abadia (PSB) e o ex-secretário de Saúde Jofran Frejat (PR) — ambos na foto em destaque — acompanharam do plenário a solenidade, que contou com a presença do presidente da República, Michel Temer (MDB), do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), e do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli. O ex-vice-governador Benedito Domingos (PP) também esteve na homenagem.

Ao total, 594 parlamentares participaram da legislatura que criou a Constituição Federal, entre senadores e deputados. Foram 559 titulares e 35 suplentes das duas Casas. Os trabalhos foram conduzidos pelo então presidente da Câmara dos Deputados, Ulysses Guimarães. Pelo DF, também participaram da Constituinte: Augusto Carvalho, Valmir Campelo, Sigmaringa Seixas, Francisco Carneiro, Geraldo Campos e Márcia Kubitschek.

SOBRE O AUTOR
Caio Barbieri

Cursou jornalismo no Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Passou pelas redações do Correio Braziliense, Agência Brasil, Rádio Nacional e foi editor-adjunto da Tribuna do Brasil. Ocupou a assessoria especial no Ministério da Transparência e foi secretário-adjunto de Comunicação do GDF. Chefiou o relacionamento com a imprensa na Casa Civil, Vice-Governadoria, Secretaria de Habitação e na Secretaria de Turismo do DF. Fez consultoria para vários partidos, entidades sindicais e políticos da Câmara Legislativa e do Congresso Nacional. Assina a coluna Janela Indiscreta do Metrópoles e cobre os bastidores do poder em Brasília.

Últimas notícias