Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Janela Indiscreta

Bancada do DF: Bia Kicis passa Julio Cesar em gastos durante a pandemia

Deputada federal usou R$ 24.492.12 durante o mês de abril, período em que o Congresso Nacional já havia decretado as sessões remotas

12/05/2020 21:05, atualizado 12/05/2020 21:41
Compartilhar notícia
Daniel Ferreira/Metrópoles
Bia Kicis é deputada federal

Uma das principais aliadas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a deputada federal Bia Kicis (sem partido) passou a liderar, nesta semana, o ranking dos parlamentares do Distrito Federal que mais gastam recursos da verba indenizatória concedidos pela Câmara dos Deputados.

A parlamentar pediu reembolso de R$ 24.492.12 para custear seu mandato parlamentar apenas no mês de abril, quando o Legislativo federal já havia determinado o teletrabalho e sessões remotas, por meio de videoconferência. Esse valor era menor, mas teve um acréscimo de mais R$ 2 mil para custear despesas com divulgação do próprio mandato.

Do montante, as maiores despesas da congressista foram com manutenção de escritório parlamentar, gasto que representou R$ 6.698,40 naquele mês.

Na sequência, a congressista destinou R$ 8 mil para publicidade (antes, havia declarado R$ 6 mil); R$ 5 mil para contratação de consultorias; R$ 4 mil para o aluguel de veículo; e R$ 793,72 com gasolina durante o mês da quarentena.

A deputada foi procurada pelo Metrópoles e, por meio da assessoria, afirmou que se contabilizado todo o ano de 2020, ela figura em terceiro lugar no uso do recurso público (veja nota abaixo).

gastos da verba indenizatória de Bia Kicis mês de abril
Gastos da verba indenizatória de Bia Kicis no mês de abril
Ranking

Até então, a lista era encabeçada pelo deputado federal Julio Cesar, mas uma recente atualização no portal de transparência da Casa alternou o ranqueamento e colocou a procuradora do DF aposentada no topo dos mais gastadores.

O representante da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) pediu ressarcimento de R$ 24.329,23 dos recursos garantidos pelo Legislativo federal no mês de abril. O montante é maior, inclusive, do que foi usado por ele no mês de março (R$ 20.280,55), quando o funcionamento da Casa foi praticamente normal até os últimos dias.

O gasto maior de Julio Cesar foi com contratação de consultoria – R$ 15 mil. Há ainda registros de R$ 5,9 mil com aluguel de carro; R$ 3 mil com divulgação do mandato; e R$ 429,23 referentes a gastos com combustível para locomoção. Para este mês, o congressista apresentou a fatura de mais R$ 10 mil para contratação de especialistas.

Segundo o congressista, as despesas foram usadas “exclusivamente para o exercício do mandato” (veja nota abaixo).

Os gastos dos dois representante do DF são apenas um recorte das despesas apresentadas por cinco parlamentares, dos oito que integram a bancada do DF na Câmara dos Deputados. Apenas em abril e no início de maio, os deputados federais eleitos pelo Distrito Federal usaram, pelo menos, R$ 86.801,35‬ da verba indenizatória. Os dados foram adquiridos por meio do portal da transparência da Casa.

Esse valor pode ser ainda maior, visto que os congressistas têm até três meses para pedir o reembolso de gastos, conforme prevê o Regimento Interno da Câmara dos Deputados.

No período em que a Câmara funcionou normalmente, a parlamentar usou R$ 27.992,95.

Representante do Partido dos Trabalhadores (PT), Erika Kokay usou R$ 19.080 durante o mês de abril. O valor foi integralmente destinado ao pagamento de consultorias e pesquisas para o mandato parlamentar. São cerca de R$ 3 mil a menos do total usado no mês anterior, por exemplo.

deputado Israel Batista (PV/DF) declarou ter usado no mês de abril R$ 8,5 mil da verba indenizatória, grande parte destinada à divulgação de suas atividades parlamentares: R$ 8 mil. Os outros R$ 500 serviram para dar suporte à manutenção do escritório do parlamentar. Em março, o congressista usou R$ 13.753,13.

Luis Miranda (DEM/DF) usou R$ 400 para abastecimento do veículo durante aquele mês. Até a noite do dia 6 de maio, não havia outros gastos contabilizados na verba indenizatória do congressista. No mês anterior, quando a pandemia surgiu no DF, o democrata pediu o reembolso de R$ 770.

As deputadas Celina Leão (Progressistas/DF)Flávia Arruda (PL/DF) e Paula Belmonte (Cidadania/DF) não usaram ou ainda não declararam os gastos durante o mês de abril.

Tá bombando

Siga nossas redes