Após denúncia, ex-vice-governador Renato Santana é devolvido pela CLDF

Embora estivesse cedido à Casa, o filiado ao PSD-DF foi acusado de não aparecer para prestar expediente na Câmara Legislativa

Igo Estrela/Especial para o MetrópolesIgo Estrela/Especial para o Metrópoles

atualizado 14/05/2019 19:37

O ex-vice-governador Renato Santana foi devolvido à Defensoria Pública, órgão de origem, na tarde desta terça-feira (14/05/2019), pela Câmara Legislativa (CLDF). Servidor público, o político estava lotado na liderança do PSD da Casa.

O desligamento foi publicado, a pedido do político, em edição extra do Diário da CLDF. O ato é assinado pelo presidente do Legislativo local, Rafael Prudente (MDB).

Indicação do deputado Robério Negreiros (PSD), Santana foi alvo de denúncias, por parte de servidores, por nunca ter sido visto na Casa para prestar serviço.

Devido à nomeação, o bloco acabou desfeito: Negreiros ficou isolado, e os outros quatro parlamentares – Daniel Donizet (PSDB), Jorge Vianna (Podemos), Eduardo Pedrosa (PTC) e Iolando Almeida (PSC) – formaram o Bloco Avança DF.

Ao Metrópoles, Santana disse não ter recebido “um centavo” para atuar na CLDF. “No Bloco Justiça Social, onde estava lotado, havia amparo legal para desempenhar as atividades propostas. Com o desfazimento do bloco, após o gozo de 10 dias de férias aos quais tenho direito, retornarei os trabalhos no meu órgão de origem”, afirmou.

Reprodução / DCLDF

SOBRE OS AUTORES
Caio Barbieri

Cursou jornalismo no Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Passou pelas redações do Correio Braziliense, Agência Brasil, Rádio Nacional e foi editor-adjunto da Tribuna do Brasil. Ocupou a assessoria especial no Ministério da Transparência e foi secretário-adjunto de Comunicação do GDF. Chefiou o relacionamento com a imprensa na Casa Civil, Vice-Governadoria, Secretaria de Habitação e na Secretaria de Turismo do DF. Fez consultoria para vários partidos, entidades sindicais e políticos da Câmara Legislativa e do Congresso Nacional. Assina a coluna Janela Indiscreta do Metrópoles e cobre os bastidores do poder em Brasília.

Manoela Alcântara

Formada em jornalismo pelo Icesp. Trabalhou na Voz do Brasil, no Jornal de Brasília e no Correio Braziliense. Ganhadora de dois prêmios Sebrae de Jornalismo Econômico, uma das vencedoras do 1º Prêmio Polícia Federal de Jornalismo, jornalista destaque da Universidade de Brasília (UnB) por três vezes consecutivas. Repórter de Política local do Metrópoles desde 2015.

Últimas notícias