metropoles.com

Após 22 anos, Ilda Peliz deixa presidência da Abrace

Ex-presidente permanecerá como voluntária da instituição que cuida de crianças e adolescentes com câncer no DF

atualizado

Compartilhar notícia

Felipe Menezes/Metrópoles
Brasília (DF), 02/04/2017 15 anos das meninas da ABRACELocal: Contemporâneo House – SIA Trecho 3Foto: Felipe Menezes/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 02/04/2017 15 anos das meninas da ABRACELocal: Contemporâneo House – SIA Trecho 3Foto: Felipe Menezes/Metrópoles - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Após 22 anos no comando da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), a comunicadora Ilda Peliz deixou a presidência da entidade nesta terça-feira (2/1). Em comunicado, a agora ex-presidente da instituição relembrou sua atuação nas últimas décadas, mas confirmou a intenção de não renovar o mandato por mais dois anos. O atual exercício terminou oficialmente no último dia 31 de dezembro.

“Sinto-me com sensação de missão cumprida. Depois do que passei com minha filha, não pensava em outra coisa que não fosse ajudar outras famílias a não passarem o que eu tive que enfrentar. Graças à ajuda de inúmeros voluntários, conseguimos garantir mais humanização nos tratamentos”, contou à coluna. Ilda perdeu uma filha de dois anos, em 1995, para um tumor no sistema nervoso e, desde então, acompanha a luta de outras mães em busca de mais qualidade e também na humanização nos atendimentos.

Atendimentos
No Distrito Federal, a Abrace atende cerca de mil famílias de crianças que convivem com algum tipo de câncer ou hemopatias. É da instituição boa parte da responsabilidade pela construção do Hospital da Criança José de Alencar, hoje referência em tratamentos de doenças do sangue.

Como presidente da entidade, Ilda Peliz encabeçou o movimento voluntário para buscar apoio e doações com o objetivo de aparelhar a unidade hospitalar, inaugurada em 2011, que oferece atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Pelo menos 5 milhões de atendimentos de crianças e adolescentes já foram registrados no hospital durante os 6 anos de funcionamento.

“Esses últimos anos coroaram nossa gestão. Conseguimos inúmeras conquistas, mas, sem dúvida, a inauguração da Ala 2 do Hospital da Criança, com previsão para abril, será uma das vitórias mais importantes para todos nós. É um sonho que virou realidade”, emociona-se.

No ano passado, Ilda Peliz recebeu reconhecimentos importantes pelo trabalho desenvolvido. Em agosto, por exemplo, a Abrace ganhou o prêmio da Revista Época e do Instituto Doar como uma das 100 melhores ONGs do Brasil, no quesito gestão e transparência. Mais de 1,5 mil instituições concorreram ao título.

Em dezembro, a instituição foi premiada na sede na Organização das Nações Unidas, em Genebra (Suíça), pela Organização Mundial da Família (World Family Organization – WFO). O prêmio foi o “reconhecimento do esforço individual de pessoas que contribuíram para a transformação social de famílias no mundo inteiro”. Peliz foi escolhida pela concretização de ações em prol da saúde de crianças e adolescentes.

Além da Abrace, Ilda desenvolve ainda outras atividades: é integrante do Conselho e Administração do Hospital da Criança, do Conselho Econômico e Social do Distrito Federal e do Conselho da Criança e do Adolescente do DF. Também ministra palestras sobre gestão e captação de recursos para instituições do Terceiro Setor.

Comunicadora por formação, Ilda possui cursos de especialização, como MBA em Marketing de Serviços pela UFRJ, pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão de Ongs e, ainda, Gestão Hospitalar. Para se dedicar exclusivamente à causa, ela solicitou antecipação de aposentadoria do Banco do Brasil, onde trabalhou como concursada. Com a decisão de deixar a Abrace, Ilda afirma que permanecerá no trabalho voluntário da instituição.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?