metropoles.com

Advogado pede que STF torne inconstitucional prisão após 2ª instância

A liminar foi protocolada um dia após a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, afirmar que não irá colocar em pauta essa discussão

atualizado

Compartilhar notícia

Rosinei Coutinho/SCO/STF
STF
1 de 1 STF - Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Advogado dos maiores investigados na Operação Lava Jato, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, ao lado de outros defensores, entrou, nessa quarta-feira (31/1), com pedido no Superior Tribunal Federal (STF) para que a Corte declare inconstitucional o entendimento de que réus, após serem julgados em segunda instância, devem ser presos.

A solicitação, apresentada em forma de liminar, pede para que seja declarada ilegal a prisão após segunda instância de casos em que a pena ainda esteja sendo disputada em tribunais superiores. Os advogados pleiteiam ainda que, caso o pedido de inconstitucionalidade não seja declarado, a determinação da detenção só ocorra depois do julgamento do recurso pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A liminar foi protocolada um dia após a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, afirmar que não irá colocar em pauta na Corte a discussão da prisão de condenado após segunda instância. Já nesta quinta-feira (1º/2), durante a reabertura dos trabalhos do Ano Jurídico 2018, ela disse ser “inaceitável agravar ou agredir a Justiça”.

Mesmo assim, o discurso de inconstitucionalidade dos advogados ganhou força diante das pressões políticas que se abateram sobre o Judiciário, principalmente devido ao julgamento do ex-presidente Lula. No entanto, se a liminar for acatada, pode beneficiar outros políticos encalacrados na Justiça por conta da Operação Lava Jato. Prevendo esse efeito, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, manifestou-se também nesta quinta: “contra a impunidade”, ela colocou-se a favor da prisão em segunda instância.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?