metropoles.com

A moda na era da tecnologia será tema do Met Gala 2016

Evento idealizado por Anna Wintour, editora-chefe da Vogue americana, reúne celebridades em prol do instituto de moda do Metropolitan Museum of Art, em Nova York

atualizado

Compartilhar notícia

John Lamparski/Getty Images
“China: Through The Looking Glass” Costume Institute Benefit Gala – Outside Arrivals
1 de 1 “China: Through The Looking Glass” Costume Institute Benefit Gala – Outside Arrivals - Foto: John Lamparski/Getty Images

Todos os anos, o Metropolitan Museum of Art recebe o icônico Costume Institute Gala, baile filantrópico idealizado por Anna Wintor, editora-chefe da Vogue americana, em prol do Metropolitan Museum of Art’s Costume Institute, em New York.

Para a edição 2016, em 2 de maio, foi anunciada a temática “Manus x Machina: Moda em uma Era de Tecnologia”. O black tie event, cujo red carpet inspira o evening wear, terá celebridades e protagonistas do mundo da moda vestindo criações em sintonia com o conceito e marcará a abertura da exposição que segue de 5 de maio a 14 de agosto do próximo ano.

Serão exibidas mais de 100 peças, do prêt-à-porter à alta costura, justapostas com produtos feitos à máquina, representando as novas tecnologias aplicadas à indústria, como a modelagem térmica e corte a laser.

Bennett Raglin/Getty Images
Anna Wintour e Andrew Bolton, na recepção deste ano

Tradicionalmente, a distinção entre a alta-costura e prêt-à-porter é baseada no handmade e no feito à máquina, respectivamente. Entretanto, “esta distinção tornou-se cada vez mais tênue com ambas as modalidades adotando as práticas e técnicas da outra”, sintetizou o curador do Costume Institute, Andrew Bolton.

A exposição apresentará ainda oficinas vivas, tais como impressão 3D, prometendo “desafiar as convenções da dicotomia mão/máquina e propor um novo paradigma pertinente para a nossa era da tecnologia digital”.

Anna Wintor, chair of the event desde 1995, é responsável pela seleção dos 700 convidados da memorável noite. Ao lado de Idris Elba, Jonathan Ive e Taylor Swift apresentarão o baile que homenageará os talentosos estilistas Nicolas Ghesquière (Louis Vuitton), Karl Lagerfeld (Chanel e Fendi) e Miuccia Prada (Prada e MiuMiu).

Considerado a anual premier da indústria fashion, o Met Ball é realizado desde 1946. Em 2016, terá patrocínio da Apple, a gigante de eletrônicos.

“Há casos em que a tecnologia é otimizada, mas, em última análise, é a quantidade de cuidado colocado no artesanato, se é feito à máquina ou feito à mão, que transforma materiais comuns em algo extraordinário”, assegura Ive, chefe de design da Apple.  “Tanto o processo automatizado quanto o artesanal precisam de quantidades semelhantes de reflexão e experiência.”

O CEO do MET apresenta a noite como oportuna para “examinar os papéis que o artesanal e o feito à máquina têm no processo criativo”, uma vez que “a moda e a tecnologia estão intrinsecamente ligadas, mais agora do que nunca”.

Para os interessados em comparecer, que não estejam na lista de convidados, os convites individuais estão estimados em US$ 25 mil, incluindo a cocktail hour, com o momento do red carpet, e o jantar formal.

Os trajes desta noite inspiram coleções e reproduções em todo o mundo. Confira algumas celebridades que marcaram presença este ano:

0

Save the date! 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?