VitrinesDay lança coleção inspirada na atuação feminina na política

A estilista e jornalista Dayane Almeida homenageia Carlota Pereira, a primeira deputada federal do Brasil

atualizado 27/06/2019 11:12

Divulgação/VitrinesDay

A estilista e jornalista Dayane Almeida usa a moda para empoderar e levar equilíbrio emocional às mulheres. Cada coleção de sua marca, a VitrinesDay, é inspirada em uma história de superação. Depressão, violência doméstica, relacionamentos abusivos e câncer de mama já foram temas abordados no projeto. Desta vez, a iniciativa vem com uma nova ideia: ensinar política por meio da sexta coleção da etiqueta, batizada de Carlota Pereira.

Cada peça do novo trabalho ganhou o nome de um ato político e acompanha um texto explicativo. Os modelos são versáteis e inspirados na atuação feminina no Parlamento. O lançamento, nesta quinta-feira (27/06/2019), acontece com a inauguração do showroom da label, na Asa Sul. Outra novidade é a introdução de tamanhos do 48 ao 54.

Vem comigo saber mais!

Em outubro do ano passado, Dayane contou à coluna sobre o desejo de ensinar as funções do Poder Legislativo por meio da VitrinesDay, sua marca criada em 2017. Alguns meses depois, o projeto tomou forma. “Como sou assessora de imprensa na Câmara dos Deputados e trabalho na política desde os 16 anos, vejo que as pessoas ainda são muito alheias ao assunto. Eu tinha esse sentimento de tentar ensinar sobre a política”, afirma.

O nome da coleção é uma homenagem a Carlota Pereira (1892-1982), eleita a primeira deputada federal do Brasil no início da década de 1930. Dayane se identificou com o legado da parlamentar paulistana: ela foi pedagoga, médica e se destacou pela atuação nas áreas da saúde, educação e assistência social. Uma das referências para a coleção foi uma foto emblemática com Carlota no meio de vários homens no Congresso.

Para auxiliar no conteúdo explicativo, a estilista teve ajuda da cientista política Noemi Araújo, que atua na Câmara dos Deputados como assessora parlamentar. Juntas, selecionaram termos e expressões, como Comissão, Emenda, Ordem do Dia e Projeto de Lei para batizar as peças.

Raimundo Sampaio/Especial para o Metrópoles
Vestido preto em neocrepe: “Mesa Diretora”

 

Raimundo Sampaio/Especial para o Metrópoles
Blusa manga longa “Ordem do Dia”

 

Raimundo Sampaio/Especial para o Metrópoles
Saia em corino verde-militar, “Sanção”

 

Raimundo Sampaio/Especial para o Metrópoles
Saia em corino na cor marsala se chama “Medida Provisória”

 

Raimundo Sampaio/Especial para o Metrópoles
Camisa estampada: “Comissão”

 

Dayane defende que a mulher deve se vestir da maneira que quiser, mas acha importante adequar o visual de acordo com cada situação. Por isso, o novo trabalho traz peças com um toque mais sério, assim como o ambiente da Câmara dos Deputados. Tubinhos midi, saias lápis em corino e uma camisa com modelagem social ganham cores de outono, como marrom, verde-militar, bordô e preto.

Posteriormente, a estilista quer adicionar peças de alfaiataria. “Dentro dessa mesma coleção, vou fazer uma cápsula com os terninhos e camisas, algo que eu queria trazer”, acrescenta. Durante a produção, tenta economizar o máximo de tecido e pretende transformar as sobras em lenços.

Outra novidade desta coleção é a introdução de novos tamanhos. Em vez de P, M, G e GG, a marca adotou as numerações: agora, os manequins vão do shape 38 ao 54. “Me incomodava muito quando algumas pessoas experimentavam as roupas e não dava certo. Meu coração ficava partido, porque a marca tende a valorizar e elevar a autoestima da mulher”, comenta.

A modelo Katia Dornellas colaborou no processo de pesquisa para atender ao público que veste mais de 48. Segundo ela, inclusive, algumas mulheres não gostam da segregação em torno da moda plus size. “Elas preferem essa grade de manequim estendida, pois não curtem chegar em um lugar e ter uma arara para plus size”, observa Day.

Divulgação/VitrinesDay
A coleção Carlota Pereira é o sexto lançamento da VitrinesDay, marca da jornalista e estilista brasiliense Dayane Almeida

 

Divulgação/VitrinesDay
Uma das novidades da coleção é a nova grade de manequim da marca, com tamanhos entre 38 e 54

 

Divulgação/VitrinesDay
As peças da nova coleção têm um toque de outono

 

Divulgação/VitrinesDay
Nesta quinta-feira, Dayane inaugura também o primeiro espaço físico da VitrinesDay, na forma de showroom

 

Em busca de personalidades femininas para representarem a coleção, Dayane escolheu a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) como embaixadora. Dessa forma, quer inspirar mulheres que tenham o desejo de seguir na carreira política. “[Ela] luta pelas causas sociais, é empreendedora e política. Se destaca na moda na Câmara, além de ser uma das mais atuantes”, justifica. Um dos vestidos foi batizado em homenagem à parlamentar.

Outro fator que levou à escolha foi a baixa representatividade feminina na casa legislativa. “Temos de usar esse preconceito como uma escada para desafiar, mostrar nosso potencial”, defende a estilista. Para ela, o olhar sensível das mulheres é fundamental.

Raimundo Sampaio/Especial para o Metrópoles
Vestido na cor telha em neocrepe, “Paula Belmonte”

 

Raimundo Sampaio/Especial para o Metrópoles
Blusa preta manga curta: “Emenda”

 

Raimundo Sampaio/Especial para o Metrópoles
Blusa cinza manga curta, “Projeto de Lei”

 

Raimundo Sampaio/Especial para o Metrópoles
Saia estampada ganha o nome de  “Poder Legislativo”

 

Ao longo dos lançamentos, a marca recebe cada vez mais relatos sobre a importância da iniciativa. A cada coleção, pelo menos uma entrevista com uma história de superação é publicada no site da VitrinesDay. Além de ganharem voz, as mulheres selecionadas têm oportunidade de vivenciar um “dia de princesa”.

“Recebo muitas mensagens de mulheres falando que conseguiram sair de situações vulneráveis através de um relato. O primordial, para mim, é fazer a diferença”, comenta a empresária.

Com o aumento da clientela, ela passou a interagir mais com o público das mídias digitais. “Sou jornalista e faço isso para os meus assessorados, mas acabava não dando tanta importância para mim”, admite. As cores das novas peças, assim como a extensão da grade de tamanhos, foram demandas das redes sociais.

Raimundo Sampaio/Especial para o Metrópoles
Dayane Almeida trabalha no meio político desde os 16 anos de idade e é assessora de imprensa na Câmara dos Deputados

 

Raimundo Sampaio/Especial para o Metrópoles
No tempo livre, ela se dedica à VitrinesDay

 

Raimundo Sampaio/Especial para o Metrópoles
Como sempre gostou de costurar, passou a desenhar looks para superar a depressão. Assim nasceu a VitrinesDay, em 2017

 

Raimundo Sampaio/Especial para o Metrópoles
Peças de coleções anteriores da VitrinesDay. A última foi “Livre da Vergonha”, lançada em fevereiro

 

Com o lançamento da nova coleção, nesta quinta-feira (27/06/2019), Dayane vai inaugurar o primeiro espaço físico da VitrinesDay, na forma de showroom. O local funcionará como sede da marca até a abertura de uma butique, ainda sem previsão.

“Em Brasília, o showroom tem se tornado a própria loja das pessoas que têm marcas autorais. Permite um atendimento mais acolhedor, mais intimista. Estou muito mais perto do meu cliente”, conta. No espaço, o atendimento terá horário marcado, com ajuste gratuito das peças.

Serviço:
Lançamento da coleção Carlota Pereira
27/6, a partir das 17h30
VitrinesDay, Centro Empresarial Asa Sul 705/905 sul – sala 318
@vitrinesdayvitrinesday.com.br
[email protected]
(61) 99156-5949

Colaborou Hebert Madeira

Últimas notícias