metropoles.com

Tom Ford substitui Diane Von Furstenberg na presidência do CFDA

À frente da instituição responsável pelo New York Fashion Week, estilista terá a difícil missão de tornar o evento relevante novamente

atualizado

Compartilhar notícia

Victor Boyko/Getty Images for GQ
GQ Celebrates Milan Men’s Fashion Week
1 de 1 GQ Celebrates Milan Men’s Fashion Week - Foto: Victor Boyko/Getty Images for GQ

Mudança importante no Conselho de Designers de Moda da América. Após 13 anos ocupando a presidência da organização que dirige o New York Fashion Week, Diane von Furstenberg será substituída por Tom Ford. O estilista foi eleito na tarde dessa terça-feira (19/3) e terá a difícil missão de aumentar a arrecadação da associação e tornar a semana de moda americana relevante novamente.

Vem saber mais comigo!

Durante os 13 anos que comandou o CFDA, Diane von Furstenberg ajudou a indústria têxtil norte-americana a navegar por uma série de revoluções dramáticas, como o crescimento do comércio digital, a difusão das redes sociais e as mudanças no comportamento do consumidor.

No entanto, a organização tem recebido críticas por não fornecer apoio suficiente aos seus 500 membros, especialmente àqueles que estão no meio da carreira. Embora ofereça prêmios para estilistas em ascensão, tal qual o CFDA/Vogue Fashion Fund, a associação é acusada de não conceder uma assistência prática adequada.

Theo Wargo/Getty Images
Diane von Furstenberg deixa a presidência do CFDA depois de 13 anos

 

Maria Valentino/MCV Photo For The Washington Post via Getty Images
Pyer Moss venceu o último CFDA/Vogue Fashion Fund…

 

Amber De Vos/Patrick McMullan via Getty Images
…contudo, o diretor criativo da etiqueta, Kerby Jean-Raymond, decidiu não desfilar no último NYFW

 

Outra solicitação recorrente feita pelos associados é uma promoção mais diversificada dos talentos ligados à instituição. Muitos apontam que o conselho foca em elogiar repetidamente nomes já difundidos no mercado. Para tentar resolver o problema, o CFDA introduziu novas categorias em seu Fashion Awards anual, incluindo o Swarovski Awards for Emerging Talent e Positive Change, mas essas iniciativas não seriam suficientes.

Tais problemas levaram Diane a perder força no conselho, o que instigou os membros a escolherem um novo presidente. Contudo, a maior pedra no sapato de Ford será a arrecadação. A adesão ao CFDA diminuiu nos últimos anos, fazendo a receita despencar de US$ 15,4 milhões, em 2016, para US$ 12,5 milhões, em 2017. Espera-se que na gestão do novo presidente o conselho recupere seus ganhos.

Gilbert Carrasquillo/GC Images
Mary-Kate Olsen e Ashley Olsen sempre são lembradas pelo CFDA, mesmo já tendo fama no mercado

 

Peter White/Getty Images
Raf Simons é outro designer celebrado com frequência pela organização

 

Para este ano, são previstas algumas medidas para aumentar a inclusão e diversidade no segmento, pois várias marcas estão sofrendo com as consequências do ativismo on-line, em meio a um cenário político altamente polarizado. A organização convocou Bethann Hardison e o Harlem’s Fashion Row para coordenarem programas e eventos de networking.

“Tendo vivido e trabalhado em cada uma das capitais globais da moda, estou ansioso para atuar no Conselho de Administração e promover a voz de nossos designers. Como presidente, quero dar continuidade ao trabalho incrível que Diane fez”, disse Tom em um comunicado.

Marc Bryan-Brown/WireImage
Bethann Hardison irá implementar programas de inclusão no conselho

 

 Axelle/Bauer-Griffin/FilmMagic
Ford quer dar continuidade ao trabalho feito por Diane

 

Ford, que é baseado em Los Angeles e ganhou sete prêmios CFDA ao longo de sua carreira, agirá em estreita colaboração com o diretor-executivo da organização, Steven Kolb, juntando-se a lendas, como Perry Ellis, Bill Blass e Oscar de la Renta, que também foram rostos da iniciativa ao longo dos seus 57 anos de história.

“Tom é um modelo para todos nós e temos muita sorte de tê-lo como o próximo presidente do CFDA. A American Fashion não poderia desejar um visionário melhor para aumentar ainda mais o seu impacto no mercado global”, disse Von Furstenberg.

Larry Busacca/Getty Images
Tom Ford ganhou sete prêmios CFDA ao longo de sua carreira

 

Jamie McCarthy/Getty Images
Tom ao lado de Diane

 

Com a missão de fortalecer o impacto da moda americana na economia mundial, o Conselho de Designers de Moda da América tem como objetivo incentivar os designers, por meio de prêmios, bolsas de estudo, orientações e oportunidades de networking, além de manter o New York Fashion Week como uma vitrine internacional.

Contudo, para que a semana de moda americana continue relevante, Ford terá de se empenhar em trazer o glamour de volta ao evento. Considerada a mostra mais comercial do circuito fashion internacional, o projeto amarga diversas críticas da mídia especializada devido às coleções cada vez menos criativas mostradas por lá.

Dimitrios Kambouris/Getty Images for Marc Jacobs
Marc Jacobs é um dos poucos estilistas presentes no NYFW que ainda investem em coleções conceituais

 

Presley Ann/Patrick McMullan via Getty Images
Desfile da Savage x Fenty, de Rihanna, movimentou o New York Fashion Week

 

JP Yim/Getty Images for Yeezy Season 3
Kanye West é outro designer que mantém a semana de moda em alta

 

Stephen Lovekin/Getty Images for IMG
Imagem de 2011, quando o evento era considerado relevante para o mercado internacional. Hoje, o número de profissionais documentando os desfiles é bem menor

 

Dimitrios Kambouris/Getty Images for Marc Jacobs
Anna Wintour aguarda o início de desfile em atraso. Organização também é um problema a ser sanado por Tom

 

Será que o networking de Tom será bom o suficiente para salvar o NYFW? Talvez! Mas antes o foco do novo presidente será o CFDA Awards, que acontece no dia 3 de junho.

Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!

Colaborou Danillo Costa

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?