metropoles.com

The Row, grife das gêmeas Olsen, enfrenta dificuldades financeiras

Fontes do portal WWD apontam que a marca de Mary-Kate e Ashley está tentando reduzir despesas operacionais

atualizado

Compartilhar notícia

Matt Winkelmeyer/MG19/Getty Images for The Met Museum/Vogue via Getty Images
Mary-Kate Olsen e Ashley Olsen - Metrópoles
1 de 1 Mary-Kate Olsen e Ashley Olsen - Metrópoles - Foto: Matt Winkelmeyer/MG19/Getty Images for The Met Museum/Vogue via Getty Images

A grife The Row, fundada pelas irmãs gêmeas Mary-Kate e Ashley Olsen, está passando por uma fase difícil, segundo fontes ouvidas pelo WWD. Com problemas financeiros há um tempo, a marca viu sua situação piorar com a pandemia. As informações apontam que a etiqueta, conhecida pela moda minimalista, demitiu metade da equipe na tentativa de reduzir despesas operacionais. Há, também, especulações sobre uma possível redução ou encerramento da linha masculina, detalhe que a marca nega. Atualmente, Mary-Kate atua como diretora criativa, enquanto Ashley é a CEO.

Vem comigo!

Giphy/Reprodução

Fatores negativos

As demissões, de acordo com as fontes ouvidas pelo jornal de moda, ocorreram após o lockdown provocado pelo novo coronavírus. Dentre a redução de 50% do staff, alguns cargos importantes foram eliminados, incluindo os codiretores criativos de moda feminina James Robinson e Anna Sophia Hövener, e o diretor de moda masculina, Paul Helbers.

A onda atingiu áreas como design e vendas. De uma equipe que contabilizava cerca de 30 designers, no máximo uma dúzia voltou às atividades depois do confinamento. Mesmo relutante com descontos, para não desvalorizar o prestígio de seus produtos, a etiqueta teria também comercializado itens por um preço mais barato para atingir a receita necessária.

Outro fator que fez diferença nas finanças da label foi o pedido de recuperação judicial da Barneys New York, em 2019. A rede de departamento de luxo era uma das principais atacadistas que comercializavam The Row. De acordo com processos judiciais, a etiqueta é a segunda maior devedora da Barneys, com uma dívida de cerca de US$ 3,7 milhões.

A falta de investimento no comércio eletrônico foi outro fator crucial que culminou nas dificuldades financeiras da marca. Segundo o WWD, não houve um grande esforço da grife em investir nesse setor, apesar do declínio no varejo terceirizado em todo o mundo. Além de tudo isso, a linha masculina, introduzida em 2018, nunca deslanchou.

Mary-Kate Olsen e Ashley Olsen
Fontes ouvidas pelo portal WWD informam que a The Row, grife de Mary-Kate Olsen (esquerda) e Ashley Olsen (direita), está passando por dificuldades financeiras

 

Look feminino da The Row
A marca, conhecida pelo design minimalista, está tomando algumas medidas para reduzir despesas operacionais

 

Look feminino da The Row
Entre essas medidas, a demissão de 50% da equipe, segundo as fontes

 

Looks masculinos da The Row
A redução ou encerramento da linha masculina, introduzida em 2018, também foi especulada

 

Look masculino da The Row
A marca, no entanto, negou este detalhe, apesar de admitir que está reduzindo despesas

 

Resposta da marca

Respondendo ao WWD a respeito dos problemas financeiros, a grife informou que está atuando rumo à expansão a partir de 2021. As coleções pre-fall 2020 e de outono/inverno 2020 estão em produção. A primavera/verão 2021 também está a caminho. As duas butiques próprias da label nos Estados Unidos, em Nova York e Los Angeles, estão funcionando.

“Como todas as marcas de varejo, a empresa reduziu de maneira responsável as despesas gerais para atender ao que todos esperamos que seja uma interrupção temporária da cadeia de suprimentos devido à pandemia global”, afirmou a The Row em nota oficial enviada ao portal.

Mary Kate Olsen e Ashley Olsen
A empresa das gêmeas garantiu que está produzindo as coleções de pre-fall 2020 e outono/inverno 2020. A coleção de primavera/verão 2021, que ainda será apresentada, também está a caminho

 

Look feminino da The Row
A empresa diz que reduziu as despesas de maneira “responsável”

 

Look feminino da The Row
Informou ainda que espera que o momento de interrupção da cadeia de suprimentos seja temporário

 

Look feminino da The Row
As fontes ouvidas pelo WWD também entraram em outros detalhes. Segundo elas, não há pessoas negras na equipe corporativa da marca e havia pouquíssimas pessoas asiáticas antes da onda de demissões

 

Look feminino da The Row
A grife definiu os rumores como “fofocas imprecisas” e disse que está comprometida com a diversidade e a inclusão

 

Gastos e falta de diversidade

Apesar do momento difícil no sentido financeiro, as fontes ouvidas pelo WWD também detalharam outros assuntos. Um deles foi a falta de pessoas negras na equipe corporativa da The Row. O staff empregava pouquíssimos asiáticos até a onda de demissões. Agora, não se sabe quantos sobraram, mas a marca se recusou a comentar sobre o assunto.

“The Row está firmemente comprometida e mantém uma diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. Não comentaremos outras fofocas imprecisas sobre nossos negócios, além de dizer que estamos empolgados com o futuro da marca, incluindo nossa linha de roupas masculinas, acessórios, nossos negócios de comércio eletrônico e nossa lucratividade futura”, informou a label via comunicado.

As duas irmãs ficaram famosas pela carreira como atrizes nos anos 1990 e fim dos anos 2000. Em 2006, Mary-Kate e Ashley abriram a The Row e deixaram a indústria do entretenimento, com alguns papéis eventuais em produções dos anos seguintes. O nome da grife é uma homenagem à rua londrina Savile Row. A marca de luxo, assim como as demais empresas das gêmeas, são controladas pela Dualstar. A dupla já levou dois prêmios do CFDA Fashion Awards pelo trabalho com a moda feminina (2012 e 2015) e mais três pelo design de acessórios (2014, 2018 e 2019).


Colaborou Hebert Madeira

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?