Série de curtas da Miu Miu dirigida por mulheres cineastas chega ao Mubi

Os 20 títulos produzidos pela grife italiana abordam a feminilidade no século 21 sob um olhar “crítico e amoroso”

atualizado 19/09/2020 16:05

Miu Miu - Women's Tales Brigitte Lacombe/Miu Miu/Divulgação

Hoje em dia, ter uma marca de moda vai além de colocar produtos à venda. Envolve todo um universo de experiências imersivas para os clientes. Assim é a série Women’s Tales, da grife italiana Miu Miu, que chegou à plataforma de streaming Mubi neste mês. Ela apresenta, na forma de curtas-metragens dirigidos por mulheres, um olhar sobre a vaidade e a feminilidade no século 21. Obviamente, as produções também funcionam como vitrines discretas para as peças da marca. Com estéticas e narrativas independentes, os trabalhos abordam experiências de mulheres contemporâneas, bem como suas complexidades.

Vem comigo conhecer esse projeto!

Giphy/Miu Miu/Divulgação

Women’s Tales

Para o projeto, que estreou em 2011, a grife conduzida por Miuccia Prada convida cineastas que vão desde talentos emergentes a nomes mais consolidados no mercado. Entre elas, Ava DuVernay, Crystal Moselle, Agnés Varda e várias outras. As atrizes norte-americanas Chloë Sevigny e Dakota Fanning já colaboraram como diretoras para a proposta, nos filmes Carmen e Hello Apartment, respectivamente.

Atualmente, já são 20 curtas, com dois deles apresentados neste ano: Nightwalk, da polonesa Małgorzata Szumowska, e In My Room, dirigido pela francesa Mati Diop. O primeiro, exibido no Festival de Veneza, é estrelado por Raffey Cassidy. Os protagonistas são uma garota e um garoto que vivem em casas diferentes mas não se identificam com aquilo que os pais esperam deles. Durante uma saída à noite pela cidade de Varsóvia, na Polônia, ambos se encontram, ao mesmo tempo em que redescobrem suas identidades.

A Miu Miu descreve a proposta como “dois estranhos, antes presos, agora se libertando dos papéis fixos de homem e mulher”. “A inspiração para o Nightwalk é meu amigo Filip Rutkowski. Ele é genderqueer e se expressa vestindo roupas femininas. Na Polônia, um país conservador e católico, Filip é extremamente corajoso”, explicou a diretora. Rutkowski, que atua no papel do garoto, é um grande fã do trabalho da Miu Miu.

Miu Miu - Women's Tales - Nightwalk
Trecho de Nightwalk, curta da polonesa Małgorzata Szumowska para a série Women’s Tales, da grife italiana Miu Miu

 

Miu Miu - Women's Tales - Nightwalk
Os curtas da série estão disponíveis na plataforma de streaming Mubi

 

Miu Miu - Women's Tales - Nightwalk
O projeto da Miu Miu estreou em 2011

 

Miu Miu - Women's Tales - Nightwalk
Raffey Cassidy interpreta uma menina que não se identifica com o estereótipo feminino da aparência

 

Miu Miu - Women's Tales
Filip Rutkowski interpreta o garoto

 

In My Room

Para o filme mais recente, In My Room, a diretora Mati Diop misturou imagens dela na janela do próprio apartamento, em Paris, durante a quarentena. Isso inclui cenas dos vizinhos e registros em áudio de sua avó nos últimos três anos de vida. “Salas se tornam palcos onde a vida é representada. Janelas se tornam portais para a vida dos outros”, descreve o Mubi.

A narrativa do curta exibe as gravações da avó da cineasta simultaneamente às cenas de um nascer do sol, neve caindo, a tela do computador de Diop, as janelas dos vizinhos e imagens da diretora dançando. O trabalho completo, com áudio em francês e legendas em inglês, tem 20 minutos de duração.

“Quando Miu Miu me propôs fazer um filme para o Women’s Tales durante o confinamento, em meio a uma crise social e de saúde, achei que era um exercício muito delicado, mas também um desafio que me confrontou com questões essenciais sobre minha prática como cineasta ”, contou Diop em uma nota sobre o curta. In My Room, assim como os demais curtas da série, também foi exibido no Festival de Veneza, onde ocorreu sua estreia.

Vale destacar que o filme Atlantics (2019), da cineasta, concorreu ao prêmio mais importante do Festival de Cannes, a Palma de Ouro, no ano passado. Com isso, ela se tornou a primeira diretora negra a disputar o troféu.

Miu Miu - Women's Tales
Bastidores do Women’s Tales #18, intitulado Brigitte e dirigido por Lynne Ramsay

 

Miu Miu - Women's Tales - Nightwalk
Esta é do behind the scenes do 17º curta, Shako Mako, por Hailey Gates

 

Miu Miu - Women's Tales
Gravação de The Wedding Singer’s Daughter, por Haifaa Al-Mansour, o número 16

 

Miu Miu - Women's Tales
Clique de Hello Apartment, por Dakota Fanning

 

A série Women’s Tales inclui trabalhos rodados na Itália, nos Estados Unidos, na França e no Japão. Além do Mubi, os 20 curtas estão disponíveis no site e no canal oficial da marca no YouTube, que também inclui entrevistas e cenas dos bastidores.

Colaborou Hebert Madeira

Últimas notícias