Retrospectiva do Oscar: veja os looks mais marcantes ao longo dos anos

Relembre escolhas de celebridades como Angelina Jolie, Meryl Streep, Halle Berry e Lupita Nyong'o para a principal premiação do cinema

Kevin Winter/Getty Images

atualizado 21/02/2019 13:04

A cada ano, os fãs de cinema ficam na expectativa para saber quem serão os ganhadores do Oscar, o maior evento da indústria. No entanto, a premiação não atrai só os olhares de quem curte filmes e documentários. Há também quem acompanhe a cerimônia só para conferir os melhores e os piores looks dos convidados no tapete vermelho.

Ao longo do tempo, os gostos foram mudando, e as tendências, trocadas. No red carpet, as cores mais usadas, as grifes, os cortes e as texturas também variam. Afinal, a moda se renova constantemente.

A edição de 2019 acontece neste domingo (24/2) em Los Angeles, nos Estados Unidos. Para já entrar no clima, a coluna fez uma retrospectiva dos visuais mais icônicos que já passaram pelo Oscar.

Vem comigo conferir!


Uma das edições mais memoráveis do Oscar foi na qual Cher, em 1986, ganhou o prêmio de Melhor Atriz por sua atuação em Moonstruck. Ela surgiu para receber a estatueta com um look performático by Bob Mackie. Além da barriga de fora, ela usou uma peruca de plumas.

Quando ganhou o segundo Oscar de sua carreira, em 1992, Jodie Foster foi ousada. Apostou em um visual com macacão decotado e blazer oversized. Já em 1999, o Ralph Lauren de Gwyneth Paltrow deu o que falar. A produção da artista, que levou a estatueta de Melhor Atriz por Shakespeare Apaixonado, era rosa e longo com alças finas.

Getty Images
Cher, em 1986, com um look by Bob Mackie

 

Frank Trapper/Corbis via Getty Images
Jodie Foster em 1992

 

Frank Trapper/Corbis via Getty Images
Gwyneth Paltrow em 1999

 

Um vestido preto aveludado da Valentino foi a aposta de Julia Roberts quando ganhou o Oscar de Melhor Atriz pela atuação em Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento. Além de uma cauda, a peça tinha listras brancas e um decote com tela transparente.

A cerimônia de 2002 ficou marcada com o Oscar de Halle Berry, a primeira mulher negra a receber o título de Melhor Atriz, pelo seu trabalho em A Última Ceia. Para a noite, ela escolheu um vestido transparente com detalhes florais. Na parte de baixo, uma saia bordô de cetim com cauda.

Na época, Halle pensava que o prêmio abriria portas para outras mulheres negras na indústria. No entanto, há dois anos, ela afirmou que se sentia desapontada ao perceber a falta de representatividade ainda vigente.

William Conran - PA Images/PA Images via Getty Images
Em 2001, Julia Roberts de Valentino

 

KMazur/WireImage/via Getty Images
Halle Berry, de Elie Saab, em 2002

 

Já em 2005, Cate Blanchett subiu ao palco com nada menos que um vestido amarelo da Valentino. Ela recebeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por O Aviador. Na mesma edição, a brasileira Gisele Bündchen apareceu na premiação com um tomara que caia branco da Dior. Na época, ela acompanhou o ator e então namorado, Leonardo Di Caprio.

O ano de 2007 ficou marcado por Nicole Kidman usando Balenciaga. O vestido by Ghesquière tinha cor intensa, um vermelho enérgico. Três edições depois, Sandra Bullock ganhou o prêmio de Melhor Atriz por Um Sonho Possível, com um look prateado e brilhoso da Marchesa.

KMazur/WireImage/via Getty Images
Cate Blanchett em 2005, de Valentino

 

M. Von Holden/FilmMagic/via Getty Images
Gisele Bündchen usou Dior em 2005

 

Kevin Mazur/WireImage/via Getty Images
Nicole Kidman em 2007, de Balenciaga

 

Ian West/PA Images via Getty Images
Sandra Bullock vestiu Marchesa em 2010

 

Como falar da premiação e não citar Meryl Streep? Em 2012, a atriz que coleciona estatuetas decidiu aparecer toda de dourado. Algumas pessoas até falaram que ela estava “vestida de Oscar”. A produção ousada da Lanvin marcou a história da grande celebração do cinema.

No mesmo ano, quem também chamou atenção foi Angelina Jolie, que foi à premiação com um vestido Versace de veludo preto. A fenda lateral deixava em evidência a perna direita da atriz e dava uma sensação de que o membro estava deslocado.

Frank Trapper/Corbis via Getty Images
Meryl Streep usou Lanvin em 2012

 

Ian West/PA Images via Getty Images
Angelina Jolie, de Versace, no Oscar de 2012

 

Nem só de glamour é feito o Academy Awards. Quando Jennifer Lawrence ganhou o prêmio de Melhor Atriz pela atuação em O Lado Bom da Vida, a atriz escolheu um vestido longo e branco da Dior. A peça era tão volumosa que ela tropeçou ao subir no palco.

 Ian West/PA Images via Getty Images
Jennifer Lawrence de Dior em 2013

 

Lupita Nyong’o atraiu todos os olhares no cinema em 2014. Com o papel em 12 Anos de Escravidão, ela ganhou a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante. Para a grande noite, a artista escolheu um vestido azul decotado da Prada. A peça era longa, acinturada e extremamente elegante.

Christopher Polk/Getty Images
Lupita Nyong’o usou Prada no Oscar de 2014

 

Em 2017, Dakota Johnson foi uma das apresentadoras do Oscar. Na premiação, a atriz, que já surpreendeu várias vezes com produções ousadas, usou um look da Gucci. O vestido dourado cobria o corpo dela do pescoço aos pés. Com mangas compridas, a roupa apresentava um detalhe frontal franzido na cintura.

Em 2018, Emma Stone apostou em uma pegada mais descolada para o evento, mas sem perder a elegância. De Louis Vuitton, a norte-americana vestiu terninho acinturado com calça. Na produção, um mix de cores interessante: azul, rosa e vinho.

Na mesma edição, outro visual que chamou atenção foi o de Saoirse Ronan. Apesar de ter investido em uma composição com vibe romântica, a atriz não economizou no volume na parte de trás do vestido tomara que caia. Com cauda e laço, o longo da Calvin Klein era robusto.

Frazer Harrison/Getty Images
Dakota Johnson de Gucci em 2017

 

Steve Granitz/WireImage/via Getty Images
Emma Stone de Louis Vuitton no ano passado

 

Kevin Mazur/WireImage/via Getty Images
Saoirse Ronan de Calvin Klein, em 2018

 


Oscar 2019
A próxima edição promete. Os filmes Roma e A favorita lideram com 10 indicações cada. Nasce uma Estrela tem nove chances de ganhar, incluindo como Melhor Filme e Roteiro Adaptado. Além disso, Pantera Negra é o primeiro longa de super-herói a disputar a principal categoria.

Vice concorre a oito indicações. Entre elas, Melhor Filme, Diretor e Ator. Christian Bale, inclusive, é um dos prediletos ao lado de Rami Malek, por Bohemian Rhapsody.

Uma das grandes apostas, Lady Gaga está indicada aos prêmios de Melhor Atriz e Melhor Canção Original. Quem também tem grande chances de levar a estatueta de atuação feminina é Glenn Close, que já faturou o Globo de Ouro neste ano.

 

Veja mais looks de diferentes edições na galeria:

0

Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!


Colaborou Rebeca Ligabue

Últimas notícias