Renew: Converse cria versão ecológica do clássico All Star

A nova linha tem opções dos modelos Chuck Taylor e Chuck 70 feitas com garrafas PET recicladas. Em breve, a marca promete outros materiais

atualizado 09/07/2019 16:41

Um dos modelos mais conhecidos de tênis, o bom e velho All Star acaba de ganhar uma alternativa sustentável. A Converse lançou a linha Renew, que engloba versões dos modelos Chuck Taylor e Chuck 70 feitas com materiais reciclados.

O primeiro lançamento é o Renew Canvas, que utiliza garrafas PET para a fabricação do tecido. Segundo a label, é a “mesma sensação e aparência da lona tradicional do Converse, exceto que, agora, é feito 100% de poliéster reciclado que veio de garrafas plásticas usadas”. Com isso, a marca norte-americana quer reduzir o desperdício.

Vem comigo!

A novidade está disponível no site internacional Converse desde a última sexta-feira (05/07/2019). Ainda não se sabe, entretanto, se há uma data para chegar ao Brasil. Além dos tênis, a linha inclui camisetas, boné e tote bag.

Todos os produtos são decorados com a frase “Life’s too short to waste” (a vida é muito curta para desperdiçar, em tradução do inglês). Entre os calçados, há opções de cano médio, baixo e modelos infantis.

Até o momento, a linha tem peças nas cores verde, preto, off-white, marrom, amarelo-mostarda e azul.

Divulgação/Converse
Modelos Chuck 70 da linha Converse Renew Canvas

 

Reprodução/Converse
Chuck Taylor All Star com a frase “Life’s too short to waste” (a vida é muito curta para desperdiçar, em inglês)

 

Reprodução/Converse
Os modelos Renew Canvas são feitos com poliéster reciclado

 

Reprodução/Converse
O poliéster da linha Renew Canvas é feito com garrafas PET recicladas, coletadas em países em desenvolvimento

 

Reprodução/Converse
Frase em inglês é bordada na língua dos tênis Chuck 70 da linha Renew Canvas

 

Transformar o plástico em tecido foi uma tarefa em equipe. A Converse firmou uma parceria com a empresa de reciclagem britânica First Mile, que coleta garrafas PET usadas em países em desenvolvimento. Em seguida, elas são transformadas em flocos, derretidas e enroladas aos fardos, que dão origem aos fios. O material, então, é tecido e vira poliéster reciclado, usado para criar a lona dos tênis, boné e tote bag.

Novas versões com outros materiais estão a caminho. Em agosto, a marca vai lançar o Renew Denim, com jeans reciclados selecionados à mão. Na primavera do ano que vem, a Converse promete um novo tecido, que mistura poliéster e 40% de algodão reciclado das fábricas.

Colaborou Hebert Madeira

SOBRE O AUTOR
Ilca Maria Estevão

Formada em psicologia pela Universidade Georgetown, em Washington (EUA). É apaixonada por moda e acompanha toda movimentação no universo fashion.

Últimas notícias