metropoles.com

Pressão de patrocinadores faz Vogue adiar Baile de Carnaval

Editora Condé Nast tentou manter sua tradicional festa, mas nem a saída de Donata Meirelles tranquilizou os parceiros da publicação de moda

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Vogue Brasil
op capa 2
1 de 1 op capa 2 - Foto: Reprodução/Vogue Brasil

A 15ª edição do Baile da Vogue não irá mais acontecer no próximo dia 21, como era previsto. A editora Condé Nast resolveu adiar seu tradicional evento após os patrocinadores demonstrarem desconforto em relação à recente polêmica envolvendo a ex-diretora de estilo da revista, Donata Meirelles.

Vem saber mais comigo!

 

A Vogue até tentou manter seu baile de Carnaval, mas nem mesmo o pedido de demissão de Donata Meirelles, na última quarta-feira (13/2), foi suficiente para acalmar os parceiros da festa. O evento acabou atingido pela saída da ex-diretora de estilo da revista de moda.

A esposa do publicitário Nizan Guanaes escolheu homenagear a Bahia em seu aniversário de 50 anos. No entanto, a presença de negras vestidas com roupas e turbantes brancos foi interpretada como uma ofensa à população negra. Em algumas fotos, Donata e convidados posaram em uma cadeira ao centro. A prática foi considerada preconceituosa por ativistas e internautas, que viram na cena uma representação de “mucamas” ao lado de um “trono de sinhá”.

A situação não afetou apenas a imagem de Donata. Como o caso aconteceu duas semanas antes do Baile da Vogue, as marcas envolvidas no evento ficaram temorosas em vincular sua imagem à publicação após a situação, principalmente aquelas que apoiam a diversidade em suas campanhas publicitárias.

Entre os patrocinadores da festa de 2019, estavam a Pantene, Diageo (Johnnie Walker), Magnum, Elma Chips Sensações, BMW, Café Orfeu, Cartões Elo, Coca-Cola, Iorane e Le Lis Blanc.

Reprodução/Vogue Brasil
Edição de 2018

 

Reprodução/Vogue Brasil
Baile de 2014

 

O clima nos bastidores era de incerteza, e vários veículos chegaram a noticiar o cancelamento do baile no decorrer da semana, mas a Vogue não deu o braço a torcer. A diretora-geral da Globo Condé Nast, Daniela Falcão, chegou a emitir um comunicado aos patrocinadores, onde prometia transformar o baile em uma plataforma de democratização e inclusão no ambiente da moda.

“Desde que passou a ser vítima de ataques nas redes sociais, por conta da polêmica envolvendo a festa de aniversário de sua diretora de estilo, Donata Meirelles, a Vogue procurou se aproximar de ativistas e filósofos negros para entender como poderia transformar a revista em um espaço de conciliação e transformação, contribuindo para uma maior democratização e inclusão social no ambiente da moda. Das inúmeras sugestões que estão sendo debatidas e analisadas, decidimos fazer do nosso mais importante evento, o Baile de Carnaval, a plataforma desta conciliação.”

“Convidamos vozes ativas de movimentos sociais, filósofos, formadores de opinião e celebridades que têm um histórico de luta em prol de uma sociedade mais igualitária para dividirem o palco do Teatro Vogue com nossas principais atrações, reforçando a ideia de que ‘aqui todo mundo tem espaço para brilhar. Será um baile transformador e contamos com vocês para, juntos, fazermos essa revolução’”, dizia o texto enviado no dia 14.

O apelo, porém, parece não ter surtido efeito, e a publicação decidiu adiar o evento. Em um novo comunicado, enviado à imprensa na tarde desta sexta-feira (15/02), a Vogue estabeleceu que o baile fechará as comemorações do Carnaval, no dia 23 de março.

“Com o objetivo de transformar o Baile de Gala da Vogue numa plataforma de inclusão no universo da moda, a Vogue entende que precisa de tempo hábil para implementar ações importantes e garantir que o baile seja efetivamente um marco deste novo momento. Por conta disso, o baile será transferido para 23 de março, um sábado, num momento mais apropriado e fechando em grande estilo as festividades de Carnaval com apoio dos patrocinadores”, afirmou a Condé Nast.

O Baile da Vogue é uma das ações mais badaladas do Carnaval brasileiro, sempre com vários artistas e influenciadores marcando presença. Neste ano, o tema da festa seria Opera D’Oro, em homenagem aos grandes impérios e civilizações que cultuavam o metal precioso. Ivete Sangalo estava escalada para animar a noite, contudo, não se sabe se a revista irá manter a mesma configuração na nova data.

Reprodução/Vogue Brasil
Ivete Sangalo e Anitta em 2015

 

Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!

Colaborou Danillo Costa

Compartilhar notícia