Prada mira na simplicidade no primeiro dia do Milão Fashion Week

Nesta quarta-feira (18/09/2019), a grife apresentou uma coleção de primavera/verão 2020 com foco no essencial, sem perder a elegância

Andreas Rentz/Getty ImagesAndreas Rentz/Getty Images

atualizado 18/09/2019 21:04

Foi dada a largada para a Semana de Moda de Milão, uma das mais prestigiadas do principal circuito fashion internacional. O primeiro dia de desfiles do calendário oficial incluiu o show da Prada. Para a primavera/verão 2020, a grife italiana apostou na simplicidade contextualizada pelo essencial.

Vem comigo saber mais!

 

O desfile aconteceu na Fundação Prada, uma das instituições de arte privada mais famosas do mundo. Criado pelo estúdio de pesquisa e design da AMO, o cenário montado foi vibrante e dinâmico. Padrões geométricos com azulejos de cerâmica formaram a passarela e os assentos entrelaçados.

Divulgação/Prada
O cenário do desfile foi geométrico e descontraído

 

“Simples, não minimalista”. Foi assim que a própria Miuccia Prada definiu a coleção. As criações de primavera/verão 2020 representam a vontade de reduzir o guarda-roupa ao essencial, materializando apenas o que é realmente significativo.

“Meu sentimento atual é que há muito de tudo e chegou a hora de se comprometer seriamente a produzir menos. O que é uma contradição, porque a imprensa, os compradores e o público estão constantemente procurando algo novo “, explicou a diretora criativa da label à imprensa internacional.

“A moda pega sua mão com facilidade e é preciso saber como distinguir o que é forte do que não é”, destacou Miuccia.

Baseada nesse conceito, a estilista desenvolveu roupas atemporais, sem deixar de lado a sofisticação e o DNA clássico da marca. Além de conjuntos de alfaiataria, tiveram destaque peças únicas, que sozinhas formam looks interessantes, como trench coats e vestidos. Em geral, a ideia foi proporcionar combinações fáceis e valorosas ao mesmo tempo.

Materiais aveludados, fluidos e outros mais rígidos fizeram um contraste harmonioso na passarela da Prada. Nervuras e plissados incrementaram as produções.

A paleta de cores transitou por tons de azul, preto, branco e cinza, dando espaço para outros pigmentos de laranja, rosa e dourado.  Bordados em formas de elementos da natureza deram o toque final. Alguns tinham até lantejoulas.

Os acessórios também chamaram atenção. Bolsas de palha, bonés nada convencionais e chapéus assimétricos complementaram os visuais. Nos pés, calçados com pegada vintage dos anos 1920.

Andreas Rentz/Getty Images
Apesar de não ser minimalista, a coleção teve foco na simplicidade

 

Andreas Rentz/Getty Images
Toque de transparência no look elegante

 

Andreas Rentz/Getty Images
Miuccia Prada investiu em bordados que fizeram toda a diferença

 

Andreas Rentz/Getty Images
Detalhes aveludados

 

Andreas Rentz/Getty Images
Os conjuntos de alfaiataria são clássicos

 

Andreas Rentz/Getty Images
Blazer abotoado com calça midi: chique e cool

 

Andreas Rentz/Getty Images
A primavera/verão 2020 da Prada é majoritariamente sóbria…

 

Andreas Rentz/Getty Images
… Mas ganhou doses de cores vibrantes

 

Andreas Rentz/Getty Images
Os bordados também chamaram atenção

 

Andreas Rentz/Getty Images
Cintilância com calçado over the knee

 

Andreas Rentz/Getty Images
Os acessórios de palha e os sapatos vintage deram o que falar

 

Andreas Rentz/Getty Images
A estilista manteve o DNA clássico da grife, com um toque de modernidade

 

Andreas Rentz/Getty Images
Peças lisas e rebuscadas

A programação oficial do Milão Fashion Week segue até 23 de setembro. No total, serão cerca de 170 coleções apresentadas. Um diferencial desta temporada é o foco em sustentabilidade.

Entre as marcas que vão se apresentar nos próximos dias, estão Fendi, Bottega Veneta, Moschino, Versace, Philosophy di Lorenzo Serafini e Gucci.

 

Colaborou Rebeca Ligabue

SOBRE O AUTOR
Ilca Maria Estevão

Bacharel em psicologia pela Universidade Georgetown, em Washington D.C. (EUA). É apaixonada por moda e acompanha toda movimentação no universo fashion.

Últimas notícias