Popularizado por Ariana Grande, rabo de cavalo alto vira hit em 2019

Cabeleireiros dão dicas de como arrasar no penteado, sucesso entre celebridades, grifes e influencers

Getty ImagesGetty Images

atualizado 18/04/2019 11:01

A principal marca da cantora Ariana Grande, sem dúvidas, é seu rabo de cavalo no topo da cabeça. A artista investe tanto no penteado que já foi até alvo de críticas por não inovar na hora de arrumar as madeixas. Contudo, a insistência da americana no artifício de beleza foi tanta que ela inspirou outras celebridades.

Rihanna, Kim Kardashian, Kylie Jenner, Bella Hadid, Jennifer Lopez, Demi Lovato, Jorja Smith e até Beyoncé passaram a recorrer ao truque sempre que podem, até mesmo em eventos como o Met Gala. Nas passarelas, Versace e Valentino também apostaram nos ponytails altos, tornando o penteado umas das principais tendências de 2019.

Também pudera: de fácil execução, o rabo de cavalo é muito versátil e pode ser usado tanto no dia a dia quanto em festas. Embora o recurso pareça ser simplório, há alguns segredos na hora de arrematá-lo.

Vem conferir algumas dicas comigo!

Parece absurdo procurar um cabeleireiro para fazer um rabo de cavalo, mas, dependendo do tipo de fio, as expertises de um profissional se tornam indispensáveis para um penteado acertado. Além da angulação correta e do posicionamento, existem produtos-chave para os volumes e texturas que tal produção demanda.

De acordo com Paulo Rogério, que dirige seu salão homônimo na QI 11 do Lago Sul, o ponytail é muito procurado por suas clientes, mas não é todo estilo que sustenta o penteado. “Por ser algo mais conceitual, o rabo alto fica melhor em pessoas com uma personalidade mais descolada. Talvez uma mulher mais básica não fique muito à vontade com a produção. Tem de se empoderar e passar autoconfiança”, acredita.

Allen Berezovsky/Getty Images for Fashion Media
Ariana é uma grande entusiasta do rabo de cavalo

 

Reprodução/Instagram/@beyonce
Beyoncé

 

Bryan Bedder/Getty Images for Christian Dior
Rihanna

 

Kamal Sellehuddin/Getty Images
Jennifer Lopez

 

James Devaney/GC Images
Kim Kardashian no último Met Gala

 

Steve Granitz/WireImage
Demi Lovato

 

Reprodução/Instagram/@kyliejenner
Kylie Jenner

 

Michael Ostuni/Patrick McMullan via Getty Images
Hailey Baldwin

 

Dave J Hogan/Getty Images
Jorja Smith foi ao BRIT Awards 2019 com um rabo de cavalo

 

Alexandre Schneider/Getty Images
A britânica, inclusive, escolheu usar o ponytail para sua participação no Lollapalooza Brasil

 

Outro fator a ser analisado antes de bater o martelo são as orelhas. “Alguns formatos limitam qualquer tipo de rabo de cavalo. É um caso delicado, mas algumas resolvem o problema colando com Super Bonder”, relata o cabeleireiro.

Segundo Paulo, quanto mais cabelo a cliente tiver, melhor. Porém, para aquelas com menos fios, existem produtos que resolvem o problema. “Rabo de cavalo minguado não fica bonito. Tem de ter textura e volume – então, para quem tem bastante cabelo, é ideal. Para quem tem menos, a gente desfia e coloca produtos para encorpar o fio”, explica.

Divulgação
Paulo afirma que as mais descoladas sustentam melhor a produção

 

Gotham/Getty Images
Tendência também faz sucesso no street style

 

Timur Emek/Getty Images
Jasmine Sanders nas ruas de Manhattan

 

Matthew Sperzel/Getty Images
No New York Fashion Week, o ponytail fez sucesso

 

Matthew Sperzel/Getty Images
Penteado dá modernidade à produção

 

Edward Berthelot/Getty Images
Thassia Naves no último Paris Fashion Week

 

Edward Berthelot/Getty Images
Helena Bordon durante a Semana de Alta-Costura

 

Frazer Harrison/Getty Images for Coachella
Artifício pode ser feito com tranças

 

O proprietário do Paulo Rogério Studio afirma que o rabo de cavalo no topo da cabeça é mais indicado para ocasiões mais despretensiosas. “Casamento demanda algo mais sofisticado, então não sei se esse tipo rabo de cavalo seria apropriado. Talvez em um cabelo comprido, com um acabamento mais limpo, fique legal, mas acima dos ombros não fica”, garante ele.

Ricardo Maia, do Renoir, também indica observar o estilo do evento no qual se vai usar o penteado. “O rabo de cavalo é indicado para uma ocasião mais informal, mas, fora isso, é um penteado que fica lindo em todas as mulheres. Sabendo trabalhar o visagismo, não tem erro”, defende.

Divulgação
Ricardo Maia defende que o penteado é para todas

 

Para ele, nem mesmo a orelha impede a execução da produção. “A gente pode colar, esconder a orelha com o cabelo, fazendo um estilo mais desconectado… são mil opções. Até mesmo para quem tem uma testa mais avantajada, dá para fazer. É só trabalhar bem o formato do rosto.”

O local ideal do rabo de cavalo alto, segundo Ricardo, é na parte superior da nuca. “Quanto mais alto, melhor. O truque é traçar uma linha diagonal entre o queixo e o extremo oposto da cabeça. Dessa forma, alcançamos o ângulo correto”, ensina.

Getty Images
Ângulo correto do rabo de cavalo

 

Victor Boyko/Getty Images
Desfile da Versace na Semana de Moda de Milão

 

Victor Boyko/Getty Images
Grife Michael Kors investiu pesado nos ponytails

 

Daniele Venturelli/WireImage
Emily Ratajkowski ostentou sua cauda

 

Pietro D'aprano/Getty Images
No último show da Byblos, no Milan Fashion Week

 

 Pietro D'aprano/Getty Images
Acessório foi usado para finalizar penteado

 

Dominique Charriau/WireImage
A Valentino apostou na tendência em seu último desfile no Paris Fashion Week

 

Pascal Le Segretain/Getty Images
A etiqueta italiana finalizou com mechas na testa

 

Em seu salão, a busca pelo ponytail também é grande. “Tem saído bastante, pois é um penteado que resiste. A mulher sai da festa e o penteado ainda está inteiro. Não envelhece, não sai de moda e, por não encostar na nuca, é mais fresco. O cabelo não fica colando nas costas quando a mulher transpira”, finaliza.

O rabo de cavalo de 2019 gira em torno de três fatores: preparação, posicionamento e finalização. Primeiro, você dá volume aos fios, com uma mousse ou máscara, depois posiciona a cauda no centro da cabeça, obedecendo à angulação ensinada por Maia, e a prende com um bom elástico. Para concluir, invista em algum óleo, gel, pomada ou verniz para eliminar qualquer frizz que tenha ficado na cabeça.

Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!

Colaborou Danillo Costa

SOBRE O AUTOR
Ilca Maria Estevão

Bacharel em psicologia pela Universidade Georgetown, em Washington D.C. (EUA). É apaixonada por moda e acompanha toda movimentação no universo fashion.

Últimas notícias