Osklen disponibiliza saco para lavar roupas sem liberar microplásticos

A marca trouxe para o Brasil uma tecnologia de origem alemã que filtra a liberação das partículas e contribui para reduzir a poluição

Alessandro Di Ciommo/NurPhoto via Getty ImagesAlessandro Di Ciommo/NurPhoto via Getty Images

atualizado 29/06/2019 13:47

Os hábitos sustentáveis são aderidos com cada vez mais frequência por várias marcas que se preocupam com o meio ambiente e atendem aos pedidos de consumidores. No Brasil, um ótimo exemplo de engajamento é a Osklen. A label já contabiliza duas décadas de ações e pesquisas com responsabilidade ambiental e social.

Agora, a etiqueta de Oskar Metsavaht anunciou mais uma novidade sem fins lucrativos: pela primeira vez no Brasil, vai comercializar a GuppyFriend Washing Bag. São sacolas que filtram a liberação de microplásticos das roupas durante a lavagem.

Vem comigo!

 

Quando são lavados, os tecidos sintéticos desprendem minúsculas fibras de plástico. Esses resíduos são poluentes e acabam chegando aos rios, lagos e oceanos. Essas micropartículas acabam sendo ingeridas por animais marinhos e até entram na cadeia alimentar, de forma prejudicial, inclusive, para os seres humanos que estão no fim da linha.

Segundo um estudo da International Union for Conservation of Nature (IUCN), mais de dois terços do microplástico encontrado nos oceanos são originados das fibras liberadas na lavagem de roupa e  dos pneus de automóveis.

Como alternativa para diminuir a poluição, a Osklen trouxe para o país uma nova tecnologia. De origem alemã, a GuppyFriend Washing Bag é feita de malha e envolve as peças para serem colocadas na máquina de lavar.

Divulgação/Osklen/GuppyFriend
A sacola filtra a liberação de microplásticos das roupas na hora da lavagem

 

O saco armazena as fibras que se desprendem dos itens durante o processo. Depois, é possível retirá-las e descartar da forma correta.

A partir de 6 de julho, o produto estará disponível em lojas selecionadas da Osklen. Cada item custa R$ 127.

Divulgação/Osklen/GuppyFriend
No Brasil, as peças serão vendidas em lojas selecionadas da Osklen

 

Divulgação/Osklen/GuppyFriend
Caixa da GuppyFriend Washing Bag

 

 

Outras iniciativas

Fundada em 1989, no Rio de Janeiro, a Osklen é reconhecida nacional e internacionalmente pela responsabilidade socioambiental. No DNA da marca, está a construção de uma visão de novo luxo. 

De acordo com a label, com a produção de itens de malha PET, a empresa já poupou mais de 119 milhões de litros de água e reduziu em aproximadamente 70% o consumo de energia elétrica, além de ter reutilizado cerca de 300 mil garrafas plásticas.

Outra iniciativa famosa da Osklen é o uso de couro de pirarucu, peixe destinado à alimentação. A pele do animal nativo da Bacia Amazônica era comumente descartada, ocasionando poluição biológica. Por meio do Instituto-e, a marca reaproveita o couro e ainda ajuda comunidades ribeirinhas.  

O conceito ASAP (as sustainable as possible, as soon as possible), pregado pela Osklen, reforça a urgência na adoção de práticas e atitudes conscientes. Recentemente, a fim de combater o uso desenfreado do algodão, a grife brasileira apresentou uma coleção de itens antiodor, o que ajuda na redução do consumo de água e energia.

 

Divulgação/Osklen
A Osklen é conhecida pelo engajamento

 

Divulgação/Osklen
A label de Oskar Metsavaht faz um chamado para a urgência da adoção de práticas e atitudes mais sustentáveis

 

Divulgação/Osklen
A marca desenvolve os famosos produtos feitos de couro de pirarucu

 

Colaborou Rebeca Ligabue

SOBRE O AUTOR
Ilca Maria Estevão

Bacharel em psicologia pela Universidade Georgetown, em Washington D.C. (EUA). É apaixonada por moda e acompanha toda movimentação no universo fashion.

Últimas notícias