Modelo virtual é contratada por uma das maiores agências do mundo

A boneca Noonoouri agora faz parte da mesma empresa que representa Gisele Bündchen, Bella e Gigi Hadid, Alessandra Ambrósio e Hailey Bieber

Reprodução/Instagram/@noonoouriReprodução/Instagram/@noonoouri

atualizado 17/09/2019 15:10

Em março, a coluna apresentou a você a influenciadora virtual Noonoouri. A boneca digital, criada pelo designer alemão Joerg Zuber, ganhou vida em 2018 e, em pouco tempo, chamou atenção de nomes como Marc Jacobs, Naomi Campbell, Maria Grazia Chiuri e Kim Kardashian. Agora, depois alcançar mais de 315 mil seguidores no Instagram, garantir algumas capas de revista e firmar parcerias comerciais com as etiquetas Tommy Hilfiger, Hugo Boss, Valentino, Prada e Gucci, a personagem acaba de assinar com a IMG Models, agência de modelos que representa as tops Gisele Bündchen, Bella e Gigi Hadid, Alessandra Ambrósio e Ashley Graham.

Vem saber mais comigo!

Ao ser notado pelos grandes nomes da indústria têxtil, Joerg Zuber afirmou que sua boneca virtual não tomaria o lugar das modelos profissionais. Isso, de fato, ainda não aconteceu, mas a notícia da contratação da influenciadora pela IMG Models a colocou no mesmo patamar que várias angels da Victoria’s Secret.

O feito inédito foi divulgado na última sexta-feira (13/09/2019), na conta oficial da personagem digital, em meio às comemorações de seu aniversário de 20 anos. O anúncio, publicado por meio de um vídeo, já foi visto mais de 175 mil vezes e acumula felicitações de diversos nomes da moda, como a brasileira Camila Coutinho. “Você merece!”, escreveu ela, que já estrelou uma capa da Glamour ao lado de Noonoouri.

Reprodução/Instagram/@noonoouri
Camila esteve na capa da Glamour junto com a influenciadora virtual

 

Reprodução/Instagram/@noonoouri
Costanza Pascolato é outra brasileira que já conheceu a boneca

 

O acordo com a IMG Models chega após as bonecas virtuais ganharem visibilidade massiva na internet. Eva Farah, especialista da WGSN, empresa responsável por prever tendências no mercado da moda, explica que o marketing em torno dessas personagens ainda tem muito espaço para crescer. “Em 2018, já tínhamos mapeado como uma tendência para ficar de olho e, com certeza, os avatares estão ganhando cada vez mais lugar, com potencial para se tornarem uma das principais tendências no universo das redes sociais”, explicou à Meio & Mensagem.

A profissional aponta que só as grifes estabelecidas têm investido nesse tipo de divulgação. Empresas novas, como Ugg e Fenty, também estão se aproveitando das figuras virtuais para promover seus produtos. “Elas já são personalidades da cultura pop, posando para a Vogue e estrelando na capa da High Snobiety. Certamente, isso impactará os intermediários da indústria, como as agências, que estão surgindo para ajudar os avatares a fecharem contratos pagos”, afirmou.

Reprodução/Instagram/@noonoouri
Aquele merchandising básico para a Hugo Boss

 

Reprodução/Instagram/@noonoouri
Personagem também faz ações para a Valentino

 

Reprodução/Instagram/@noonoouri
A Moschino também se rendeu à personagem Noonoouri

 

Reprodução/Instagram/@noonoouri
Incorporando a campanha da parceria entre Versace e Kith

 

As marcas se associam às influenciadoras por seu potencial de propagação e engajamento e, nesse aspecto, Noonoouri não deve nada às colegas de carne e osso. Com atividade contínua e grande volume de publicações, a boneca possuí, em média, 9,8 mil curtidas e 147 comentários por post.

Se para as blogueiras de moda, a produção de conteúdo demanda muito tempo e esforço, para as personagens virtuais isso pode ser muito mais trabalhoso. “As pessoas veem a imagem e acham que é fácil, mas às vezes levo entre dois e três dias na confecção de um post. No Stories, quando envolve movimento, demora mais ainda, de duas a seis semanas”, contou Joerg Zuber à Vogue Brasil.

Reprodução/Instagram/@noonoouri
Cada imagem demora entre dois e três dias para ser feita

 

Reprodução/Instagram/@noonoouri
A boneca tem, em média, 9,8 mil curtidas e 147 comentários por post

 

Reprodução/Instagram/@noonoouri
Ícone do street style

 

No comando da Opium Effect, agência de branding e design baseada em Munique, o alemão define sua criação como um novo formato de cultura digital. “A ideia é transportar histórias sobre a herança e o legado de grandes marcas da moda para as redes sociais. Noonoouri ama moda e detalhes. Com ela, posso mostrar coisas que um designer não consegue pelos métodos convencionais que a indústria oferece. Ela venera Versace, Chanel, Burberry, Gucci, e já está sendo convidada para esses desfiles”, garante o pai da nova agenciada da IMG Models.

Reprodução/Instagram/@noonoouri
Noonoouri ao lado de Alessandra Ambrósio, no desfile de Zuhair Murad

 

Reprodução/Instagram/@noonoouri
Na passarela de Jean-Paul Gaultier

 

Reprodução/Instagram/@noonoouri
Ao lado de Tommy Hilfiger na última Semana de Moda de Nova York

 

Colaborou Danillo Costa

SOBRE O AUTOR
Ilca Maria Estevão

Bacharel em psicologia pela Universidade Georgetown, em Washington D.C. (EUA). É apaixonada por moda e acompanha toda movimentação no universo fashion.

Últimas notícias