Meghan no Met Gala 2020? Veja o que se sabe sobre o evento

Tabloide cogita a presença da duquesa de Sussex no tapete vermelho mais importante da moda. O evento ocorrerá no dia 4 de maio

atualizado 04/03/2020 11:09

Faltam só dois meses para o Met Gala 2020, que terá o tema About Time: Fashion and Duration (Sobre Tempo: Moda e Duração) e acontecerá no dia 4 de maio. Uma personalidade para lá de especial pode ter sido convidada para a edição deste ano, de acordo com a imprensa internacional. Segundo o tabloide britânico The Sun, Meghan Markle marcará presença no baile anual, que, desta vez, celebrará os 150 anos do Metropolitan Museum of Art.

Vem comigo saber mais detalhes sobre a edição 2020!

O tema do baile e da exposição

Oficialmente, o nome do Met Gala é Costume Institute Gala. Todos os anos, o baile ocorre na primeira segunda-feira do mês de maio e inaugura a exposição do Costume Institute no Met Museum. Em 2020, o evento ocorrerá em 4 de maio, e a abertura da mostra, no dia 7. Anualmente, o código de vestimenta do baile acompanha o tema da exposição.

Para celebrar o 150º aniversário do museu, a exibição terá 160 peças femininas do ano de 1870 até os dias atuais, com curadoria de Andrew Bolton.

O tema About Time: Fashion and Duration tem como base Orlando (1928), livro de Virginia Woolf, assim como o filme derivado, e teorias do filósofo francês Henri Bergson.

Metade da exposição será exibida de maneira linear, enquanto a outra vai seguir uma linha diferente, na qual as peças se conectam com o momento atual, mesmo que tenham sido criadas muito antes. Dessa forma, uma peça de 1951 pode ser justaposta a uma de 2012, por exemplo. Cerca de 70% dos itens serão do acervo, enquanto outros 30% serão “presentes” das marcas.

A artista e cenógrafa londrina Es Devlin, colaboradora de artistas como Beyoncé, é a responsável por transformar o ambiente do museu em uma espécie de “relógio” para a mostra.

Taylor Hill/Getty Images
Max Hollein, Anna Wintour, Nicolas Ghesquiere, Andrew Bolton e Michael Burke em press preview da exposição do Met Museum no fim de fevereiro, em Paris

 

Selcuk Acar/NurPhoto via Getty Images
A mostra deste ano, intitulada About Time: Fashion and Duration (Sobre Tempo: Moda e Duração) será aberta no dia 7 de maio, com 160 peças femininas dos últimos 150 anos. A foto é da exposição anterior

 

Taylor Hill/WireImage via Getty Images
Imagem da exposição de 2017, sobre Rei Kawakubo e a marca Commes Des Garçons

 

Gilbert Carrasquillo/GC Images via Getty Images
O Costume Institute Gala, conhecido como Met Gala, é realizado anualmente na primeira segunda-feira de maio e inaugura a exposição

 

Vittorio Zunino Celotto/Getty Images for The Metropolitan Museum of Art via Getty Images
Foto de evento da imprensa em fevereiro do ano passado, com prévia da exposição de 2019

 

Quem serão os anfitriões

O evento deste ano será presidido por uma lista estrelada de personalidades da moda: Nicolas Ghesquière (diretor criativo da linha feminina da Louis Vuitton), as atrizes Emma Stone e Meryl Streep e o ator Lin-Manuel Miranda, além de Anna Wintour. Desde 1995, a editora-chefe da Vogue americana preside o evento e organiza a lista de convidados.

Em 2019, os anfitriões foram Lady Gaga, Harry Styles, Serena Williams e Alessandro Michele, enquanto Blake Lively, Bradley Cooper e Ryan Reynolds formaram o comitê. A Louis Vuitton será a patrocinadora deste ano, que ainda não teve uma atração musical divulgada.

Com Ghesquière na co-presidência, a expectativa é que o tapete vermelho seja inundado por looks da famosa marca francesa, criada em 1854.

John Shearer/Getty Images
Nicolas Ghesquière, diretor criativo das coleções femininas da Louis Vuitton, está na presidência desta edição do evento

 

Theo Wargo/WireImage via Getty Images
A atriz Emma Stone, embaixadora da LV, também está no time

 

Frank Trapper/Corbis via Getty Images
Meryl Streep deve comparecer ao evento pela primeira vez em 2020, como parte da presidência!

 

Kevin Mazur/Getty Images
Outro co-presidente é o ator Lin-Manuel Miranda

 

Taylor Hill/FilmMagic/via Getty Images
Desde 1995, Anna Wintour preside o evento e escolhe quem serão os convidados para o Met Gala

 

Quem vai comparecer

Apesar da lista de 2020 não ter sido divulgada ainda, a expectativa é de participantes célebres e que já foram em edições passadas, como Kendall e Kylie Jenner, Kim Kardashian, Gigi e Bella Hadid, entre outros convidados assíduos, que participam gratuitamente. Quem tem interesse nos ingressos individuais, super disputados, precisa desembolsar cerca de US$ 30 mil e ser pré-aprovado por Anna Wintour.

O tapete vermelho é a única parte do evento transmitida ao público em geral. Ele é exibido pela página da Vogue norte-americana no Facebook. Depois de passarem pelo red carpet, os convidados visitam a exposição, participam do jantar e podem assistir a uma apresentação musical. Muitos deles encerram a noite em afterparties badaladas.

Karwai Tang/Getty Images
Kim Kardashian é participante assídua do evento e pode ser uma das convidadas desta edição

 

@kyliejenner/Instagram/Reprodução
Pelo que indicam os anos anteriores, as irmãs Kylie Jenner e Kendall Jenner também devem estar na lista

 

Gilbert Carrasquillo/GC Images via Getty Images
Será que Lady Gaga vai causar no evento, como fez na abertura da edição 2019, quando foi anfitriã?

 

Andrew H. Walker/Getty Images for Variety via Getty Images
Beyoncé já foi uma convidada frequente, mas não esteve nas três últimas edições

 

Alexis DUCLOS/Gamma-Rapho via Getty Images
Jared Leto marcou presença no tapete vermelho do baile nos últimos anos

 

Meghan Markle pode comparecer com Edward Enninful

Uma das primeiras grandes aparições da duquesa de Sussex após a saída oficial da realeza, no fim de março, deve ser no Met Gala deste ano. Segundo o tabloide The Sun, ela teria sido convidada e deve acompanhar o editor-chefe da Vogue britânica, Edward Enninful.

A notícia repercutiu na imprensa no último fim de semana. Fontes próximas à Meghan teriam dito ainda que o look dela será “glamouroso e andrógino”. Vale lembrar que o evento é conhecido pelos looks extravagantes e superproduzidos.

“Meghan está ansiosa para sair ocasionalmente sem Harry, para que ela possa se estabelecer mais uma vez em Hollywood”, disse uma fonte ao jornal. Já nessa segunda-feira (02/03), a revista britânica Hello! garantiu que a duquesa não comparecerá ao baile.

A ex-atriz, por sua vez, não se pronunciou sobre o assunto. Se a presença for confirmada, será que ela vai vestir Givenchy, como no casamento e no Fashion Awards 2018?

Jeff Spicer/BFC/Getty Images
O tabloide The Sun diz que Meghan Markle acompanhará o editor-chefe da Vogue britânica, Edward Enninful, no Met Gala 2020. A foto é do Fashion Awards 2018, quando ela apostou em modelo assimétrico da Givenchy

 

Royal Collection Trust/Reprodução
O vestido de casamento da duquesa de Sussex também foi da grife francesa Givenchy

 

Dominic Lipinski - WPA Pool/Getty Images
Se a presença for confirmada, algo que a revista Hello! nega, o baile do Met promete ser uma das primeiras grandes aparições de Meghan após a saída da realeza britânica, no fim de março

 

Victor Boyko/Getty Images For Christian Louboutin via Getty Images
Edward Enninful, editor-chefe da Vogue britânica

 

Chris Jackson - WPA Pool/Getty Images
Será que Meghan vai marcar presença a bordo de mais um look da Givenchy?

 

O Met Gala foi criado em 1948 por Eleanor Lambert, fundadora do CFDA, como um evento de alta sociedade para arrecadar fundos para fomentar o Costume Institute. O evento garante uma grande parte dos recursos para a instituição.

Hoje, ele é considerado o tapete vermelho mais importante do ano para o circuito da moda. Em 2019, a extravagância foi o dress code com o tema Camp: Notes on Fashion. A exposição About Time: Fashion and Duration vai de 7 de maio a 7 de setembro deste ano.

 

Colaborou Hebert Madeira

Últimas notícias