com Rebeca Ligabue, Hebert Madeira e Sabrina Pessoa

Estilista e príncipe árabe, Khalid Al Qasimi morre aos 39 anos

Ele era formado em design de moda pela Central Saint Martins e apresentou sua última coleção há cerca de três semanas no London Fashion Week

atualizado 03/07/2019 12:25

Estrop/Getty Images

O príncipe Khalid Al Qasimi morreu aos 39 anos, em Londres. A informação foi divulgada nessa terça-feira (02/07/19). A causa do óbito segue sob investigação. Ele era o segundo filho de um xeique dos Emirados Árabes Unidos. Estilista, ele havia se apresentado na Semana de Moda de Londres em junho deste ano.

 

Formado em arquitetura e também em design de moda pela Central Saint Martins, Khalid criou a marca Qasimi, em 2016, com foco no público masculino. A primeira coleção dele foi exibida em 2008.

O estilista já havia participado de semanas de moda renomadas, como a de Paris e a de Londres. Há três semanas, apresentou peças para a temporada de primavera/verão 2020 de menswear no London Fashion Week.

Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images
A Qasimi mostrou a coleção de primavera/verão 2020 há cerca de três semanas

 

Richard Bord/Getty Images
Em 2013, o estilista participou da Semana de Moda de Paris com a Qasimi Homme, a primeira versão de sua grife

 

Em nota oficial, divulgada no site e nas redes sociais da Qasimi, a marca lamentou a perda. “É com grande tristeza que informamos que Khalid Al Qasimi faleceu de forma inesperada no dia 1º de julho”, diz trecho do comunicado. “O mundo do design perdeu um grande filósofo e artista”, completa.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por QASIMI (@qasimi_official) em

 

A CEO do Conselho Britânico de Moda, Caroline Rush, manifestou-se sobre o falecimento. “Khalid Qasimi era um jovem talentoso, suas coleções eram modernas, elegantes e inovadoras. Nossos sentimentos estão com sua família, amigos e colegas”, disse ao WWD.

Os Emirados Árabes Unidos decretaram três dias de luto. Durante o período, bandeiras a meio mastro ficarão erguidas em razão da morte do príncipe. “O presidente, sua Alteza xeique Khalifa bin Zayed Al Nahyan, lamenta, com pesar e tristeza, a morte do xeique Khalid bin Sultan Al Qasimi, o filho do governante de Sharjah. E reza a Allah para que sua alma descanse em paz e conceda paciência e consolo à família”, assinalou o governo, em comunicado.

John Phillips/BFC/Getty Images for BFC
Khalid bin Sultan Al Qasimi era formado em design de moda pela Central Saint Martins, em Londres

 

As criações de Khalid eram descoladas e únicas. Com um DNA street e sofisticado, a Qasimi tinha roupas causais e de alfaiataria. O estilista brincava com tecidos, texturas e cores. Ele também era conhecido pelo engamento político na defesa dos direitos humanos e questões sociais ligadas ao Oriente Médio.

Reprodução/Instagram/@qasimi_official
Khalid misturava alfaiataria e peças casuais

 

Reprodução/Instagram/@qasimi_official
O estilista era criativo e talentoso

 

Reprodução/Instagram/@qasimi_official
As criações do príncipe árabe tinham referências na arquitetura

 

Colaborou Rebeca Ligabue

Últimas notícias