metropoles.com

Direto do street style: veja três modelos de botas que estão em alta

Versões da Bottega Veneta e Prada apostam no solado chunky. A Chanel, por sua vez, resgata referências a Karl Lagerfeld e Coco Chanel

atualizado

Compartilhar notícia

Christian Vierig/Getty Images
Look com bota Monolith da Prada
1 de 1 Look com bota Monolith da Prada - Foto: Christian Vierig/Getty Images

Observar o street style é uma ótima forma de ficar de olho no que está bombando na temporada, especialmente durante as semanas de moda. Quando o assunto é calçado, as botas estiveram entre as peças favoritas nas ruas durante os desfiles de primavera/verão 2021. Apesar de combinarem muito com o frio, elas também podem migrar diretamente para o calor do Brasil com ajuda de um bom styling. Por isso, a coluna selecionou três modelos vistos com frequência nos últimos meses – em fashion weeks ou fora delas – de três grandes grifes internacionais: Bottega Veneta, Prada e Chanel.

Vem comigo conferir!

Giphy/Chanel/Divulgação

Tire Boots, da Bottega Veneta

As Tire Boots, da grife italiana Bottega Veneta, misturam o estilo Chelsea com solado tratorado. Este tipo de sola é trabalhado nos calçados da marca desde a primeira coleção do diretor criativo Daniel Lee. As botas Tire, parte do pre fall 2020, estiveram por todos os lados no street style das últimas semanas, consagrando ainda mais o estilista como um verdadeiro criador de tendências. Vale lembrar que ele já colocou no radar peças como as sandálias de bico quadrado e as bolsas The Pouch.

Bottega Veneta Pre-fall 2020
As Tire Boots, da Bottega Veneta, fazem parte da coleção pre fall 2020

 

Tire Boots - Bottega Veneta
O modelo é um mix de solado tratorado com botas estilo Chelsea

 

Tire Boots - Bottega Veneta
O cabedal é de couro e o solado, de borracha

 

Consolidando os solados chunky no universo das botas, as Tire Boots têm opções curtas e médias. Hailey Bieber, em agosto, apareceu com um modelo vendido exclusivamente na varejista on-line Luisa Via Roma, em marrom com sola vermelha. A modelo combinou a peça com um blazer cinza-claro, sutiã branco, shorts jeans curto e uma bolsa vermelha; um ótimo jeito de transformar as botas em um item de verão.

Feito em couro e borracha, o modelo icônico da BV ocupou o 4º lugar do ranking realizado pela plataforma de pesquisas de moda Lyst com os produtos mais desejados do terceiro trimestre. Desde o início de setembro, com o endosso de influenciadoras digitais, as botas Bottega Veneta tiveram um aumento de 37% nas pesquisas, sem falar no fluxo de 3 mil pageviews durante a primeira quinzena de outubro.

Nas ruas da Europa, as Tire Boots foram combinadas com macacão, casacos amplos cinzentos e conjuntos de alfaiataria em cores neutras, com destaque para o branco. A versão com solado transparente, detalhes pretos e couro branco é uma das favoritas.

Hailey Bieber com as Tire Boots, da Bottega Veneta
Hailey Bieber no fim de agosto deste ano, com um modelo marrom e vermelho das Tire Boots

 

Gitta Banko com as Tire Boots, da Bottega Veneta
A influenciadora digital Gitta Banko combinou o calçado chunky com um conjunto estampado de alfaiataria, o que garantiu um ar mais moderno para o visual

 

Xiayan com as Tire Boots, da Bottega Veneta
A blogueira de moda Xiayan combinou o calçado, desta vez com solado transparente, com a bolsa e a estampa do vestido

 

Carolin Niemczyk com as Tire Boots, da Bottega Veneta
Uma das versões que fazem mais sucesso é esta branca, que aparece no look de Carolin Niemczyk

 

Dagmara Jarzynka com as Tire Boots, da Bottega Veneta
A combinação de cores, na maioria das vezes, é neutra, como neste visual de Dagmara Jarzynka

 

Sonia Lyson com as Tire Boots, da Bottega Veneta
Sonia Lyson combinou as botas Bottega Veneta com bolsa e jaqueta da Dior, calça Closed e turtleneck da Zara

 

Xiayan com as Tire Boots, da Bottega Veneta
Outro look de Xiayan, agora com um macacão e jaqueta puffer

 

Monolith Boots (ou combat boots), da Prada

Estes coturnos de solado chunky da Prada são os mais “antigos” dessa lista (outono/inverno 2019), mas continuam com seu brilho no street style. Desde o segundo semestre do ano passado, elas decoram pés de fashionistas em produções que vão do contraste com vestidos ultrafemininos aos looks mais arrojados e modernos, com pegada tomboy. A propósito, esse modelo foi lançado com uma grande variedade, incluindo opções com bolsas acopladas no tornozelo e panturrilha.

Desfile da Prada outono/inverno 2019
As diferentes variações das Monolith Boots, da Prada, foram introduzidas nos desfiles de outono/inverno 2019, em janeiro (masculino) e fevereiro (feminino) do ano passado. Uma das versões que mais chamam a atenção é esta com bolsas acopladas

 

Monolith Boots, da Prada
Versão de cano mais alto do coturno

 

Monolith Boots, da Prada
O solado chunky garante um visual arrojado

 

Listadas como o terceiro item mais desejado do quarto trimestre de 2019, segundo a Lyst, elas voltaram ao ranking no terceiro trimestre deste ano. Desta vez, como o sétimo produto masculino mais procurado, já que são opções unissex. O levantamento apontou ainda que elas marcam um contraste com o clima “confortável e caseiro” que perdurou durante todo o período de isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19.

O modelo já foi visto compondo visuais de celebridades como Bella Hadid, Chiara Ferragni e Rosalía. Em looks femininos vistos nos últimos meses, o calçado arrematou produções com bermudas de ciclista, calças retas e vestidos. Normalmente, combinados com preto, cinza, branco e tons terrosos.

Sonia Lyso com as Monolith Boots, da Prada
Neste look, Sonia Lyson misturou terrosos e uma microestampa

 

Veronica Ferraro com as Monolith Boots, da Prada
Veronica Ferraro montou um visual mais tomboy, com calças retas

 

Lou Beyer com as Monolith Boots, da Prada
Lou Beyer fez o contraste do calçado com ar militar e a delicadeza do vestido

 

Magdalena Skubiszynska com as Monolith Boots, da Prada
Magdalena Skubiszynska apostou na combinação com bermuda de ciclista

 

Alicia Awa Beissert com as Monolith Boots, da Prada
Alicia Awa Beissert provando que botas também podem compor looks para o verão

 

Gitta Banko com as Monolith Boots, da Prada
Gitta Banko a bordo de uma produção moderna e estilosa

 

Pirate Boots, da Chanel

Aqui vai uma opção mais delicada, para quem não curte o visual mais grosseiro das solas tratoradas. Um par de botas da Chanel, apelidados de Pirate Boots (ou botas de pirata, em português) está ganhando as fashionistas aos poucos, como provou o street style da Semana de Moda de Paris.

Gigi Hadid entre duas modelos em desfile da Chanel
No desfile de outono/inverno 2020 da Chanel, todas as modelos desfilaram com estas botas, apelidadas de “Pirate Boots”

 

Pirate Boots, da Chanel
O modelo faz referência a um par de botas semelhante de uma foto de Karl Lagerfeld, além de ter referências equestres, em homenagem a Gabrielle “Coco” Chanel

 

Este modelo é preto, tem comprimento até a altura da panturrilha, salto baixo (65 mm) e uma dobra super estilosa na cor marrom, que garante todo um charme ao visual. Fabricado em couro de bezerro, o calçado estreou no desfile de outono/inverno 2020 da grife francesa, quando todos os 72 looks da coleção foram complementados com ele.

Versátil, a peça foi combinada a diferentes estilos nas ruas parisienses. Um dos visuais de mais destaque, por exemplo, tinha uma meia-calça branca com logotipo da Chanel, assim como Gigi Hadid usou no desfile. Em outros, também complementou produções com cores neutras que casam perfeitamente com as próprias cores da bota.

Leia Sfez com as Pirate Boots, da Chanel
Leia Sfez quebrou o look monocromático com o branco da jaqueta e o marrom da dobra das botas

 

Look com as Pirate Boots, da Chanel
Aqui, assim como no styling de Gigi Hadid no desfile, as botas foram combinadas com meia-calça decorada com o logotipo da Chanel

 

Blanca Miro
Blanca Miro em produção com cores neutras

 

A inspiração não poderia vir de outro lugar: uma foto do falecido diretor criativo da label, Karl Lagerfeld, usando um par de botas muito parecido. Além disso, elas trazem a pegada equestre que aparece em vários detalhes da coleção, em homenagem a Gabrielle “Coco” Chanel, fundadora da marca.

Colaborou Hebert Madeira

Compartilhar notícia