Designer norte-americana transforma flores e suculentas em acessórios

A artista, professora e escritora Susan McLeary é conhecida por seu estilo único, que une moda e florística

atualizado 13/05/2019 11:34

Divulgação/Passionflower

Os acessórios de Susan McLeary são verdadeiras obras de arte vivas. Considerada uma das principais designers de flores dos Estados Unidos, ela desenvolve peças que vão desde tiaras e colares a adereços de casamento. Todas as criações são feitas de pequenas flores e plantas suculentas que dão um toque especial e único.

Susan ficou conhecida por sua antiga linha de joias feitas com suculentas, que não são mais comercializadas. Hoje, ela escreve, oferece workshops e ensina pessoas a criarem suas próprias versões. Suas invenções já foram capa da revista Fusion Flowers e apareceram em várias outras publicações, como Buzzfeed e SELF.

Vem comigo!

Quando criança, Susan diz que gastava horas criando roupas para as bonecas e pequenos vilarejos de “fadas” na floresta ao redor de casa. Já na adolescência, virou fanática por revistas de moda e começou a estudar sobre todo esse universo, desde a alta-costura até os grandes estilistas, como Christian Lacroix e Jean Paul Gaultier.

Anos mais tarde, na cidade de Ann Arbor, no estado norte-americano de Michigan, a artista começou a criar joias. O hobby acabou se transformando em trabalho, e logo ela começou a receber pedidos para os casamentos da cidade. Certo dia, uma de suas amigas perguntou se, além dos acessórios para a cerimônia, ela poderia fazer os arranjos de flores. Foi quando tudo começou.

“Eu acidentalmente encontrei uma nova obsessão criativa e reconheci que esse sentimento merecia uma exploração adequada. Senti uma forte compulsão em me envolver no mundo do design floral”, conta, em seu site.

A partir dali, ela adquiriu um certificado na Associação Floral de Michigan e começou a estudar com vários especialistas de renome internacional. Criou o próprio estúdio, colaborou com outros artistas e virou professora de design floral.

Reprodução/Instagram/@passionflowersue
Susan McLeary

 

Em 2014, Susan teve a ideia de vender joias personalizadas com suculentas. Por armazenarem grandes quantidades de água, essas espécies de plantas são capazes de durar de duas a quatro semanas nas peças. Depois disso, podem ser cultivadas no solo. A loja já saiu do ar, mas foi o suficiente para popularizar o trabalho da artista, na época.

Reprodução/Instagram/@passionflowersue
Em 2014, Susan criou uma linha de joias com suculentas reais

 

Reprodução/Instagram/@passionflowersue
Espécies com mais resistência duram de duas a quatro semanas nas joias

 

Reprodução/Instagram/@passionflowersue
Hoje, a loja não está mais no ar, mas Susan ensina tudo por meio de seus workshops

 

Reprodução/Instagram/@passionflowersue
A artista ministra cursos e workshops

 

Atualmente, é possível acompanhar todos os processos de criação por meio dos tutoriais on-line que a designer oferece. Além dos headpieces, pulseiras e outros acessórios, ela desenvolveu as chamadas “tatuagens florais” com arranjos de diferentes espécies que ficam um charme sobre a pele.

Em entrevista à coluna por e-mail, Susan contou detalhes sobre o trabalho com florística e a transição da produção de joias para os cursos on-line. Além disso, seu primeiro livro está a caminho. Confira:

Qual é a coisa mais fascinante sobre as flores?
Susan McLeary: Para mim, a coisa mais fascinante é a qualidade efêmera das flores. Você cria algo [uma peça], se apaixona e depois deixa ela ir. Não dura para sempre, então, você aprende a saborear o momento. É uma ótima prática e uma metáfora para uma vida bem-vivida.

O que a moda significa para você?
Eu acho que a moda é uma forma de arte, então, como qualquer outra arte, a decoração do corpo é feita para desafiar, provocar pensamentos e transmitir emoção. A fragilidade dos materiais impermanentes aumenta a emoção em que eu acredito.

Por que você escolheu ensinar depois do sucesso de sua linha de joias com suculentas?
Eu descobri que gosto de florística mais do que de fazer artes florais para o público. Amo responder questões e compartilhar técnicas com as pessoas.

Reprodução/Instagram/@passionflowersue
A artista começou criando joias para casamentos locais

 

Reprodução/Instagram/@passionflowersue
Ela descobriu a paixão pelas flores quando fez os arranjos para o casamento de uma amiga

 

Reprodução/Instagram/@passionflowersue
Nas plantas, a designer encontrou uma nova fonte de inspiração

 

Reprodução/Instagram/@passionflowersue
Suas artes ganharam vida na forma de acessórios com flores reais

 

Como foi a transição?
Foi um pouco assustadora, mas percebi que tinha de fazer essa transformação para poder seguir como uma instrutora. Decidi criar uma série de aulas on-line para poder ensinar mais pessoas de um jeito fácil. Isso conseguiu sustentar minha carreira.

Pode nos contar alguns detalhes sobre o seu novo livro? Quando o teremos em mãos?
O livro será intitulado A Arte de Flores Vestíveis e vai ser lançado na primavera de 2020, com a [editora] Chronicle Books. Ele será preenchido com projetos de moda floral passo a passo, dos mais simples aos verdadeiros ornamentos. O objetivo é fazer que todos os projetos sejam acessíveis, no entanto espero inspirar todos interessados a também se apaixonarem pelas flores vestíveis.

Você tem algum projeto de moda para o futuro?
Sim, sempre! No momento, estou trabalhando em conceitos para meu próximo livro e pretendo ir além com a moda floral. Quero criar arte de flores vestíveis que transporte o espectador para outro lugar e provoque ainda mais emoção.

Reprodução/Instagram/@passionflowersue
Susan prepara o lançamento de seu primeiro livro para 2020

 

Reprodução/Instagram/@passionflowersue
Para a designer, a efemeridade das flores é um de seus detalhes favoritos

 

Reprodução/Instagram/@passionflowersue
Susan acredita que decoração com flores provoca sentimentos e emoções

 

Reprodução/Instagram/@passionflowersue
A artista compartilha o trabalho com as flores pelo Instagram

 

Serviço
Site: susanmcleary.com
Instagram: @passionflowersue

Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!

Colaborou Hebert Madeira

Últimas notícias