metropoles.com

Conheça Letícia Gonzaga: a estilista brasiliense que sabe arriscar

Com um DNA original voltado para a mulher contemporânea, a empresária está sempre dando o que falar na capital. Vem comigo!

atualizado

Compartilhar notícia

Felipe Menezes/Metrópoles
Brasília (DF), 11/09/2017 Perfil Letícia GonzagaLocal: CLS 211Foto: Felipe Menezes/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 11/09/2017 Perfil Letícia GonzagaLocal: CLS 211Foto: Felipe Menezes/Metrópoles - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Calma, reservada e segura de si, a estilista brasiliense e diretora criativa da sua marca homônima, Letícia Gonzaga, recebeu-me em sua loja na última sexta-feira (20/10) vestindo um lindo conjunto com estampa geométrica nas cores branco e coral. O look desenvolvido por ela era leve e elegante.

Felipe Menezes/Metrópoles

Tendo começado na capital com o nome de “Benvirá”, a marca de Letícia Gonzaga acumula mais de 20 anos no mercado e segue crescendo na cidade. Sempre com um DNA original e contemporâneo, a estilista prioriza a feminilidade e o conforto, valorizando mulheres de todas as idades. Para isso, a empresária trabalha com muita seda, jersey e algodão. Conferi suas peças e gostei muito do que encontrei.

Vem comigo!

Felipe Menezes/Metrópoles

Felipe Menezes/Metrópoles

 

Letícia Gonzaga é apaixonada por moda desde criança. Ela conta que pequena costumava ver a mãe, Maria do Carmo, sempre em frente ao maquinário, refletindo como desenvolveria uma nova peça.

Assim como o talento, o ofício foi passado de mãe para filha. A ideia de montar o próprio negócio veio em uma caminhada gradativa e com muita tranquilidade, característica que, segundo Letícia, permanece até hoje.

Após anos trabalhando para pessoas e marcas de Brasília, como Magrella, Janaina Ortiga, Amelie e Denise Barbosa, a experiente Maria do Carmo decidiu apostar em loja própria.

“Nessa época, tudo era produzido com outras etiquetas e, paralelo a isso, fazíamos nossa coleção. Nunca eram linhas abrangentes porque tínhamos receio e também não acreditávamos em nosso potencial”, relembra Letícia.

Felipe Menezes/Metrópoles

Felipe Menezes/Metrópoles

Felipe Menezes/Metrópoles

O risco era alto, mas no final deu tudo certo e a marca acabou conquistando espaço no coração da brasiliense. O primeiro local onde a mãe de Letícia decidiu comercializar suas peças foi uma loja localizada na 506 Sul – que agora abriga a confecção da marca.

Felipe Menezes/Metrópoles Felipe Menezes/Metrópoles Felipe Menezes/Metrópoles Felipe Menezes/Metrópoles Felipe Menezes/Metrópoles Felipe Menezes/Metrópoles Felipe Menezes/Metrópoles Felipe Menezes/Metrópoles

Letícia trabalhava como pedagoga e também cuidava da loja. “Mesmo quando estava fora do ateliê, sempre acompanhava tudo. Dava palpites e sugestões sobre as coleções. Até porque minha primeira motivação vinha dessa vivência. Adorava ver os cortes e a transformação”, explicou a diretora criativa, formada em moda pelo IESB.

Em um determinado momento, a estilista conta que surgiu a necessidade de nova estruturação. Depois de quatro anos afastada do conceito da marca, sua mãe veio com uma proposta diferente, que Letícia coordenasse as diretrizes do negócio. Ela aceitou o desafio.

“Minha mãe e eu somos muito parecidas. Foi com ela que eu aprendi tudo, mas, ao voltar à loja, quis fazer algo diferente. Por isso, até hoje, realizamos pequenos ajustes. Atualmente, aprendi a aceitar toda a sua experiência”, comenta a profissional.

Felipe Menezes/Metrópoles

Com Letícia no comando, a primeira decisão foi ter mais autonomia no trabalho. Para isso, ela abriu uma pop-up store que, inicialmente, funcionaria por apenas seis meses. Mas como a procura foi enorme, a estilista acabou ficando (e se consolidando) no comércio da 211 Sul.

“Nesse tempo todo, nós crescemos em experiência. São três anos de portas abertas e estamos trabalhando muito bem. Finalmente conseguimos enxergar que nos tornamos uma marca”, celebra a empresária. Ela dispensa a utilização de tecidos sintéticos, sempre elegendo fibras naturais para suas peças.

Felipe Menezes/Metrópoles

Felipe Menezes/Metrópoles

Felipe Menezes/Metrópoles

Segundo Letícia, sua forma de trabalho não segue um ritmo exaustivo. Muito pelo contrário. Ela acredita que a tranquilidade é a melhor forma de lidar com os ramos do negócio, que florescem com coleções permanentes e sazonais – todas esbanjando simplicidade, mas traduzidas em excelentes produtos e cortes. A última linha foi inspirada no fundo do mar.

“Saímos de uma temporada que falava muito do Mediterrâneo e fomos direto ao Caribe colombiano. Para desenvolver uma coleção, você traça uma linha e, de repente, aparecem as ramificações de outras coisas. No final, casou com tudo que eu queria trabalhar. A pegada navy, a cartela de cores e os babados que a gente adora”, explicou a estilista, que tem a seda pura como carro-chefe da marca.

Felipe Menezes/Metrópoles

Felipe Menezes/Metrópoles Felipe Menezes/Metrópoles

Considerada uma coleção base, as peças aparecem bem fluídas, com uma gama enorme de algodão e várias misturas de tecido. Além disso, Letícia é adepta do calendário internacional da moda e arranja tempo para produzir entradas mensais com estampas coordenadas da mesma linha.

Felipe Menezes/Metrópoles

Felipe Menezes/Metrópoles
A união do pedido da cliente com a necessidade da novidade fez a estilista antecipar e lançar a coleção cápsula intitulada Stars. Após uma viagem a Paris durante a Semana de Moda, Letícia ficou encantada com o que viu nos showrooms e se inspirou no street style da cidade.

Quando voltou a Brasília, foi correndo criar a coleção. Um pouco mais lúdica e cintilante que sua predecessora, a Stars é a primeira que tem o brilho como protagonista. Além dele, a linha cápsula vem com peças no estilo luxury sport, corpetes e pijamas de luxo – tendências da próxima estação.

Felipe Menezes/Metrópoles

Felipe Menezes/Metrópoles

Felipe Menezes/Metrópoles

Felipe Menezes/Metrópoles

 

Para o luxury sport, a estilista apresenta blusas minimalistas e calças em lurex que aparecem com referência nas célebres track pants – tudo em cores como vermelho, rosa millennial, prateado e azul-marinho – nuance que ela não dispensa em nenhuma temporada. A coleção conta ainda com saias, vestidos, croppeds de seda e macacões – isso sem falar dos pijamas (um must-have e peça-chave da marca).

Felipe Menezes/Metrópoles Felipe Menezes/Metrópoles Felipe Menezes/Metrópoles

Atualmente, a rotina de Letícia se divide em passar as manhãs no ateliê, pegar os filhos na escola e voltar à loja. Essas tarefas se harmonizam com o foco da marca, que prioriza mulheres reais e capazes de, assim como ela, enfrentar o ritmo frenético do dia a dia pós-moderno.

Feliz com o posicionamento atual da loja, Letícia assume que o diferencial de seu ateliê está na sua presença efetiva em todas as etapas. Ela também confessa que a crise não a atingiu tão fortemente, já que suas clientes se mantêm fiéis, por causa da qualidade da marca.

“Precisamos entender que a crise existe e é real. Mas confiamos muito em nosso trabalho e conhecemos nossa cliente. Por isso sempre pensamos em não colocar uma pressão muito grande, movidas apenas pelo simples desejo de vender. Temos a compreensão de que nesses tempos fica difícil comprar muitas coisas, mas ficamos felizes porque elas sempre saem da loja com algum item. Nem que seja uma peça”, comenta a estilista.

Se você está reticente em começar seu próprio negócio, aqui vai uma dica valiosa. Perguntei para a Letícia o que ela diria aos novos estilistas brasilienses que pretendem se aventurar no universo da moda:

“Arrisque-se, porque vale muito a pena”.

A diretora criativa se antecipou e, em novembro, estará vendendo as peças que já seguem as tendências Primavera/Verão 2018: moda com brilho além dos looks na linha luxury sport.  Além disso, se você já está pensando em qual produção usar no Natal, Letícia mostra um look perfeito para a data na foto abaixo. Afinal, ser dona do próprio negócio tem essas vantagens! Você pode inovar e recriar a qualquer momento.

Felipe Menezes/Metrópoles

Vale lembrar que a marca trabalha com delivery e tem no Instagram um público fiel – também dá para fazer pedidos pela rede social. Embora, no momento, as peças não sejam vendidas on-line, ela está estudando a possibilidade de disponibilizar os looks em um e-commerce.

Ah! Compartilho aqui com vocês o meu look favorito. Uma calça de lurex no estilo track pants, acompanhada por uma camisa de seda pura com babados. Totally Luxury Sport! Adorei!

Felipe Menezes/Metrópoles

Sobre o futuro, Letícia é pragmática e acha que tudo ocorre no tempo certo. Se depender dela, nós, mulheres com rotina muito corrida, sempre teremos roupas práticas e de qualidade para vestir.

“O que sempre me fez acreditar na competência da marca foi o nosso produto, porque temos um diferencial que vai desde o corte até o acabamento. Além disso, existe o próprio cuidado da peça, que é feita com amor e dedicação”, finaliza a estilista.

Vá até lá e confira!

Ateliê Letícia Gonzaga
CLS 211, Bloco B, Loja 9 – Asa Sul
(61) 3345-8278

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?