Confira os destaques da Semana de Moda Masculina de Paris

O evento aconteceu on-line entre os dias 9 e 13 de julho, anunciando as tendências para a temporada de primavera/verão 2021

atualizado 16/07/2020 11:49

Desfile Dior Homme Dior Homme/Divulgação

Dando sequência à primeira versão completamente digital do Paris Couture Week, a semana de moda masculina ready-to-wear fechou com estilo o calendário parisiense. A fashion week aconteceu entre os dias 9 e 13 deste mês, e foi marcada pelas tendências elegantes da primavera/verão 2021. Devido à pandemia de coronavírus, a temporada foi realizada exclusivamente on-line, sem desfiles para o público. Os 68 eventos virtuais, transmitidos durante os cinco dias de apresentações, concluíram com sucesso a estreia da edição virtual do evento voltado aos homens.

Vem comigo ver as principais marcas!

Giphy/Dior/Divulgação

Dior Homme

Tendo à frente o estilista Kim Jones, a Dior Homme se apresentou na segunda-feira (13/7). A coleção combina as criações visionárias do designer ao talento do artista Amoako Boafo, celebrando a identidade e o poder da criatividade.

“Kim Jones e Amoako Boafo têm uma verdadeira admiração mútua pelo trabalho um do outro. Cada peça é uma colaboração, um diálogo. As obras de arte de Amoako Boafo são inspiração, mas também uma base essencial”, introduziu a marca em comunicado.

Kim assumiu o cargo na linha masculina da Dior em 2018 e, desde então, recebe elogios pelos tênis icônicos criados para a casa francesa. Já em meados de 2019, para a nova coleção, o estilista embarcou em um intercâmbio criativo com Amoako.

Desfile Dior
Um dos highlights da semana de moda masculina foi a apresentação da Dior

 

Desfile Dior
Para a temporada, o estilista Kim Jones desenvolveu a coleção em parceria com o artista Amoako Boafo

 

Desfile Dior
As criações foram apresentadas na segunda-feira (13/7)

 

Desfile Dior
A dupla iniciou o processo criativo das peças em 2019

 

Desfile Homme
Kim assumiu o cargo na linha masculina da Dior em 2018

 

A arte das ideias do pintor deram tom à coleção intitulada como Portrait of an Artist (Retrato de um Artista, em tradução livre). As pinceladas de Boafo criaram estampas texturizadas. Além dos padrões gráficos e ritmados do artista, a cartela de cor da coleção também é inspirada em seu trabalho, resultando em tons vívidos, como amarelo fluorescente, azul coral e verde.

O verão 2021 entrega silhuetas minimalistas e enxutas. A clássica alfaiataria da linha masculina da Dior recebe pegada esportiva, sem perder as características de peças lançadas por uma maison luxuosa.

O desfile virtual da Dior foi dividido em duas partes. A primeira recebeu assinatura do videoartista Chris Cunningham, com trechos registrados em Londres e no estúdio de Amoako Boafo, em Gana. Dirigido por Jackie Nickerson, o segundo filme revelou detalhes dos looks da coleção.

Louis Vuitton

Diretamente do ateliê histórico em Asnières, localizado ao norte de Paris, o diretor artístico Virgil Abloh lançou sua nova coleção para a linha masculina da Louis Vuitton. Apresentado na sexta-feira (10/7), o spring/summer 2021 da casa combina arte, inovação e moda.

Para escrever seu novo capítulo, Abloh dividiu os desfiles virtuais em módulos. A série foi batizada como Message in a Bottle (Mensagem em uma Garrafa, em tradução livre). Logo no primeiro capítulo, peças confeccionadas com materiais de coleções antigas ganharam destaque.

A coleção primaveril é concretizada com métodos de reaproveitamento, utilizando materiais reciclados e fragmentos de visuais da coleção anterior. “O meio ambiente é o problema que nosso setor precisa resolver. É uma questão pesada, mas percebi que eu poderia causar um impacto como designer”, disse o diretor criativo à Vogue.

 

Com ilustrações multicoloridas, uma viagem virtual começa em Paris, passeando pelos pontos turísticos da capital francesa, como o Louvre, o Centre Pompidou e o Arco do Triunfo. Em poucos minutos, produtos da marca são encaixotados e colocados dentro de contêineres marítimos.

Em comunicado, a grife disponibilizou maiores detalhes. O desembarque já tem data: está previsto para Xangai, no dia 6 de agosto. Depois, segue para Tóquio, nos desfiles presenciais da LV. Ambos serão abertos ao público e transmitidos ao vivo.

“Ao fazer a coleção atravessar os oceanos, Virgil Abloh se dirige a toda a comunidade Louis Vuitton. Ao longo da viagem – etapas poderão ser acrescentadas – a coleção se transformará em um intercâmbio informativo entre culturas e países. Esse é um diálogo livre e inclusivo entre a maison e seu público, que transcende as regras tradicionais de moda e sazonalidade”, informou.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Louis Vuitton Official (@louisvuitton) em

Ungaro

A primavera/verão 2020 da grife Ungaro foi lançada na sexta-feira (10/7) com boa música. No vídeo, um grupo de amigos toma conta de um estúdio. Entre passos ritmados guiados pela bateria, o squad veste trajes que vão do casual a looks noturnos, com direito a muito linho.

Além de estilosas, as peças prezam pelo conforto. Jaquetas leves constroem a alfaiataria de Philippe Paubert. O estilista apostou também em cores terrosas para o veraneio da grife.

Yohji Yamamoto

No segundo dia da Semana Masculina de Paris, Yohji Yamamoto apresentou sua coleção de primavera/verão 2021. Com menos modelos que o de costume, a grife homônima apostou em pouca iluminação e cenário enxuto.

Seguindo a estética da marca japonesa, as cores são escuras e variam nos tons de preto e branco. Um sobretudo vermelho com gola padre e botões pretos, por exemplo, ganha destaque. Em geral, as peças projetam uma silhueta alongada.

A alfaiataria desconstruída do estilista japonês aparece em grandes dimensões, como nas calças jeans e sociais. Estampas gráficas centralizadas dão tom divertido aos looks sóbrios

Desfile Yohji Yamamoto
No segundo dia da semana de moda masculina, a marca Yohji Yamamoto divulgou sua apresentação

 

Desfile Yohji Yamamoto
A nova coleção da grife homônima segue os pilares construídos pelo estilista japonês

 

Desfile Yohji Yamamoto
Na primavera/verão, a label prezou por tons escuros, pontuados pelo vermelho vibrante

 

Desfile Yohji Yamamoto
As peças seguem os cortes de uma alfaiataria desconstruída

 

Desfile Yohji Yamamoto
Para a temporada, calças oversized

 

Casablanca

“Depois da chuva, vem o arco-íris”. A primavera/verão 2021 da Casablanca é estilosa e multicolorida, assim como anunciaram. Seguindo a linha tênue entre estampas vivas e casacos com corte preciso, a etiqueta mostrou a que veio no terceiro dia da Semana de Moda Masculina de Paris, no último sábado (11/7).

Sob o comando do diretor criativo Charaf Tajer, a label transmitiu as novas criações com perfume dos anos 1980, mas com refinamento menos vintage. Dão tom à nova coleção as clássicas modelagens masculinas, como jaqueta de safári e terno de crepe. As produções são arrematadas com tênis, ou melhor, pelo novo New Balance 237 da grife.

Como de praxe, as estampas pontuam a coleção de Charaf. Padronagens havaianas e monogramas dominam as peças. Alguns itens da coleção foram pintados à mão. Em entrevista à Vogue, o estilista contou que está ouvindo música brasileira durante o isolamento. Memórias de bons momentos no Havaí retornam na combinação harmoniosa e expressiva dos sons.

Loewe

Jonathan Anderson mostrou que pensa fora da caixa. Se, por conta do distanciamento social, não é possível participar presencialmente dos desfiles, a Loewe levou o show para a casa dos convidados no dia 12 de julho. A ideia foi presentear um público seleto.

A coleção conceitual da marca espanhola apresenta conceito circular. A forma geométrica guia as silhuetas, criando curvas, balanços e loops. O acessório da temporada é um colar com a microbolsa Balloon Bag, um acessório clássico da Loewe.

 

Desfile Loewe
A Loewe levou o show para a casa dos convidados por meio de uma caixa

 

Desfile Loewe
A nova coleção masculina foi apresentada no dia 12 de julho

 

Desfile Loewe
As criações seguem a temática circular

 

Desfile Loewe
O conceito guia as silhuetas

 

Desfile Loewe
Colar com microbolsa Ballon Bag, da Loewe

 

A coleção masculina e a pré-coleção feminina da grife foram lançadas virtualmente, com palestras e workshops on-line. Para complementar a experiência multissensorial, a label enviou uma caixa aos convidados.

“Fiquei tão inspirado ao ver as pessoas fazerem coisas, jogar jogos de tabuleiro em casa, estar com a família e amigos ou até ficar sozinho. O ponto desta caixa é que ela oferece ao espectador algo para fazer em seu próprio tempo. Você pode abri-lo ou não. Não é algo forçado”, explicou o diretor criativo à Vogue.

O objeto traduz o processo criativo da coleção, das inspirações ao cenário do desfile. Apesar de ter sido produzido em pequena escala, o material do show-in-a-box pode ser baixado de forma gratuita no site da Loewe.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por LOEWE (@loewe) em

Hermès

No domingo (12/7), a Hermès entrou ao vivo para apresentar o desfile da sua coleção masculina de primavera/verão 2021. Pontualmente às 14h de Paris, o vídeo foi transmitido diretamente do arejado vestíbulo da Hermès Les Ateliers Hermès, concept store da marca localizada em Pantin, nos arredores de Paris.

Nos primeiros instantes, os telespectadores foram levados para o backstage de um ensaio fotográfico da grife francesa. Entre as lentes e as produções dos looks, a estilista Véronique Nichanian contracenou com o diretor de arte Cyril Teste.

Desfile Hermès
A casa francesa apresentou sua coleção no domingo (12/7)

 

Desfile Hermès
Às 14h de Paris, todos os seguidores da grife no Instagram puderam conferir a transmissão

 

Desfile Hermès
A apresentação foi transmitida ao vivo

 

Desfile Hermès
A loja conceito Les Ateliers Hermès, localizada em Paris, foi palco para o desfile

 

Desfile Hermès
A diretora criativa da label, Véronique Nichanian, contracenou na transmissão

 

Os acessórios ganharam maior foco. A apresentação também proporciona uma visão detalhada das 26 peças que compõem a nova coleção. Os itens em tons de azul e cinza contrastam com os cintos verde neon.

Para a temporada, a alfaiataria elegante da casa é confeccionada em tecidos leves. A label aposta na silhueta masculina com a cintura marcada. Outro destaque vai para as calças sociais com bolso quadrado, que ganham cós de elástico e amarração por nó.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Hermès (@hermes) em

Semana de Moda de Milão

Até a próxima sexta-feira (17/7), acontece a Semana de Moda de Milão, que teve início nessa terça-feira (14/7). Para a temporada, a Câmara Nacional de Moda Italiana anunciou que a fashion week teria criações mistas (homens e mulheres). Durante a iniciativa, marcas como Prada, Etro e Bottega Veneta mostrarão apostas e tendências.


Colaborou Sabrina Pessoa

Últimas notícias