Chromat comemora seus 10 anos de diversidade com desfile no NYFW

Conhecida pelas roupas de banho, a marca norte-americana apresentou sua coleção de primavera/verão 2020 no último sábado (07/09/2019)

Reprodução/Instagram/@chromatReprodução/Instagram/@chromat

atualizado 09/09/2019 19:28

A marca Chromat prega a diversidade desde que foi fundada por Becca McCharen-Tran, em 2010. No desfile desse sábado (07/09/2019), na Semana de Moda de Nova York, não foi diferente. O show composto por 53 looks teve modelos de diversas cores, corpos e idades. A label, conhecida pelas roupas de banho e esportivas, celebrou seu 10º aniversário com uma coleção primavera/verão 2020 repleta de peças ousadas e recortes modernos.

Vem comigo conferir!

Nos bastidores, Becca McCharen-Tran revelou que grande parte das referências para este trabalho vem dos treinamentos dos astronautas da NASA em instalações subaquáticas em Houston, como pontuou a Vogue Runway.

Para definir bem cada estilo trabalhado, a grife os separou em blocos de cores ao longo do desfile. As roupas trazem tons vibrantes de azul, vermelho, verde-limão e outros mais discretos, como rosa e branco. Detalhe para a logomania moderna e super street, estilo off-white, além dos itens incrementados com detalhes em LED que piscavam na passarela.

As peças de swimwear são todas produzidas com materiais reciclados, principalmente o nylon das redes de pesca. Os croppeds, naturalmente sensuais, ganham detalhes vazados e tridimensionais. As silhuetas marcadas também contribuem para o ar sexy do compilado. Enquanto isso, a pegada esportiva aparece nas bermudas e nos sneakers.

Entre as texturas, os destaques ficam a cargo do vinil e do veludo. As grades arquitetônicas, que são parte do DNA da Chromat, também marcam presença. Já o verde neon e os recortes diferenciados lembram a coleção #Arquivo06 da Cacete Company, apresentada no São Paulo Fashion Week N46.

Mike Coppola/Getty Images for Chromat via Getty Images
O desfile teve tudo a ver com uma das principais características da Chromat: diversidade. Esta modelo, por exemplo, desfilou grávida!

 

Mike Coppola/Getty Images for Chromat via Getty Images
Entre os destaques estão os detalhes tridimensionais, tradicionais no DNA da label

 

Mike Coppola/Getty Images for Chromat via Getty Images
Vestido com corselet em verde neon

 

Mike Coppola/Getty Images for Chromat via Getty Images
Top acolchoado em neon

 

Mike Coppola/Getty Images for Chromat via Getty Images
A modelo Tess Holiday, em seu primeiro desfile para um major designer no NYFW, em um vestido de retalhos com a estampa da camiseta Sample Size, da coleção passada de primavera

 

Mike Coppola/Getty Images for Chromat via Getty Images
Nylon com fios reciclados é um dos tecidos da coleção

 

Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images
Detalhes tridimensionais e pegada sporty

 

Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images
Até crianças cruzaram a passarela

 

Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images
Representatividade também para modelos com deficiência!

 

Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images
Maiô asa-delta com recortes vazados e detalhes vermelhos estilo harness

 

Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images
Detalhes de corseteria na cintura

 

Mike Coppola/Getty Images for Chromat via Getty Images
Outra novidade da Chromat foi a mudança no formato de vendas, que passa do atacado para o varejo

 

Além do aniversário de 10 anos, outra novidade significativa da marca é o formato de vendas. Ao longo de toda essa década, ela se dedicou exclusivamente ao atacado. Agora, passa a vender para o consumidor direto, com o objetivo de oferecer preços mais acessíveis.

Lojas como Nordstrom ou Barneys vendiam os produtos com preços duas ou três vezes maiores, segundo disse Becca ao WWD. Todas as coleções, a partir do Resort 2020, poderão ser encontradas com exclusividade em lojas pop-up ou na própria loja virtual da marca.

O desfile teve como endereço o Spring Studios, ponto principal das apresentações em Nova York. O casting calçou sapatos da Reebok, Dr. Martens e da marca brasileira Melissa. Entre os nomes de destaque estão o da modelo plus-size Tess Holiday e de Ericka Hart, que venceu um câncer de mama.

Confira fotos dos bastidores da coleção na galeria:

A Chromat foi lançada em 2010, em Nova York, com forte inspiração no background de arquitetura da estilista Becca McCharen-Tran. Com tecidos tecnológicos e designs inovadores, as peças são desenhadas por uma equipe criativa em NY e Miami. Na produção, que ocorre nos Estados Unidos e na Europa, a grife prioriza os salários justos e a ética trabalhista, segundo as informações do site oficial.

Em parceria com uma equipe de mergulho, a fábrica de nylon da label já ajudou a remover mais de 160 toneladas de redes de pesca e outros resíduos do oceano. O resultado rendeu os fios usados na fabricação das peças de swimwear. O primeiro evento da Chromat no NYFW foi em 2013, com o lançamento de outono/inverno 2013.

Colaborou Hebert Madeira

SOBRE O AUTOR
Ilca Maria Estevão

Bacharel em psicologia pela Universidade Georgetown, em Washington D.C. (EUA). É apaixonada por moda e acompanha toda movimentação no universo fashion.

Últimas notícias