Aniversariante do dia, Adut Akech é eleita Modelo do Ano 2018

A jovem sudanesa cresceu em campos de refugiados e estreou nas passarelas internacionais em 2016

atualizado 24/12/2018 19:53

Getty Images

No fim do ano, é comum que os sites liberem listas com as personalidades mais influentes dos últimos 12 meses. Para o Models.com, a modelo refugiada Adut Akech foi a manequim feminina de maior destaque em 2018. Em julho, a sudanesa teve reconhecimento mundial ao ser a segunda noiva negra, depois de 14 anos, a encerrar um desfile de alta-costura da Chanel.

A jovem, que completa 19 anos nesta terça-feira de Natal (25/12), nasceu em um campo de refugiados no Sudão do Sul. Viveu no Quênia até os 6, quando se mudou com a família para a Austrália. Foi lá que teve a primeira experiência como modelo, em um desfile organizado pela tia. Aos 16, assinou com a primeira agência. Essa foi a largada na carreira, que atualmente contempla campanhas e passarelas das principais marcas de luxo.

Vem comigo!


A campeã do Model of the Year Awards 2018 estreou em uma grande passarela em 2016, quando fechou o desfile de primavera/verão 2017 da Saint Laurent. Desde então, compôs o casting de dezenas de shows e desfilou na alta-costura da Dior e Givenchy, além de ter sido convidada pela Valentino para o Met Gala deste ano.

Nas semanas de moda da primavera/verão 2019, desfilou para grandes grifes como Fendi, Versace, Moschino e Marc Jacobs. Com mais de 260 mil seguidores no Instagram, ela é a capa da Vogue britânica deste mês.

Getty Images
Adut com look rabiscado da Moschino na primavera/verão 2019, em setembro

 

Getty Images
Na mesma temporada, ela também desfilou para a Versace

 

Getty Images
Desfile para Max Mara no Milão Fashion Week

 

Getty Images
Desfile da Chloé na Paris Fashion Week

 

Pelo Instagram, a modelo comemorou a novidade, agradecendo a todos os profissionais que a ajudaram ao longo do ano. Ela aproveitou também para parabenizar Gigi Hadid:

“Muito obrigada, de coração, a todos […] que votaram em mim para este título, significa muito. Obrigada a todas as minhas agências e agentes por tudo que vocês representam. Honestamente, eu não poderia ter imaginado um final melhor para 2018. Agora, estou pronta para ver o que 2019 tem a oferecer. Parabéns, Gigi Hadid, você é incrível!”

Reprodução/Instagram/@adutaketch
Adut comemorou a novidade no Instagram. O perfil da modelo é seguido por mais de 260 mil pessoas

 

Getty Images
No Fashion Awards 2018, em Londres, a modelo apostou em um look todo dourado

 

Getty Images
Esbanjou atitude nas ruas de Milão durante a semana de moda, em setembro

 

Getty Images
Com slip dress vermelho durante jantar de gala, em novembro

 

Model of the Year Awards 2018
Para chegar aos resultados do Model of the Year Awards, o site apura a opinião de 250 profissionais da indústria, entre eles designers, stylists, fotógrafos e editores. Além disso, abre espaço para que os leitores indiquem seus favoritos. Segundo a audiência, Gigi Hadid foi a modelo feminina mais popular. A premiação é dividida em 11 categorias e leva em conta o cenário internacional.

Adut não foi a única modelo negra da Chanel a ganhar o título: o jovem Alton Mason, que estreou na passarela da maison neste mês, foi eleito Modelo Masculino do Ano, além de Estrela Masculina de Mídias Sociais e Melhor Street Style Masculino – nesta última categoria, foi unanimidade para a indústria e público geral. Aos 21, foi o primeiro homem negro a desfilar profissionalmente pela grife francesa em 109 anos de existência da marca. O cantor Pharell Williams também participou da apresentação.

Reprodução/Instagram/@altonmason
Alton no desfile da Chanel

 

No segundo lugar de Modelo Feminina, os profissionais elegeram Adwoa Aboah, enquanto os leitores escolheram Bella Hadid – ano passado, elas foram as duas campeãs. Adwoa também ganhou o título de Estrela Feminina de Mídia Social, seguida pela modelo Chrissy Teigen. Na mesma categoria, Kendall Jenner e Bella foram as queridinhas do público.

Getty Images
Adwoa Aboah na passarela da alta-costura da Chanel, em julho

 

Getty Images
Bella Hadid foi a favorita de algumas categorias escolhidas pelos leitores

 

A popstar Rihanna agradou a todos como Celebridade-Modelo do Ano. A atriz Millie Bobby Brown (indústria) e a cantora Dua Lipa (leitores) foram as vice-campeãs. O ator Timothée Chalamet, o cantor Shawn Mendes e o rapper A$AP Rocky foram os destaques masculinos.

Getty Images
RiRi, como é chamada pelos fãs, foi escolhida por unanimidade como Celebridade-Modelo

 

Getty Images
O galã millennial Timothée Chalamet foi a escolha da indústria para Celebridade-Modelo. Na lista dos leitores, ficou em segundo lugar

 

Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!

Colaborou Hebert Madeira

Últimas notícias