A 20ª edição do Dragão Fashion Brasil vem aí. Saiba o que esperar!

Evento receberá desfiles, shows, palestras, workshops, feiras, exposições, apresentações de dança, bares e restaurantes

atualizado 10/05/2019 10:56

O Dragão Fashion Brasil completa 20 anos em 2019 e, para marcar essa data tão importante, os idealizadores do projeto, Claudio e Helena Silveira, sediarão o evento em um novo local: o Aterro da Praia de Iracema.

A maior semana de moda autoral da América Latina receberá 36 desfiles, quatro balés, 20 shows, oito palestras, quatro workshops, sete bares, 14 restaurantes e até uma feira com foco em economia criativa, com 60 expositores.

No meridiano imaginário que divide o centro histórico de Fortaleza e a parte mais moderna da metrópole cearense, uma megaestrutura de 27 mil m². Batizado de Cidade Autoral, o espaço provisório terá duas salas de desfile, com capacidade para 1 mil pessoas cada, e uma passarela externa com 150 m de comprimento.

Vem comigo saber mais!

 

Acompanhando o crescente investimento em beachwear feito pelo DFB Festival nos últimos três anos, o tema que marca as duas décadas de história da semana de moda é a praia. “Para o cearense, a praia é mais do que um acaso geográfico. Ela traduz a vocação do nosso povo para o empreendedorismo e a inovação, dado o exemplo dos jangadeiros e das rendeiras”, explica Claudio.

Partindo dessa essência, a maior fashion week autoral da América Latina se apoiará, mais uma vez, no talento dos grandes nomes que permeiam a moda nordestina. Designers como Lindebergue Fernandes, David Lee, Wagner Kallieno, Almerinda Maria, Melk Z-da, Jeferson Ribeiro, Ronaldo Silvestre e Kallil Nepomuceno são alguns dos veteranos confirmados no lineup de 2019.

Davi Magalhães
Semana de moda tem investido pesado no beachwear

 

Reprodução/DFHouse
Lindebergue Fernandes, mais uma vez, é um dos desfiles mais aguardados

 

Reprodução/DFHouse
Ronaldo Silvestre está de volta à programação

A força do varejo cearense será vista nos shows da Flee, Parko e Homem do Sapato, enquanto o compromisso com a cadeia produtiva do estado será reafirmado por meio de quatro desfiles correalizados por entidades representativas.

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará promoverá uma apresentação da etiqueta Água de Coco; o Sinditêxtil mostrará um preview dos lançamentos da Jangadeiro Têxtil; o SindiRoupas apresentará a estreia da marca Matias, do estilista Deoclys Bezerra; e o Sebrae-CE levará uma coleção criada a partir do programa Rota das Emoções, que reúne artesãos dos municípios da Rota de Jericoacoara.

Entre as marcas estreantes estão Baba (CE), Chico Marinho (AL), Vitor Cunha (CE) e as cariocas ESC e Marju. Silvânia de Deus, um dos nomes mais longevos do agora denominado Distrito Criativo Iracema, encerra o evento, que acontece entre os dias 15 e 18 de maio.

Divulgação
Homem do Sapato representará o varejo cearense

 

Reprodução/Instagram/@marjurio
Marju também faz seu début em 2019

 

Divulgação
Vitor Cunha participará do prêmio Ceará Moda Contemporânea, em que concorre pela segunda vez consecutiva, e depois se apresentará com sua marca homônima

 

Como de costume, o Concurso dos Novos reunirá estudantes de todo o país. Instituições do Ceará, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo disputam o prêmio de R$ 10.000 neste ano.

Nos bastidores, o comando dos desfiles, tradicionalmente feito por Claudio Silveira, ganha um reforço de peso: Claudio Santana. Responsável por vários shows do New York Fashion Week, São Paulo Fashion Week e Korea Fashion X Passion, o diretor de passarela assina todas as apresentações da edição 2019.

Concurso dos Novos premia faculdades de moda todos os anos

 

Na programação cultural, o DFB organiza, a partir do dia 14, a exposição Grandes Olhares, no Museu da Fotografia de Fortaleza (MFF). A mostra, montada exclusivamente para o festival, reúne pérolas do seu acervo de profissionais, como Richard Avedon, Otto Stupakoff, Luiz Tripoli, Horst P. Horst, Milton Greene e Leo Faria.

Na Cidade Autoral, a semana de moda sedia três exposições: uma pequena extensão do trabalho exibido no Museu da Fotografia; uma timeline dos 20 anos do DFB; e uma instalação do estilista David Lee apresentada no London Fashion Week no início deste ano.

Milton H Greene
Clique de Marilyn Monroe feito por Milton H. Greene estará na exposição Grandes Olhares

 

Leo Faria
O trabalho Equals, de Leo Faria, também faz parte da mostra

 

No dia 18 de maio, o maquiador e fotógrafo Fernando Torquatto recebe convidados para uma tarde de autógrafos em homenagem ao seu livro homônimo. O lançamento será no Auditório Senac, espaço onde ocorrem os talk shows e mesas-redondas do Dragão Pensando Moda.

A parte voltada à formação profissional, inclusive, está imperdível. Em 2019, a iniciativa feita em parceria com o Senac terá palestras com o consultor e estilista Dudu Bertholini, o diretor criativo da Animale, Vitorino Campos, o criador da label sustentável Ahlma, André Carvalhal, o idealizador do seminário Homem Brasileiro, Mario Queiroz, e o diretor de marketing e exportação da Água de Coco, Renato Thomaz.

Fernando Torquatto lança novo livro no evento

 

Reprodução/Instagram/@dudubertholini
Dudu Bertholini é um dos palestrantes desta edição

 

Reprodução/Instagram/@vitorinocampos
Vitorino Campos, ex-diretor criativo da Animale, também marcará presença

 

Para embalar os sunsets que antecedem os desfiles, estão confirmados a banda Melim, MC Pocahontas, Two Folks e Marcelo Jeneci, além de outras apresentações, ainda não divulgadas.

O DFB também firmou uma parceria com a Enel, que vai realizar a coleta seletiva de todos os resíduos gerados. Além disso, na manhã do sábado (18/05/2019), Claudio Silveira e um squad de modelos irão promover uma ação de praia limpa nas areias do Aterro.

Divulgação
Banda Melim se apresenta no sunset que antecede os desfiles

 

Divulgação
Marcelo Jeneci canta no dia 18 de maio, no Palco Sesc

 

Confira a programação do DFB Festival 2019:

Quarta (15/05/2019)
17h30 – Coletiva de Imprensa
19h – Chico Marinho + Caio Nascimento
19h30 – Almerinda Maria
20h – Homem do Sapato
20h30 – Gisela Franck
21h – Fiec apresenta Água de Coco

Quinta (16/05/2019)
17h30 – Senac-RJ apresenta ESC
18h30 – Vitor Cunha + Saldanha
19h – Senac-CE apresenta Cariri Visceral + Bruno Olly
19h30 – Sinditêxtil apresenta Jangadeiro Têxtil
20h – David Lee
20h30 – Rendá, por Camila Arraes
21h – Wagner Kallieno

Sexta (17/05/2018)
17h30 – Senac-RJ apresenta Marju
18h30 – Concurso dos Novos (Ateneu, Fanor, Sta. Marcelina, UNAMA)
19h – Jeferson Ribeiro
19h30 – SindiRoupas apresenta Matias
20h – Melk Z-Da
20h30 – Sebrae apresenta Rota Jeri + Lindebergue Fernandes
21h – Kallil Nepomuceno

Sábado (18/05/2019)
17h30 – Parko
18h30 – Concurso dos Novos (Unifor, UTFPR, UFPI, Veiga de Almeida)
19h – Baba
19h30 – D’Aura
20h – Ronaldo Silvestre
20h30 – Flee
21h – Silvânia de Deus

Serviço:
DFB Festival 2019
15 a 18 de maio
Aterro da Praia de Iracema
Entrada gratuita
Classificação indicativa: 12 anos

Colaborou Danillo Costa

SOBRE O AUTOR
Ilca Maria Estevão

Bacharel em psicologia pela Universidade Georgetown, em Washington D.C. (EUA). É apaixonada por moda e acompanha toda movimentação no universo fashion.

Últimas notícias