metropoles.com

Procuradores ocuparam as três últimas vagas reservadas a advogados em tribunais do DF

Nesta semana, foram nomeados como juízes do TRE-DF os procuradores Renato Gustavo Alves Coelho e Renato Guanabara Leal de Araújo

atualizado

Compartilhar notícia

TRE/Divulgação
TRE-DF
1 de 1 TRE-DF - Foto: TRE/Divulgação

Com a nomeação de Renato Gustavo Alves Coelho para o cargo de juiz do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (3/9), as duas vagas abertas para advogados na Corte (foto em destaque) foram ocupadas por procuradores do Distrito Federal. A outra ficou com Renato Guanabara Leal de Araújo.

Os nomes foram escolhidos pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), a partir de lista tríplice elaborada pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

Em 2019, outra vaga reservada a advogados pelo quinto constitucional em tribunais do DF passou a ser ocupada por um integrante da Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF). Robson Vieira Teixeira de Freitas foi escolhido pela classe em processo de consulta direta conduzida pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal (OAB-DF) para o posto de desembargador do TJDFT. O nome dele também foi oficializado por Bolsonaro a partir de lista tríplice.

Assim, as três vagas mais recentes destinadas à advocacia foram ocupadas por procuradores da PGDF, o que gerou incômodo nas demais carreiras. “É um desprestígio para os advogados privados”, protestou o advogado Leonardo Loiola. Ele é autor de uma ação popular que questiona o processo que levou Robson Vieira Teixeira de Freitas ao cargo de desembargador do TJDFT, em 2019.

0

 

“A OAB-DF limitou a participação na votação de advogados que estivessem com a anuidade paga, mas não estabeleceu prazo para que os débitos fossem quitados. Assim, mais de duas mil pessoas não puderam participar da eleição”, observou Loiola.

A OAB-DF informou que “Robson Vieira Teixeira de Freitas foi indicado em lista sêxtupla, após processo democrático que teve ampla participação de advogadas e de advogados; cumprindo-se todas as regras para tanto e com a devida publicidade dos atos no Diário Eletrônico da OAB e nos canais próprios oficiais de comunicação da Seccional”.

Sobre as nomeações de Renato Gustavo Alves Coelho e Renato Guanabara Leal de Araújo, a OAB-DF destacou que as “vagas do TRE para juristas são de escolha do tribunal, sem qualquer participação da OAB no processo de escolha”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?