OAB-DF lança Portal da Transparência com informações sobre gastos

Advogados e interessados poderão ter acesso aos dados da entidade, a partir das 19h desta terça-feira (22/10/2019)

Igo Estrela/MetrópolesIgo Estrela/Metrópoles

atualizado 22/10/2019 18:12

A Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF) inaugura, nesta terça-feira (22/10/2019), o Portal da Transparência. A partir das 19h, todos os advogados inscritos na entidade vão poder checar como e em quais áreas os recursos arrecadados com as anuidades estão sendo investidos.

A ferramenta é demanda antiga da categoria, que questionava a destinação das verbas, como explicou o presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva. “Ouvimos muitas reclamações de as informações serem mantidas em caixa-preta. Somos uma instituição que está vigilante e cobrando transparência de órgãos públicos e, apesar de não ser um, temos que mostrar exemplo dentro de casa. Os advogados são quem aplicam o dinheiro e precisam ter a prestação das contas”, defendeu.

A implementação do sistema era promessa de campanha da atual gestão, em consonância com o Provimento 185 do Conselho Federal. Neste documento, a representação nacional traçou diretrizes de gestão a serem seguidas por cada seccional, de forma a unificar os procedimentos. A transparência é um dos pontos de destaque e há direcionamentos de como e quais tipos de informações devem estar disponíveis, mas não se estipulam datas.

“Somos uma das primeiras seccionais a fornecer o portal. Isso era visto como prioridade pela gestão”, afirmou Lins.

O presidente da OAB-DF acrescentou que outro esforço recente tem sido a digitalização de todos os processos e documentos. “A casa já estava em fase de digitalização, só que hoje o processo está muito mais avançado, com forte investimento em tecnologia da informação”, disse.

Recentemente, foi instituído o Comitê OAB Digital. O objetivo é oferecer digitalmente todos os procedimentos da ordem, como a emissão de nada-consta, por exemplo. O processo de digitalização também ajuda na maior disponibilização de documentos antigos no portal, que será atualizado constantemente, de acordo com a demanda.

Além dos advogados, qualquer cidadão terá acesso às informações relativas a cada contrato, com detalhamento do que é, a necessidade, o valor, como é feito o pagamento, além das receitas e despesas gerais. Antes, o site já disponibilizava um balanço trimestral, mas sem essas especificidades.

SOBRE OS AUTORES
Lilian Tahan

Dirige desde setembro de 2015 o site de notícias Metrópoles. É formada em comunicação social pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em jornalismo digital e gestão de empresa de comunicação pela ISE Business School, instituição vinculada à Universidade de Navarra, na Espanha. Antes do Metrópoles, trabalhou por 12 anos no Correio Braziliense e dois anos na revista Veja Brasília. Ao longo da carreira, conquistou prestigiados prêmios de jornalismo, como Esso, Embratel, CNT, CNI, AMB, MPT, Engenho.

Bruna Lima

Formada em comunicação social pela Universidade de Brasília (UnB), com intercâmbio de acordo bilateral junto à Université Cergy-Pontoise, na França. Está no Metrópoles desde 2019. Antes, trabalhou no Correio Braziliense, na TV Brasília, Bandnews FM e TV Senado. Possui também experiência em assessoria de imprensa pela Assessoria Internacional do GDF. Cobre os bastidores da política local e colabora com a editoria de Cidades.

Últimas notícias