Ibaneis Rocha: “Não vamos mais receber nenhum doente do Entorno”

Segundo o governador, o GDF está disposto a fazer ações para ajudar as cidades do Entorno a tratarem seus doentes em Goiás e não no DF

atualizado 14/05/2020 11:33

Governador do DF, Ibaneis Rocha JP RODRIGUES/ESPECIAL PARA O METRÓPOLES

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), vai publicar decreto, nesta quinta-feira (14/05), proibindo que pacientes de Covid-19 vindos de cidades do Entorno sejam recebidos pelos hospitais do DF e se tratem na capital federal.

“Estou absolutamente disposto a ajudar as cidades do Entorno com recursos e estrutura, mas estes pacientes devem ser tratados em suas cidades, ou na capital deles, que é Goiânia, e não Brasília. Temos os nossos doentes para cuidar e, para isso, estamos preparados”, disse Ibaneis Rocha à coluna Grande Angular.

Segundo o governador, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem procurado, insistentemente, estabelecer um contato com Goiás, no sentido de promover ações que possam ajudar as cidades do Entorno a cuidar de seus pacientes. Mas esta iniciativa não tem dado certo.

“O secretário de Saúde deles sequer nos respondeu. É uma pena, porque temos os recursos e as condições para poder ajudar de forma rápida, mas desde que se tratem por lá. Não vamos mais receber paciente de Goiás”, afirmou.

O governador cita, por exemplo, que, no caso de Valparaíso (GO), o GDF tem ajudado no combate à dengue, fornecendo fumacê na cidade. “Estou disposto a apoiar por lá, para cuidar lá. Mas não posso colocar em risco toda a estrutura que montamos aqui para atender nossa população, que já é numerosa. Nós temos os nossos doentes, eles têm os deles. Cada um cuida dos seus”.

Diante da dificuldade em acertar uma política conjunta com o Governo de Goiás, Ibaneis disse que sua equipe foi orientada a procurar os prefeitos das cidades vizinhas e oferecer apoio diretamente aos municípios.

O Entorno do DF é formado por 33 cidades, sendo 29 de Goiás e quatro, de Minas Gerais.

Últimas notícias