GDF nomeia 82 peritos criminais para os quadros da Polícia Civil

A lista dos novos servidores foi divulgada em edição extra do Diário Oficial do DF desta sexta-feira (30/08/02019)

Rafaela Felicciano/MetrópolesRafaela Felicciano/Metrópoles

atualizado 31/08/2019 9:39

O Governo do Distrito Federal nomeou 82 aprovados no concurso público da Polícia Civil para o cargo de perito criminal. Os nomes dos novos servidores foram publicados em edição extra do Diário Oficial do DF desta sexta-feira (30/08/2019).

O certame refere-se ao Edital nº 01, de março de 2016, que previa 20 vagas efetivas e 80 de cadastro reserva. Porém, logo após o resultado das provas objetiva, de redação e de capacidade física, o concurso foi questionado.

Em maio de 2017, o Tribunal de Contas do DF (TCDF) levantou suspeita sobre a eliminação de candidatos posicionados além do número de vagas devido à prova de títulos. Isso os impediu de passar para a fase do curso de formação profissional.

A prova de títulos, segundo o edital, tem caráter apenas classificatório, não eliminatório. Porém, a PCDF impetrou mandado de segurança e conseguiu liminar para dar continuidade ao certame. Houve a aplicação da prova de aprendizagem, homologação do concurso e nomeação dos servidores, em dezembro de 2017.

Em 2018, o Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), no entanto, julgou o mérito da questão e cassou a liminar, declarando a nulidade de todos os atos anteriores.

A decisão colegiada foi encaminhada ao TCDF para que a Corte de Contas se posicionasse acerca da melhor forma de conduzir a situação.

Em 23 de agosto de 2019, o diretor-geral da Polícia Civil, Robson Cândido da Silva, cumpriu decisão do Conselho Especial do TJDFT e da Corte de Contas a fim de homologar o concurso e dar provimento de vagas e formação de cadastro reserva.

Quinze peritos já haviam sido nomeados após prestarem esse certame. Ou seja, o número de novos servidores chega a quase 100.

Veja a edição extra do DODF:

Governo nomeia 82 servidores para a Polícia Civil by Metropoles on Scribd

SOBRE OS AUTORES
Lilian Tahan

Dirige desde setembro de 2015 o site de notícias Metrópoles. É formada em comunicação social pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em jornalismo digital e gestão de empresa de comunicação pela ISE Business School, instituição vinculada à Universidade de Navarra, na Espanha. Antes do Metrópoles, trabalhou por 12 anos no Correio Braziliense e dois anos na revista Veja Brasília. Ao longo da carreira, conquistou prestigiados prêmios de jornalismo, como Esso, Embratel, CNT, CNI, AMB, MPT, Engenho.

Manoela Alcântara

Formada em jornalismo pelo Icesp. Trabalhou na Voz do Brasil, no Jornal de Brasília e no Correio Braziliense. Ganhadora de dois prêmios Sebrae de Jornalismo Econômico, uma das vencedoras do 1º Prêmio Polícia Federal de Jornalismo, jornalista destaque da Universidade de Brasília (UnB) por três vezes consecutivas. Repórter de Política local do Metrópoles desde 2015.

Últimas notícias