metropoles.com

GDF inclui pessoas de 79 anos no grupo de vacinação prioritária contra Covid-19

A Secretaria de Saúde previa, inicialmente, incluir os cidadãos com 75 anos ou mais na imunização, porém, recebeu menos doses que o previsto

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
Vigilante vacinado
1 de 1 Vigilante vacinado - Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

A vacinação contra Covid-19 no Distrito Federal foi ampliada para pessoas com 79 anos ou mais. Antes, a imunização era restrita para idosos a partir de 80 anos e outros grupos prioritários, como profissionais da saúde.

Segundo a pasta, é esperado, já a partir desta terça-feira (9/2), que 6.170 cidadãos com mais de 79 anos recebam a vacina. A decisão de incluir mais brasilienses no plano de imunização ocorreu nesta segunda-feira (8/2), durante reunião do Comitê de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 do DF.

O secretário adjunto de Assistência à Saúde, Petrus Sanchez, disse que o colegiado decidiu sobre a necessidade de ampliar a faixa de idosos a serem vacinados “uma vez que esse público tem uma probabilidade maior de ser acometido pela forma mais grave da doença, além da taxa de óbitos ser mais elevada”.

A Secretaria de Saúde informou que serão reabertos dois pontos de vacinação drive-thru: no estacionamento 13 do Parque da Cidade e no Shopping Iguatemi. O órgão disse que 30 unidades básicas de saúde (UBS) oferecem o serviço, junto à policlínica do Lago Sul e às quadras poliesportivas do Paranoá e Itapoã. O drive-thru da Unieuro continua em funcionamento.

A vacinação por drive-thru funciona das 9h às 17h. As demais salas de vacina ficam abertas das 8h às 17h.

Inicialmente, a Secretaria de Saúde previa ampliar o plano para pessoas com 75 anos ou mais. Porém, como recebeu menos doses da Coronavac que o previsto, não será possível atender a essa população.

O Ministério da Saúde enviou 37,4 mil doses do imunizante, mas a pasta local esperava receber 60 mil.

Do início da vacinação, em 19 de janeiro, até as 19h desta segunda-feira, 101.133 pessoas foram vacinadas com a primeira dose das vacinas Coronavac e Covishield. A aplicação da segunda dose começou nesta segunda e 466 brasiliense foram imunizados.

Prioridade

Até esta segunda-feira, estavam no grupo prioritário: idosos com 80 anos ou mais; todos os servidores da ativa na rede pública de saúde; profissionais dos hospitais privados; idosos a partir de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e pessoas com deficiência que moram em unidades de acolhimento e os cuidadores que atuam nesses locais.

Também são contempladas pessoas que vivem em terras indígenas, pacientes internados em home care, pacientes acompanhados pelo Núcleo Regional de Atendimento Domiciliar, trabalhadores dos serviços de Atenção Pré-Hospitalar (APH) e resgatistas do Corpo de Bombeiros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações