metropoles.com

Defensoria Pública recomenda entrega de água para moradores de rua no DF

O órgão expediu orientações para a Secretaria de Desenvolvimento Social atender à população em situação de rua durante a onda de calor

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
DF tem dia mais seco e quente do ano. Defesa Civil e Inmet emitem alerta à população calor seca
1 de 1 DF tem dia mais seco e quente do ano. Defesa Civil e Inmet emitem alerta à população calor seca - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Após o alerta de risco de morte por causa das altas temperaturas, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) recomendou, nessa terça-feira (6/10), que a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) articule a organização e a distribuição urgente de água potável para a população em situação de rua no prazo de 24 horas.

Quatro defensores do Núcleo de Assistência Jurídica de Defesa dos Direitos Humanos da DPDF recomendaram que a pasta instale, no Setor Comercial Sul (SCS) e em Taguatinga Centro, estruturas provisórias dotadas de equipamento climatizador evaporativo industrial.

O órgão também quer que a Sedes empregue esforços para distribuir alimentação fresca em lugares “com notória circulação de pessoas deste grupo vulnerável”, fora dos locais de referência de assistência social, e criar pontos para bebedouros nas regiões do DF.

A orientação é que o trabalho para distribuição de água e instalação de bebedouros seja feito em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb).

O Distrito Federal e outras localidades do Centro-Oeste enfrentam forte calor. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta, que vale até as 23h59 desta sexta-feira (9/10), de “grande perigo” para os moradores dessa região.

Segundo o Inmet, com a onda de calor forte, cresce o risco de morte por hipertermia, que é a elevação e manutenção das temperaturas do corpo a patamares que podem comprometer ou colapsar o metabolismo.

No domingo (4/10), os termômetros registraram 36,7º C. E a previsão para os próximos dias não é otimista: a temperatura pode ficar 5ºC acima da média.

Vida

A DPDF assinalou ter plena ciência de que existe fornecimento de água potável e de alimentos nos pontos de assistência social destinados às pessoas em situação de rua, o Centro POP. O problema, contudo, é que esse grupo precisa andar distâncias consideráveis a pé, “sob forte exposição solar, sem qualquer tipo de proteção”.

Segundo o órgão, é necessária a adoção das recomendações e orientações para garantir dignidade, saúde e vida.

“Nessa esteira, diante do aviso de risco de morte (hipertermia) decorrente da onda de calor que está afligindo a Região Centro-Oeste do país, mostra-se desarrazoado e desumano obrigar o mencionado grupo a buscar os centros de acolhimento para a satisfação de direito tão basilar como o acesso a água”, assinalou a DPDF.

Confira, na íntegra, a recomendação:

Defensoria Pública do DF re… by Metropoles

O que dizem

A Caesb informou à coluna que “não trabalha com bebedouros públicos”. Após a publicação desta matéria, a Sedes enviou uma nota na qual disse que foi notificada, no início da tarde desta quarta-feira (7/10), sobre a recomendação da Defensoria Pública do DF.

De acordo com a pasta, são oferecidas refeições gratuitas nos 14 restaurantes comunitários do Distrito Federal, além de café da manhã e almoço nos Centros POP do Plano Piloto (903 Sul) e de Taguatinga.

“Nos dois alojamentos provisórios, instalados em razão da pandemia da Covid-19, são servidas as três refeições: café, almoço e jantar. Com relação ao fornecimento de água, em todas as 69 unidades socioassistenciais são disponibilizados bebedouros com água potável para a população”, afirmou.

0

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?