Academias, bares, restaurantes e escolas continuam fechados no DF

Decreto do GDF ainda mantém suspensas as visitações a museus, zoológico e parques ecológicos. Missas e cultos só dentro dos carros

Mesas em área externa de bar da Asa SulHugo Barreto/Metrópoles

atualizado 23/05/2020 11:19

O Governo do Distrito Federal manterá fechados bares, restaurantes, academias, parques ecológicos, entre outros lugares que podem provocar aglomerações. O Executivo elaborou o Decreto nº 40.817, que permite abertura dos shoppings centers, mas mantém fechados uma diversidade de estabelecimentos para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Apesar de lei do governo federal dizer o contrário, no DF, as academias não poderão abrir. Ficam suspensas, ainda, as visitações a museus, zoológico, parques ecológicos, recreativos, urbanos, vivenciais e outros.

Com constantes reclamações de demissões no setor, o retorno de bares, restaurantes, quiosques, food trucks e trailers de venda de refeições ainda não foi autorizado. Eles permanecem fechados, sem data para reabertura.

Feiras

As feiras populares também ficam com as atividades paradas. Podem abrir as permanentes e as feiras exclusivas de produtos orgânicos, somente para a comercialização exclusiva de gêneros alimentícios, seja para consumo humano ou animal, sendo vedado o funcionamento de restaurantes e praças de alimentação, o consumo de produtos no local e a disponibilização de mesas e cadeiras aos frequentadores.

Educação

Também ficam suspensas, as atividades educacionais presenciais em todas as escolas, universidades e faculdades, das redes de ensino pública e privada na capital. As unidades escolares da rede privada poderão adotar a antecipação do recesso ou férias escolares, a critério de cada unidade.

Salões de beleza

Segue proibido o funcionamento de salões de beleza, barbearias, esmalterias e centros estéticos.

Cultura

O governador Ibaneis Rocha (MDB) mantém interrompidas as atividades coletivas de cinema e teatro, exceto as do cine drive-in, desde que as pessoas permaneçam dentro de seus carros, vedada a comercialização de produtos e mantida a distância mínima de dois metros entre veículos. Boates e casas noturnas permanecem fechadas.

 

0
Religião

A realização de cultos, missas e rituais de qualquer credo ou religião também permanece interrompida. Só é permitida a atividade se as pessoas estiverem em seus carros, contando que fiquem a 2 metros de distância cada.

Veja decreto completo:

Decreto do GDF by Metropoles on Scribd

Últimas notícias