metropoles.com

Com depressão, padre se afasta para tratamento e comove fiéis

Jovem e carismático, o frei Fabrício Nogueira reunia multidões no Santuário Francisco de Assis, na Asa Norte

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ Facebook
frei
1 de 1 frei - Foto: Reprodução/ Facebook

A saída repentina de um pároco mexeu com a rotina de uma das maiores comunidades católicas da capital do país. Jovem e carismático, o frei Fabrício Nogueira reunia multidões nas missas do Santuário Francisco de Assis, na 915 Norte. A razão do afastamento, comunicado há cerca de duas semanas, seria problemas de saúde.

Transmitidas ao vivo pela internet, as homilias do religioso, cheias de humor e conectadas com o dia a dia dos fiéis, faziam sucesso dentro e fora do santuário. Os vídeos das pregações eram disponibilizados em um canal no YouTube. A página conta com mais de 570 inscritos. Na paróquia, as missas celebradas pelo pároco eram disputadas. Muitos chegavam horas antes para garantir um lugar na celebração.

Constantemente comparado a padres nacionalmente famosos, como Marcelo Rossi e Fábio de Melo, o frei Fabrício enfrenta a mesma doença de seus antecessores mais conhecidos: a depressão.

Comovidos com o desligamento do religioso, fiéis organizaram um abaixo-assinado “em reconhecimento ao trabalho realizado”. Destinado à Arquidiocese de Brasília, o documento conta com mais de 300 assinaturas.

No texto, disponível na internet, os fiéis elogiam o trabalho de frei Fabrício. Citam, por exemplo, a modernização da paróquia, com a instalação de equipamentos de som e iluminação, e ações sociais promovidas durante o período em que o religioso esteve à frente do Santuário Francisco de Assis.

No Facebook, foi criada, em 30 de maio, a página Amamos Frei Fabrício. O espaço reúne depoimentos de fiéis sobre o religioso e pede orações para a pronta recuperação dos problemas de saúde dele. Apesar de ter sido inaugurado há apenas uma semana, o espaço já reúne mais de 500 pessoas.

Confira alguns dos depoimentos postados pelos fiéis:

0

Além das reações lamentando o afastamento, surgiram rapidamente cobranças dos seguidores quanto à falta de informações sobre o assunto e especulações sobre a razão do desligamento de frei Fabrício. Os rumores, que circulam em grupos de WhatsApp de fiéis, citam perseguição dentro e fora da paróquia e desavenças decorrentes da fama do pároco.

Procurada pela Grande Angular, a direção do Santuário Francisco de Assis afirmou que tais reações são iniciativas exclusivas dos fiéis e não contam com a participação institucional da paróquia. Sobre as razões do afastamento, foi reiterado que o frei Fabrício, em acordo com os demais membros, decidiu se afastar por causa da depressão. Destinatária do abaixo-assinado, a Arquidiocese de Brasília não quis comentar o assunto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?