metropoles.com

O que podemos esperar da Copa do Mundo Feminina de Futebol?

O torneio terá seu jogo inaugural no dia 7 de junho. Confira algumas curiosidades do campeonato

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Scotland v Brazil – Women’s International Friendly
1 de 1 Scotland v Brazil – Women’s International Friendly - Foto: Getty Images

Uma Copa Feminina como você nunca viu! Aliás, você já viu alguma? O presidente da Fifa, Gianni Infantino, disse que este torneio será espetacular e mudará a visão das pessoas sobre o futebol feminino. Tomara! Pela primeira vez, a rede Globo fará a transmissão do evento.

E o Brasil? Será campeão do mundo?

Apesar de a seleção comandada por Vadão carregar uma série de nove derrotas consecutivas na preparação para a Copa e desagradar um pouco, o Brasil pode sim ser campeão. Afinal, isso é futebol e não matemática!

Habemus MARTA e cia.
Sim, Marta, maior atleta de futebol de todos os tempos, é do Brasil! Ela também é a maior artilheira da história das Copas. Esperamos o que dela? Um show com a bola nos pés. O Brasil ainda conta com a jogadora mais experiente de copas, Formiga (Utilidade pública: o nome da Formiga, é Miraildes, mas pode chamar de ForMiTO). Com esta, serão sete carregadas nas costas. Recorde a ser batido, inclusive pelos homens.

E como futebol não se joga sozinha, temos Andressa, Tamires, Bárbara, Aline, Letícia, Fabiana, Camilinha, Erika, kathellen, Mônica, Tayla, Andressinha, Thaísa, Bia, Cristiane, Raquel, Debinha, Geyse e Ludmila.

Se a seleção for eliminada, o Brasil pode ir para a final?
Calma aí, deu tilt aqui, mas é verdade. O Brasil pode sim fazer a final, mas na arbitragem. O trio feminino será comandado pela árbitra Edina Batista e pelas auxiliares Neuza Inez Back e Tatiane Sacilotti. Elas estão arrebentando no apito e daqui a pouco aparecerão na série A do Brasileiro.

Uma estrela a menos
Ada Hegerbeg, atual tetracampeã da Champions League Feminina pela Lyon e maior artilheira da história do torneio, não participará da Copa. Qual o motivo? Protesto! Isso mesmo. Ela não admite que as seleções masculina e feminina sejam tratadas de formas distintas. Tanto é que o time norueguês igualou os salários, mas isso não foi o suficiente. Para ela, ainda falta profissionalismo, preparação e ação no futebol feminino. Isso que eu chamo de guerreira.

Curiosidade financeira
Você sabia que o salário do Messi é 325 vezes mais do que o da jogadora mais bem paga no mundo, Ada Hegerbeg? A Marta, mesmo sendo a atual melhor do mundo, tem apenas o quarto maior salário entre as mulheres. Choquei!

Tem álbum delas
Sim! A Panini lançou o álbum oficial da Copa do Mundo Feminina. Vamos correr atrás das figurinhas?

A Copa será a celebração da conquista feminina no futebol. De mulheres que, no passado, foram proibidas de jogar, sofreram e sofrem com o preconceito. Mulheres que lutam pelo sonho de fazer aquilo que amam. Essa Copa eu quero ver! E você?

Compartilhar notícia